terça-feira, 2 de dezembro de 2008

"O Compromisso"

Muitas coisas têm acontecido nos últimos dias que têm me deixado pensativa e um pouco aflita a respeito do que vemos hoje em nosso mundo.

No último fim de semana, estive participando do Seminário Veredas Antigas – Básico I. Quantas coisas maravilhosas o Senhor fez! Deus abriu verdadeiramente meus olhos para inúmeras coisas nas quais eu jamais havia pensado, e hoje eu posso enxergar a realidade espiritual de nossas vidas de uma forma totalmente diferente. Hoje olho pra realidade de tantas coisas horríveis que acontecem no mundo e posso ver as conseqüências de uma sociedade que deturpou e abandonou os caminhos do Senhor, que plantou sementes de maldição e tem colhido seus frutos cada dia mais.

Pra completar, ontem eu e minha família recebemos a notícia de que uma moça de 22 anos, que eu e meus irmãos conhecemos criança junto com a sua família, se suicidou com um tiro na cabeça. Que coisa horrível!!! Não tenho como descrever o que senti e ainda sinto todas as vezes que penso na vida dessa moça. Ouvi dizer que ela escreveu no blog dela um dia antes da sua morte, pedindo desculpas por não ter sido um elo forte nesse mundo, mas que ela precisava encontrar paz. Meu Deus! Ela era uma moça tão bonita, jovem, cursava jornalismo na mesma faculdade que eu, tinha amigos... mas não tinha Paz! Essa é o segundo caso de suicídio de jovens de 20 e poucos anos que escuto (somente dentro da minha casa) nas últimas 3 semanas. Isso é terrível!!!! Quantas pessoas, filhos e filhas preciosos de Deus, vidas com as quais o Senhor sonhou antes mesmo de existirem, para as quais Ele tinha tantos planos lindos, têm morrido sem tomar conhecimento desse Amor tão tremendo! Isso tem acabado com meu coração!

E o Senhor tem me mostrado o quanto Ele deseja restaurar suas Veredas, seus Caminhos de benção para a nossa geração e as gerações futuras! As promessas dEle continuam as mesmas, as bênçãos continuam as mesmas, nós precisamos simplesmente aprender a dizer não pro padrão desse mundo, pras mentiras que o inimigo tem nos convencido a viver sem questionar, e voltar a viver de acordo com a vontade de nosso Soberano Pai! O Amor de Deus é tão simples! É sem preço, é de graça, é nosso direito... Ele nos escolheu para sermos feitos SEUS FILHOS, mesmo sem que mereçamos absolutamente nada dessa dádiva. Por que viver sem ela?

E uma das áreas que creio que Deus tem desejado restaurar, de forma especial na nossa geração de 20 e poucos anos, é a área da pureza de relacionamentos. Essa área que tem destruído tantas coisas em tantas pessoas! Mas eu creio, posso ouvir o chamado de Deus para os jovens de nossa geração, para que recebamos nossa pureza de volta, e voltemos a construir casamentos abençoados, famílias abençoadas e futuras gerações abençoadas!

Então resolvi publicar aqui algo que marcou muito meu coração. É um texto de um site americano que se chama “Purity People” (o qual já está em meus favoritos. Quem curtir inglês, não deixe de visitar!), um site de pessoas que acreditam nesse chamado de pureza de Deus e tem se comprometido com ele. O texto fala sobre “O Compromisso” que o Senhor tem colocado no coração da nossa geração. Pedi autorização pra proprietária do site pra traduzi-lo e publicá-lo aqui, porque muito mais jovens em nosso Brasil precisam conhecer essa verdade e se apaixonar por ela. Bom, essa é a primeira tradução que faço de um texto em inglês, então espero que consiga expressar o sentido real do texto. Fiz o meu melhor!
Obs: Tem dois livros da Bíblia que estão em inglês, marcados de vermelho, porque ainda não consegui descobrir a que livros eles correspondem no português, mas vou me empenhar pra descobrir e, assim que conseguir coloco aqui.


