sexta-feira, 23 de abril de 2010

O Ministério da Noite

Não tenho como expressar o quanto esse texto falou ao meu coração. Como a Noite parece extremamente escura às vezes. Ainda que escutemos, em todas as partes, que "Deus quer que Seus filhos sejam 'felizes'", a verdade é que passamos sim, tantas e tantas vezes por Noites bastante escuras. Mas precisamos delas. Ainda que elas doam, que sejam difíceis, que nelas derramemos nossas lágrimas e que pareça que elas não vão terminar, nós precisamos delas. E, ainda vivendo-as, podemos glorificar a Deus, o autor do Dia e também da Noite, porque podemos crer na esperança da Manhã que está por vir, e de tudo o que ela trará. É nesta esperança que vivemos e atravessamos as nossas Noites. Que elas sejam verdadeiramente Ministérios em nossas vidas.

................................................................................................


“O Ministério da noite


Se Deus separou o para ser objeto de Sua graça, você pode esperar que Ele o honre com uma disciplina mais rigorosa e com sofrimento maior do que a disciplina e o sofrimento que os menos favorecidos são chamados a suportar.

E justo aqui me permitam antecipar a objeção que com certeza alguém fará: “Deus não tem pessoas "especiais" entre os seus filhos”. Bom, as Sagradas Escrituras e a história da fé cristã concordam em demonstrar que tem. Uma estrela é diferente em glória da outra, como também entre os santos na terra, bem como entre os glorificados no céu.

Sem dúvida, as diferenças existem; mas se são por causa da determinação de Deus ou por Sua presciência do grau de receptividade que Ele vai encontrar entre Seus filhos, não estou preparado para dizer com certeza, embora eu fortemente me incline à última idéia.

Se Deus se dispõe a fazer de você um cristão incomum, o provável é que ele não seja tão gentil como normalmente Ele é descrito pelos mestres populares.

O escultor não usa um estojo de manicuro para transformar um mármore bruto em algo belo. A serra, o martelo e o cinzel são ferramentas cruéis, mas sem eles a pedra bruta continuará para sempre sem forma e beleza.

Para fazer a Sua suprema obra da graça dentro de você, Ele vai tirar tudo o que seu coração mais ama.

Tudo aquilo em que você confia irá embora de você. Cinzas amontoadas vão ocupar o lugar onde seus mais preciosos tesouros costumavam estar.

Isso não é para ensinar algo do tipo: “O poder santificador da pobreza”. Se ser pobre tornasse os homens santos, todo o vagabundo estendido em um banco de praça seria um santo.

Mas Deus conhece o segredo de retirar as coisas de nossos corações mesmo enquanto elas ainda permanecem diante de nós. O que Ele faz é limitar o nosso prazer nelas.

Ele permite que as tenhamos, mas nos faz psicologicamente incapazes de deixar que nossos corações sejam atraídos por elas. Assim, elas são úteis, sem serem prejudiciais.

Isso tudo Deus vai realizar à custa dos prazeres comuns que até aquele dia davam sustentação à sua vida e a mantinham animada. Agora, sob o tratamento cuidadoso do Espírito Santo sua vida pode se tornar seca, sem sabor e até certo ponto, um fardo para você. Enquanto estiver nesse estado, você sobreviverá por uma espécie de cega vontade de viver, não encontrará nada do encanto interior que antes desfrutava. Nesse período, o sorriso de Deus vai ser retirado, ou pelo menos estará oculto aos teus olhos. Então você aprenderá o que é fé; descobrirá que o caminho é difícil, mas que é o único caminho aberto para você; verá que a verdadeira fé está na vontade, que a alegria indescritível de que o apóstolo fala não é propriamente a fé, mas um fruto da fé que amadurece lentamente; e aprenderá que as alegrias espirituais do presente podem ir e vir como se dá, sem que isso altere o seu nível espiritual ou sem que afete de qualquer forma a sua posição como um verdadeiro filho do Pai Celestial. E também aprenderá, provavelmente para seu espanto, que é possível viver com consciência tranqüila diante de Deus e dos homens, e ainda assim não sentir nenhuma "paz e alegria" que são tão faladas por cristãos imaturos.

