segunda-feira, 5 de abril de 2010

Quer ser rico?

"Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me. Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo. E Jesus, vendo-o assim triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Porque é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus." (Lucas 18:22-25)

"Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente. Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele; e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras. Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio." (Lucas 16:19-23)

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Os fariseus, que eram avarentos, ouviam tudo isto e o ridicularizavam. Mas Jesus lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece o vosso coração; pois aquilo que é elevado entre os homens é abominação diante de Deus." (Lucas 16:13-15)

"Então, (Jesus) lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhes disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus." (Lucas 12:15-21)

"A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes." (Lucas 12:22-23)

"Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome, porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." (Lucas 12:33-34)

"Se alguém vem a mim, e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo." (Lucas 14:27)

"Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo." (Lucas 14:33)

"E disse Pedro: Eis que nós deixamos nossa casa e te seguimos. Respondeu-lhes Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou mulher, ou irmãos, ou pais, ou filhos, por causa do reino de Deus, que não receba, no presente, muitas vezes mais e, no mundo por vir, a vida eterna." (Lucas 18:29-30)

"Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma, te deixarei, nunca jamais te abandonarei." (Hebreus 13:5)

"Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão." (Hebreus 11:24-26)

"Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável." (Hebreus 10:34)

"Ouvi, meus amados irmãos:  Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?" (Tiago 2:5)

"Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado." (Lucas 10:21)

"Todo o que se exalta será humilhado, mas o que se humilha será exaltado." (Lucas 18:14)

"Tendo Jesus convocado os doze [...] disse-lhes: Nada leveis para o caminho: nem bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem deveis ter duas túnicas." (Lucas 9:1-3)

"Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir. E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide! Eis que eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias..." (Lucas 10:1-4)

"Mas ai de vós, os ricos! Porque tendes a vossa consolação. Ai de vós, os que estais agora fartos! Porque vireis a ter fome. Ai de vós, os que agora rides! Porque haveis de lamentar e chorar. Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas." (Lucas 6:24-26)

.....................................................................

Depois de tantos exemplos...

Você tem certeza que quer ser rico?

"Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração..."


8 comentários:

Agata Larsen disse...

Ao ler cada versículo, entendo o que queres transmitir ao abordá-los. Podemos ver vários exemplos na Bíblia de pessoas que colocaram o dinheiro e outros bens materiais acima de Deus (preferindo seguir a Mamom, o deus do dinheiro) e acabaram por perder a própria alma. Acredito que isso aconteceu por avareza dos seus corações, por amor ao dinheiro!!

No entanto, também vemos muitas personagens bíblicas a quem Deus abençoou com prosperidade, como por exemplo: Abraão, Salomão e Jó. Grande homens de Deus, que apesar de prósperos, jamais deixaram que isso afectasse a sua comunhão com o Altíssimo.

Quando penso em amor ao dinheiro, lembro-me do versículo: "O amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males" - 1 Timóteo 6:10

"O AMOR ao dinheiro" e não o "dinheiro". Acredito que o dinheiro não é por si mesmo a raiz do mal, mas sim o amor que muitos têm ao dinheiro e às riquezas. Assim como a Bíblia nos mostra, também acredito que existem actualmente cristãos prósperos financeiramente, mas que herdarão o Reino de Deus, pois apesar de serem ricos, não colocam o dinheiro acima de Deus e das pessoas, sabendo geri-lo também para serviço ao próximo.

Beijinhos.

Anônimo disse...

Vamos nos enriquecer da palavra de Cristo!
http://gutoejosibrich.blogspot.com/

Leandro disse...

Concordo em grau e gênero com a Adoradora :) O dinheiro por si só é neutro. Servir Mamom é o problema.

Aline Ramos disse...

Hey pessoal!! Então, meu questionamento com todos esses versículos é: "Por que as pessoas, hoje em dia, querem tanto ser ricas?"; "Por que as igrejas, hoje em dia, falam tanto sobre dinheiro e PROSPERIDADE?"; "Por que temos sido ensinados a querer, juntar tantos tesouros aqui nessa terra, se a Bíblia NUNCA nos ensina a desejar isso, mas é tão enfática quando diz que é loucura juntar tesouros aqui?". Enfim.

AO lermos todos os versículos que a Bíblia fala sobre pessoas RICAS, a grande maioria deles fala coisas ruins, fala sobre a dificuldade dos ricos entrarem no Reino de Deus e sobre o risco dessas pessoas perderem os verdadeiros tesouros, não é verdade? No geral, os versículos que falam de pessoas ricas na Bíblia, não são BONS versículos! Mas, ainda assim, as pessoas hoje em dia querem (grande maioria delas) ser ricas.

Então, minha parada aqui é: por que as pessoas QUEREM ser ricas? Será que não se está perdendo o foco, passando a gostar demais desse mundo e dos tesouros que ele tem pra nos oferecer? Sei lá, mas, lendo tudo que foi escrito sobre pessoas ricas, deveríamos, no mínimo, temer o QUERER ser ricos, porque não são boas as coisas que estão escritas lá!

Concordo com vocês que não é o dinheiro em si que é ruim. O dinheiro pode e deve ser muito usado para o Reino! Msa a questão não é essa, a questão é: você QUER ser rico? Esse é um desejo do seu coração, da sua vida? Quando vemos os exemplos de Abraão, Jó, e Salomão, a Bíblia nunca relatou que eles DESEJARAM ser ricos. Salomão é um grande exemplo, ele poderia ter pedido riquezas, mas pediu Sabedoria, e por isso Deus lhe deu as riquezas. No entanto, muitos cristãos hoje tem pedido insistentemente RIQUEZAS, e a verdade é que esse tipo de desejo não é Bíblico! Especialmente no Novo Testamento, ao observarmos a vida da Igreja Primitiva, dos Apóstolos, Discípulos, Mártires, eles eram muito claros ao dizerem que não se importavam com os tesouros deste mundo, porque sabiam que seu galardão não era daqui - esperavam, desejavam, queriam um tesouro incorruptível!