:::::::::O COMPROMISSO ( “The Commitment”):::::::::::::

1) CORAÇÃO: Esperando pelo Romance no Tempo de Deus

- Provérbios 4. 23: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes de vida”.

- I Coríntios 7. 32-35: “O que eu realmente quero é que estejais livres de preocupações. Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor; mas o que casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa, e assim está dividido. Também a mulher, tanto a viúva como a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa, assim no corpo como no espírito; a que se casou, porém, se preocupa com as coisas do mundo, de como agradar seu marido. Digo isso em favor dos vossos próprios interesses; não que eu pretenda enredar-vos, mas somente para o que é decoroso e vos facilite o consagrar-vos, desimpedidamente, ao Senhor”.

Nós temos escolhido guardar nossos corações para nossos futuros cônjuges. Estamos esperando no tempo de Deus pelo romance, comprometidos em servir a Deus enquanto esse tempo não chega. Isso significa que não estamos procurando alguém, de forma romântica, no momento, mas, em vez disso, estamos cultivando amizades com nossos irmãos e irmãs em Cristo. Nós acreditamos que, se Deus quer que nós tenhamos um cônjuge um dia, Ele fará disso algo puro e cristalino, quando o tempo tiver chegado para nos relacionarmos com esta pessoa, através da oração, do aconselhamento e da Sua Palavra. Ao invés de nos ocuparmos com relacionamentos frívolos, nós estamos esperando pela pessoa certa para ter um relacionamento sério, compromissado e visando o casamento. Fazemos isso porque sabemos que somente Deus sabe com quem nós casaremos um dia (Jeremias 29: 11-13), entendemos que todas as melhores dádivas vêm dEle (“James 1:17”), e acreditamos que Ele preparará todos os detalhes (“Psalm 138:8”) do Seu jeito e de uma forma especial para cada um de nós. Nesse período particular de nossas vidas, como solteiros, estamos focados em nos tornarmos um Príncipe e Princesa, ao invés de procurarmos por ele ou ela.


2) MENTE: Substituindo Pensamentos Sensuais por Pensamentos Dignos

- Filipenses 4.8: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.

Nós acreditamos que, aos olhos de Deus, a pureza da mente é tão importante quanto a pureza do corpo. Dessa forma, nós tentamos guardar nossas mentes de coisas que possam manchar nossa pureza mental, sendo cuidadosos sobre o que pensamos, que filmes assistimos, como olhamos para pessoas do sexo oposto, etc., lutando para substituir pensamentos sensuais pelos bons pensamentos.

3) CORPO

a) Abstinência:

- Efésios 5.3: “Mas entre vós não deve haver nem mesmo uma insinuação de imoralidade sexual, ou qualquer tipo de impureza, ou de cobiça, pois isto é impróprio para os santos de Deus”.

Nós estamos comprometidos a viver com pureza, guardando o sexo para o casamento, e nos certificando de que “nem mesmo uma insinuação” de imoralidade sexual haja entre nós. Não é uma questão de “Até onde posso ir e continuar sendo tecnicamente virgem?”, mas “Quão próximo eu posso chegar do nível de absoluta pureza de Deus?”. Nós podemos ou não ser virgens atualmente, mas todos nós firmamos o compromisso de preservar o sexo para o casamento daqui pra frente, compreendendo que Deus nos oferece perdão pleno pelos erros do passado se nós simplesmente o pedirmos (I João 1:9).

b) Modéstia (Garotas):

- I Timóteo 2. 9-10: “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje decente, com pudor e modéstia... como é próprio às mulheres que professam servir a Deus, com boas obras”.