Por quanto tempo você vai continuar nessa noite da alma, dependerá de vários fatores, alguns dos quais você poderá identificar mais tarde, enquanto que outros permanecerão com Deus, completamente escondidos de você.

As palavras, "Teu é o dia, tua também é a noite” (Sl.74:16), agora serão interpretadas pra você pelo o melhor de todos professores, o Espírito Santo; e você vai saber por experiência própria que coisa abençoada é o ministério da noite.

Mas há limite para a capacidade humana de viver sem alegria. Até Cristo só pôde suportar a cruz “em troca da alegria que lhe estava proposta” (Hb. 12:2). O aço mais forte se quebra, se for mantido muito tempo sob tensão. Deus sabe exatamente quanta pressão cada um de nós pode aguentar. Ele sabe por quanto tempo podemos suportar a noite; assim, Ele dá alívio para a alma, primeiro pelo brilho de boas-vindas da estrela da manhã e, em seguida, através da luz plena que prenuncia a manhã. Lentamente, você vai descobrir o amor de Deus em seu sofrimento. Seu coração vai começar a aprovar a coisa toda.

Você aprenderá de si mesmo que todas as escolas do mundo não poderiam ensinar-lhe - a ação curativa da fé, sem estar baseada no prazer. Você perceberá e compreenderá o ministério da noite – o seu poder de purificar, liberar, humilhar, destruir o medo da morte e, o que é mais importante para você no momento, o seu poder de destruir O MEDO DA VIDA. E você aprenderá que às vezes a dor pode fazer o que até mesmo a alegria não pode, como tornar manifesta a vaidade das futilidades da terra, e encher o seu coração de anseio pela paz do céu.

O que eu escrevo aqui, de nenhuma maneira é original. Cada geração de cristãos, que fazem perguntas e buscam as respostas em Deus, descobre isso de novo. É quase um clichê da vida mais profunda.

No entanto, isso precisa ser dito a esta geração de crentes, muitas vezes e com ênfase, pois o “cristianismo da moda” de nossos dias não ensina nada tão grave e tão difícil como isso. Ao que parece, a busca do cristão moderno é de a paz mental e alegria espiritual, com um bom grau de prosperidade material dando uma prova externa da aprovação divina.

Contudo, alguns entenderão isso, ainda que seja relativamente pequeno o número deles, e eles constituirão o sólido núcleo de santos praticantes tão seriamente necessários nesta grave hora, para que o cristianismo do Novo Testamento sobreviva até à próxima geração.


[AW Tozer, trecho do livro “Esse cristão incrível” ]


Postado por João Vítor em: Crescendo e Compreendendo 

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Por um amor radical - [Seu amor demonstra sua Salvação?]

Texto retirado da revista Seu Mundo, ano IV, Número 15, da Editora Mundo Cristão - 2009.

.......................................................................

POR UM AMOR RADICAL

*por Samuel Coto

Se você pensar bem, vai perceber que é loucura. É loucura que o Deus do universo - o criador do nitrogênio e das árvores, da galáxia e do mi menor - nos ame de um jeito radical e incondicional. E como reagimos? Vamos à igreja, cantamos louvores e tentamos não falar palavrão. Achamos que isso basta. Podemos não perceber, mas há algo errado.

As Escrituras mostram que o nosso Deus nos chama para um relacionamento de amor profundo com Ele. Mas nós não entendemos e facilmente nos tornamos indiferentes. O que Deus tem por nós é um amor, um louco amor e, por isso, devemos não só agir, mas sentir no fundo do nosso ser algo que reflete a imensidão desse sentimento.

Francis Chan, pastor titular da igreja Cornerstone em Simi Valley, Califórnia (EUA), alerta que já é hora de abandonar por completo o relacionamento morno que temos com Deus. Em Louco Amor, que tem lançamento previsto pela Mundo Cristão para março, Chan diz que apenas experimentando e nutrindo um relacionamento honesto com Deus podemos dar a necessária chacoalhada em nossa vida e espantar a terrível mornidão que caracteriza nossa atitude diante do Pai.