De verdade? Eu não quero ser rica! Não mesmo. Esse nunca foi um sonho meu! Aliás, sempre disse que não iria querer mesmo me tornar uma pessoa rica! Se Deus quiser me dar dinheiro, Amém! Mas não vai ser pra me tornar uma pessoa rica, porque não vai ser um dinheiro pra mim - e eu espero mesmo que Ele cumpra isso na minha vida.

Então, POR QUE TANTOS CRISTÃOS HOJE QUEREM TANTO SER RICOS?

Leandro disse...

Entendi sua colocação. Jesus entendeu que o coração de muitas pessoas está no dinheiro e por isso condenou os ricos contemporâneos dEle. Todavia, eu posso ser rico e meu coração não estar nas riquezas.

Na verdade, não quero falar sobre a motivação das demais pessoas pois é algo desnecessário. Falando de mim mesmo, eu creio que Deus quer me fazer uma pessoa próspera financeiramente também (rica), não porque eu quero, mas porque Deus quer que eu gerencie Seus recursos para aplicar no que quer que Ele queira que eu aplique. Na verdade, a minha própria motivação de querer multiplicar bens, riquezas e dinheiro é justamente para poder investir no Reino e para ser uma pessoa generosa, e ajudar mais pessoas com os recursos que Deus me der.

Se a pessoa tiver essa motivação em seu coração, significa que Mamom não está influenciando o coração dessa pessoa. Caso contrário, Mamom está influenciando essa pessoa a amar o dinheiro acima de Deus, e isso é o que na minha opinião Jesus está condenando e tanto o Novo Testamento quanto a Tanach (Antigo testamento) condenam também em diâmetro e profundidade.

Resumindo: Deus quer nos prover abundantemente, pois seremos representantes oficiais de Deus dessa abundância para sermos generosos no dar, todavia precisamos antes ter essa "visão" para só assim termos a "pró-visão" divina.

Agata Larsen disse...

Amigos, estes dois pontos de vista são validos! Aline concordo contigo sobre o foco que temos que ter: Yeshua, esse sim deve ser o nosso foco.

Em relação ao tema da prosperidade, qual é a motivação de tantas pregações sobre este assunto? Claramente, nunca se falou tanto de prosperidade material como nos temos actuais (será devido à crise instalada na nossa sociedade?) Seja como for, a "crise" não deve ser o factor que nos levará a buscar a prosperidade financeira. Eu pessoalmente, prefiro ouvir uma pregação sobre a essência de Cristo do que sobre prosperidade económica. E é óbvio que quando este tipo de pregações começa a substituir o tema central do cristianismo, algo está errado.

Percebo a tua questão: "Porque tantos cristãos querem tanto ser ricos?". A minha questão é: Qual é a nossa motivação como cristãos, de queremos tanto ser ricos? Bem, eu não conheço as motivações dos corações, mas a verdadeira motivação deveria ser contribuir para o sustento da obra de Deus. Deveria ser o de dar, sem esperar receber em troca. Eu creio, que a nossa motivação deverá ser essa. Eu não quero ser uma bilionária, não preciso. Mas caso Deus permita, quero ser uma pessoa próspera q.b para poder dar um maior contributo financeiro para o sustento da obra missionária. Se eu não tiver condições, poderei ajudar com o pouco que tenho, mas se tiver melhores condições, sei que mais pessoas serão abençoadas através da prosperidade nesta área da minha vida.

Agora se a minha motivação é ser rica para exclusivo proveito próprio, então, o "EU" (os meus desejos egoístas) vai acusar-me naquele Dia.

Quero ser uma pessoa confiável. Quero que Deus confie em mim para auxiliar o Se Reino com recursos materiais. Que toda a honra e glória seja para Ele, somente a Ele seja dada a glória!

Aline Ramos disse...

Acho que entendemos, então! :D
Tô contigo, Ágata! Também não tenho planos de ser rica, e não curto nem um pouco essas pregações modernas de um evangelho falso que dizem que Deus quer que todo mundo seja milionário! Isso não é verdade! Em nenhum lugar a Bíblia diz isso! Já cheguei a ouvir o absurdo de um líder dizendo num culto que aquele seria o povo mais próspero do mundo e que ali estavam os mais jovens milionários do mundo! E encerrou a pregação perguntando: Onde estão os mais novos milionários dessa terra?!?!?! E, é claro, todo mundo disse um "AMÉM! EU RECEBOOO" bem alto com um grande pulo e uma salva de palmas!!! Isso é um absurdo!! É estimular as pessoas a desejarem o que este mundo tem pra oferecer, e não os tesouros eternos oferecidos por Jesus! Aposto se a pergunta fosse: "Onde estão os mais jovens MISSIONÁRIOS desta terra, que vão deixar suas casas, terras, faculdades, trabalhos e salários mensais pra levar o evangelho aos mais desconhecidos cantos desse mundo?", se a resposta seria tão enfática e vibrante assim! É isso o que devemos questionar seriamente em nossos dias! Você está querendo GUARDAR a sua vida ou PERDÊ-LA?

Eu realmente gostaria de poder ter bastante dinheiro para investir no Reino, mas sei que, muito mais do que dinheiro, o que eu devo investir no Reino é a MINHA VIDA. Ela é o que o Senhor espera de mim! O restante, vem como extra, e que tudo seja pra glória do Único que é Digno: Jesus!

Agata Larsen disse...

É verdade Aline!