Nós decidimos nos vestir modestamente porque compreendemos que isso afeta a forma como representamos a Cristo e os pensamentos dos rapazes a nosso respeito. É possível se vestir elegantemente e com modéstia, apesar disto ser difícil algumas vezes. Nós não achamos que modéstia significa que você tem que usar vestidos abaixo do tornozelo ou gola em cima do pescoço – você PODE ser elegante – mas, como cristãs, é importante sermos muito cuidadosas para nos certificarmos que nossas roupas não levarão nossos irmãos em Cristo ao tropeço.

7 comentários:

Aline Ramos disse...

Pessoal, como me comprometi, consegui descobrir os livros brasileiros que correspondem aos marcados na postagem - James e Psalm (aliás, agradeço ao Leandro pela ajuda!)... James corresponde ao nosso Tiago, enquanto Psalm corresponde ao livro de Salmos!
Paz e bênçãos aos que visitam o blog! ;)

Leandro disse...

Oi, Aline!! Puxa o meu coração ficou muito feliz ao ver que você expressou interesse no Purity People e pelo veredas que você fez! Graças a Deus que você fez e que você venha a ser uma restauradora de brechas da nossa geração! Amém!

Um assunto que chama muito a minha atenção para, principalmente, as JOVENS BRASILEIRAS, é a modéstia. Acho que esse assunto é completamente ignorado ou negligenciado aqui no nosso país. Lamento pelo padrão de vestimentas que 99,9% das minhas irmãs em Cristo utilizam. Elas se vestem de qualquer forma, menos modestamente. De vez em quando vestem modestamente, mas isso não faz parte do seu estilo de vida, e portanto, não ocasiona mudança no coração. Por causa disso, eu estou traduzindo todo a "Pesquisa de modéstia" do site The Rebelution. http://www.therebelution.com/modestysurvey/

A maioria das moças do Purity People que eu mantenho contato, inclusive, amam esses assuntos porque elas já entenderam a importância.

Ahh... por que você não se cadastra lá no PP e participa do fórum também? Você seria a segunda pessoa cadastrada do Brasil :)

Muitas bênçãos!
Leandro.

Aline Ramos disse...

Oi Leandro!!
Eu também tenho ficado a cada dia mais feliz por tudo que o Senhor tem me ensinado e trazido à minha vida nos últimos meses! É maravilhoso ver quantos sonhos lindos Deus tem pra nossa geração, sonhos de Santidade e Pureza! Creio que nosso Pai tem chamado nossa geração pra ser, verdadeiramente, "Sacerdócio SANTO", e tem levantado, em todos os lugares, homens e mulheres que lutem por isso e levem essa bandeira!

Quanto ao PP, que benção de Deus!! Eu tentei fazer meu cadastro, mas acabei esquecendo de especificar detalhadamente a parte do "Commitment", escrevi algo mais generalizado, então acabou não sendo aprovado. Eu vou refazer essa parte pra enviar de novo, mas ainda não consegui, tô meio sem tempo... Mas estarei lá sim, pra glória do Senhor!
Quem sabe não conseguimos fazer um "PP" pros nossos jovens brasileiros tbm?? Nossa nação tem necessitado imensamente disso!!

Glória a Deus por vc ser um guerreiro nessa batalha do nosso Amado Noivo tbm!!! \o/ Vamos mostrar pra nossa geração quão incrível é viver a Santidade de Deus!

Anônimo disse...

Amiga, amei esse post, confesso a você que reamente falou comigo em vários aspectos! E creio que somos capazes de sonhar esses sonhos de santidade que o Senhor tanto tem mostrado!
Creio que quanto mais nos envolvemso com o maor de Cristo, mas Ele nos torna forte!
Amo vc...
beijos


Dani

Leandro disse...

Muito interessante a sua idéia de um PP brasileiro. O que mais vc tem em mente sobre isso?

Aline Ramos disse...

Leandro, enviei um e-mail pra você falando sobre a idéia do PP brasileiro...
Um grande abraço! Fica na Paz do Senhor!

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.