sexta-feira, 23 de abril de 2010

O Ministério da Noite

Não tenho como expressar o quanto esse texto falou ao meu coração. Como a Noite parece extremamente escura às vezes. Ainda que escutemos, em todas as partes, que "Deus quer que Seus filhos sejam 'felizes'", a verdade é que passamos sim, tantas e tantas vezes por Noites bastante escuras. Mas precisamos delas. Ainda que elas doam, que sejam difíceis, que nelas derramemos nossas lágrimas e que pareça que elas não vão terminar, nós precisamos delas. E, ainda vivendo-as, podemos glorificar a Deus, o autor do Dia e também da Noite, porque podemos crer na esperança da Manhã que está por vir, e de tudo o que ela trará. É nesta esperança que vivemos e atravessamos as nossas Noites. Que elas sejam verdadeiramente Ministérios em nossas vidas.

................................................................................................


“O Ministério da noite


Se Deus separou o para ser objeto de Sua graça, você pode esperar que Ele o honre com uma disciplina mais rigorosa e com sofrimento maior do que a disciplina e o sofrimento que os menos favorecidos são chamados a suportar.

E justo aqui me permitam antecipar a objeção que com certeza alguém fará: “Deus não tem pessoas "especiais" entre os seus filhos”. Bom, as Sagradas Escrituras e a história da fé cristã concordam em demonstrar que tem. Uma estrela é diferente em glória da outra, como também entre os santos na terra, bem como entre os glorificados no céu.

Sem dúvida, as diferenças existem; mas se são por causa da determinação de Deus ou por Sua presciência do grau de receptividade que Ele vai encontrar entre Seus filhos, não estou preparado para dizer com certeza, embora eu fortemente me incline à última idéia.

Se Deus se dispõe a fazer de você um cristão incomum, o provável é que ele não seja tão gentil como normalmente Ele é descrito pelos mestres populares.

O escultor não usa um estojo de manicuro para transformar um mármore bruto em algo belo. A serra, o martelo e o cinzel são ferramentas cruéis, mas sem eles a pedra bruta continuará para sempre sem forma e beleza.

Para fazer a Sua suprema obra da graça dentro de você, Ele vai tirar tudo o que seu coração mais ama.

Tudo aquilo em que você confia irá embora de você. Cinzas amontoadas vão ocupar o lugar onde seus mais preciosos tesouros costumavam estar.

Isso não é para ensinar algo do tipo: “O poder santificador da pobreza”. Se ser pobre tornasse os homens santos, todo o vagabundo estendido em um banco de praça seria um santo.

Mas Deus conhece o segredo de retirar as coisas de nossos corações mesmo enquanto elas ainda permanecem diante de nós. O que Ele faz é limitar o nosso prazer nelas.

Ele permite que as tenhamos, mas nos faz psicologicamente incapazes de deixar que nossos corações sejam atraídos por elas. Assim, elas são úteis, sem serem prejudiciais.

Isso tudo Deus vai realizar à custa dos prazeres comuns que até aquele dia davam sustentação à sua vida e a mantinham animada. Agora, sob o tratamento cuidadoso do Espírito Santo sua vida pode se tornar seca, sem sabor e até certo ponto, um fardo para você. Enquanto estiver nesse estado, você sobreviverá por uma espécie de cega vontade de viver, não encontrará nada do encanto interior que antes desfrutava. Nesse período, o sorriso de Deus vai ser retirado, ou pelo menos estará oculto aos teus olhos. Então você aprenderá o que é fé; descobrirá que o caminho é difícil, mas que é o único caminho aberto para você; verá que a verdadeira fé está na vontade, que a alegria indescritível de que o apóstolo fala não é propriamente a fé, mas um fruto da fé que amadurece lentamente; e aprenderá que as alegrias espirituais do presente podem ir e vir como se dá, sem que isso altere o seu nível espiritual ou sem que afete de qualquer forma a sua posição como um verdadeiro filho do Pai Celestial. E também aprenderá, provavelmente para seu espanto, que é possível viver com consciência tranqüila diante de Deus e dos homens, e ainda assim não sentir nenhuma "paz e alegria" que são tão faladas por cristãos imaturos.

