quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Nossa vida cristã...

Uma reflexão no livro de Tiago...

A FÉ SEM OBRAS É MORTA

“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (1. 22)
“Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã. A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo” (1.26-27)
“Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?” (2. 10)
“Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta” (2.17)
Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem” (2.19)
“Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou” (2.21-22)
“Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não somente por fé” (2.24)
“Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta” (2.26)

AS OBRAS DA NOSSA FÉ

“Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo” (3.2)
“A língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?” (3.8-11)

“Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras” (3.13)
“A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento” (3.17)

“Não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (4.4)

.........................................................................................................................................................................

Chega de insistirmos em ser “amigos” do mundo, em fazer concessões a ele, em servir a dois senhores ao mesmo tempo. A Palavra de Deus constantemente nos afirma que não é possível agradar a Deus dessa forma!
Chega de insistirmos em sermos os novos fariseus, que buscavam a Deus com suas bocas, mas mantinham seus corações longe da vontade do Senhor; que faziam infinitas obras maravilhosas aos olhos dos homens, mas suas motivações em nada agradavam ao Senhor.
Chega de insistirmos em dizer que “Acreditamos em Deus e em Jesus”! Que há de glorioso nisso? Até mesmo os demônios conhecem o poderio de Deus, até mesmo os demônios reconhecem que Jesus é o Filho de Deus, o Messias, Aquele que é capaz de destruí-los com uma só palavra de sua boca! Como podemos achar que somos pessoas “diferentes” apenas por declarar que acreditamos que “Deus é Deus”?
Nossa fé precisa ultrapassar o limite das palavras e alcançar o agir, as obras, com as verdadeiras motivações, em espírito e em verdade! Não “religiosidade”, não “ativismo”, não o “muito fazer” dentro de nossas igrejas, em ministérios, aparecendo aos olhos dos homens e recebendo o seu reconhecimento. Mas nas pequenas coisas, aquelas invisíveis aos olhos humanos, aqueles momentos em que nossos irmãos em Cristo não nos vêem e não nos julgam: aquilo que nós PENSAMOS, aquilo que nós SENTIMOS, aquilo que nós FALAMOS, aquilo que nós transmitimos com nossa simples presença.
Em que temos sido diferentes dos incrédulos, daqueles que ainda não conheceram a Verdade do Senhor, daqueles que ainda não nasceram de novo? EM QUE? Temos falado de forma diferente? Temos tido pensamentos e sentimentos diferentes? Temos tido pureza em nossas ações e motivações? Temos sido SANTOS, como NOSSO DEUS é Santo?
Exagero? Exagero é o que este mundo tem feito com as vidas dos Filhos de Deus! Matado, destruído, criado pessoas solitárias, sem identidade, que nunca se acham amadas, sem sonhos, inseguras, infelizes, insatisfeitas, estressadas, cheias de amargura, rancor, inveja, orgulho... Nós não fomos criados pra viver dessa forma! Jesus morreu para que tenhamos vida em ABUNDÂNCIA! Mas nós temos aceitado como NORMAL o padrão do mundo, enquanto achamos EXAGERADO o padrão de Deus!

Onde está a nossa FÉ?
.......................................................................................................................................................................

“Senhor, ensina-me, dia após dia, a ser Fiel a Você nas mínimas coisas, em meus pensamentos, em meus desejos, sentimentos, palavras, atitudes... Ensina-me a ser como Você é, Jesus!”


Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação (I Pedro 1.14-17)

2 comentários:

Leandro disse...

Essa passagem de I Pedro é incrível. Ela nos diz para nós, de maneira alguma, sejamos aquilo que nós éramos antes de aceitar Jesus: mero pecadores sem chances de vitória. Agora, a Bíblia nos diz que é para nós elevarmos os nossos padrões até as alturas porque Deus é santo dentro de nós. Não precisamos mais nos identificar como sendo fracos e/ou incapazes de sermos exatamente como Jesus é. Deus nos diz que nós podemos ser perfeitamente aquilo que Jesus é, porque Ele, em forma de Espírito, já faz parte do nosso ser dentro de nós! Aleluia!

Aline Ramos disse...

Amém, Leandro!!!
Algo que o inimigo tem roubado descaradamente de nossa geração tem sido a nossa IDENTIDADE EM DEUS!!! É incrível como deixamos que isso seja levado embora de nossas vidas com facilidade! E isso é tão poderoso que o diabo sabe a diferença que isso pode gerar: porque, quando sabemos quem somos EM DEUS, nAquele que nos criou e nos amou desde o principio, naquele que nos Chamou e Escolheu, então não temos porque temer a nada e podemos crer que absolutamente tudo é possível ao nosso Senhor! Inclusive, sermos SANTOS, como Ele o é!
Deus quer restaurar a identidade da nossa geração: sua identidade de SANTA E PURA, pra honra e glória dEle!!!
Deus o abençoe abundantemente!!