Por quanto tempo você vai continuar nessa noite da alma, dependerá de vários fatores, alguns dos quais você poderá identificar mais tarde, enquanto que outros permanecerão com Deus, completamente escondidos de você.

As palavras, "Teu é o dia, tua também é a noite” (Sl.74:16), agora serão interpretadas pra você pelo o melhor de todos professores, o Espírito Santo; e você vai saber por experiência própria que coisa abençoada é o ministério da noite.

Mas há limite para a capacidade humana de viver sem alegria. Até Cristo só pôde suportar a cruz “em troca da alegria que lhe estava proposta” (Hb. 12:2). O aço mais forte se quebra, se for mantido muito tempo sob tensão. Deus sabe exatamente quanta pressão cada um de nós pode aguentar. Ele sabe por quanto tempo podemos suportar a noite; assim, Ele dá alívio para a alma, primeiro pelo brilho de boas-vindas da estrela da manhã e, em seguida, através da luz plena que prenuncia a manhã. Lentamente, você vai descobrir o amor de Deus em seu sofrimento. Seu coração vai começar a aprovar a coisa toda.

Você aprenderá de si mesmo que todas as escolas do mundo não poderiam ensinar-lhe - a ação curativa da fé, sem estar baseada no prazer. Você perceberá e compreenderá o ministério da noite – o seu poder de purificar, liberar, humilhar, destruir o medo da morte e, o que é mais importante para você no momento, o seu poder de destruir O MEDO DA VIDA. E você aprenderá que às vezes a dor pode fazer o que até mesmo a alegria não pode, como tornar manifesta a vaidade das futilidades da terra, e encher o seu coração de anseio pela paz do céu.

O que eu escrevo aqui, de nenhuma maneira é original. Cada geração de cristãos, que fazem perguntas e buscam as respostas em Deus, descobre isso de novo. É quase um clichê da vida mais profunda.

No entanto, isso precisa ser dito a esta geração de crentes, muitas vezes e com ênfase, pois o “cristianismo da moda” de nossos dias não ensina nada tão grave e tão difícil como isso. Ao que parece, a busca do cristão moderno é de a paz mental e alegria espiritual, com um bom grau de prosperidade material dando uma prova externa da aprovação divina.

Contudo, alguns entenderão isso, ainda que seja relativamente pequeno o número deles, e eles constituirão o sólido núcleo de santos praticantes tão seriamente necessários nesta grave hora, para que o cristianismo do Novo Testamento sobreviva até à próxima geração.


[AW Tozer, trecho do livro “Esse cristão incrível” ]


Postado por João Vítor em: Crescendo e Compreendendo 

5 comentários:

Anônimo disse...

Belissimo texto! Devemos glorificar a Deus pelas noites... pois é nela que seu poder se aperfeiçoa e aprendemos a crescer em Cristo!

Agata Larsen disse...

Já passei por muitas noites!
A noite é conhecida pela escuridão. E de facto, quando passamos pelo ministério da noite, não conseguimos vislumbrar nem ter esperança no amanhecer. Mas nessas noites escuras e sem estrelas, quando adormecemos nos braços do Pai, a manhã chega e com ela a esperança renovada! Agora eu sei que a noite nunca será para sempre noite! A noite é um preparo de aperfeiçoamento para viver manhãs gloriosas com o Pai! :)

Eros Raphaell disse...

Glorifico a Deus pelas noites.

Elas nos trazem um aprendizado incrível.

As noites nos tornam mais maduros espiritualmente. Mais curados. Sem meninices ou argumentos almáticos.

As noites nos mostram que estamos no caminho certo.

Sempre digo aos discípulos. Glorifiquem a Deus pelos momentos difíceis, desagradáveis, pois eles mostram que vocês estão no caminho certo.

Esses momentos nos fazem crescer. Nos preparam para a manhã.

E toda noite termina em dia. Se transforma em dia. É o prelúdio do dia.

Glória a Deus pelas noites.

GRUPO TESHUVÁ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
IGREJA BATISTA NACIONAL EBENÉZER - GOIANÉSIA disse...

É o melhor texto do Tozer. Há mais de vinte anos tento entendê-lo de forma plena em minha vida... não tem uma semana que não o leio e penso sobre ele.