A seguir, confira uma entrevista exclusiva concedida por Francis Chan à revista Seu Mundo:


Louco amor lida com o modo que nos relacionamos com Deus e como, às vezes, somos muito "mornos" nesse relacionamento. O livro chega até a dizer que freqüentadores da igreja que são mornos não são cristãos - não vamos vê-los no céu. Como você explica isso? Que papel tem a graça nessa afirmação?

Explico isso com o que é dito em Apocalipse 3. Deus disse que vai cuspir o morno de sua boca. O morno ainda precisa ser salvo.
Se sou verdadeiramente salvo, então meus atos vão demonstrar isso. A fé de uma pessoa, através de todo o Novo Testamento, se mostra por seus atos. Os ensinamentos do Novo Testamento são claros, mostrando que quem ama a Deus e não O obedece é um mentiroso, e a verdade não está com ele.
Creio 100% na graça, que eu não mereço nada, mas que sou completamente salvo pela cruz. Pela graça de Deus, cremos que somos salvos. Se alguém tem em si o Espírito Santo, haverá frutos e não uma vida morna.

Por que o título Louco amor?

Como foi dito, Louco amor lida quase que inteiramente com o nosso relacionamento com Deus. Minha vida inteira ouvi pessoas dizerem: "Deus ama você". É uma afirmação completamente insana dizer que o eterno criador do universo está enamorado de você. Há uma reação que deveria acontecer naqueles que crêem, uma louca reação a esse amor. Será que você realmente entende o que Deus fez por você? Se entende, por que sua resposta é tão morna?

Então, como se começa a amar mais a Deus? Amá-lo radicalmente?

A verdade é que eu preciso de Deus para amar mais a Deus. E se preciso Dele para amar mais a Ele, um ser perfeito, então definitivamente preciso da Sua ajuda para amar mais outros seres humanos, cheios de imperfeição. Algo misterioso, sobrenatural, precisa acontecer para que o genuíno amor a Deus cresça em nossos corações: o Espírito Santo precisa se mover em nossa vida.
É um círculo extraordinário: nossas orações por mais amor resultam em amor, o que naturalmente nos faz orar ainda mais, o que resulta em mais amor...

Você acredita que Deus nos chama para viver uma vida radical, louca?

Não é que esse estilo de vida dela parecer loucura para nós. Na verdade, deveria ser a única coisa que faz sentido. Abrir mão de tudo e sacrificar tudo o que podemos por uma vida após a morte é algo lógico. Loucura é viver uma vida segura e empilhar coisas, enquanto se tenta desfrutar o tempo aqui na terra, sabendo que a qualquer fração de segundo Deus poderia tomar sua vida. Para mim, isso é que é loucura, é radical. Os loucos são aqueles que vivem como se Deus não existisse.

.......................................................

SOLI DEO GLORIA!

*Destaques em vermelho feitos por mim.

A DEFORMA Protestante: PASTORA - Alguém pensa algo sobre isso?

Eu AMO ser Mulher e, de verdade, quero muito saber o que Deus intenciona que eu seja e faça através dEle e por Ele aqui na Terra. Quero saber porque estou aqui e qual a minha missão, e até que ponto minha missão, enquanto Mulher, é diferente da missão dos Homens. Tenho entendido de forma muito clara, em todos os estudos que tenho feito sobre os papéis dos Homens e das Mulheres em todos os aspectos da vida que, quando um começa a querer "meter o dedo" no que é do outro, quando um começa a usurpar o papel do outro, as coisas começam a desandar. É o que temos visto tão claramente na nossa sociedade feminista.

É por esse motivo que continuo insistindo neste assunto de "Pastoras". Meu desejo é que possamos refletir sobre qual a função MINISTERIAL, dentro do CORPO DE CRISTO, que Deus intencionou para nós, Mulheres. Confesso que não tem sido fácil pra mim compreender isso, ou a totalidade disso, principalmente porque NINGUÉM trata desse assunto hoje em dia! Confesso que, ao postar sobre esse tema*, eu tinha (ainda tenho) esperanças de que algumas pessoas pudessem se posicionar e pudéssemos, todos juntos, tentar chegar a algum entendimento Bíblico e direcionado pelo Espírito Santo. É o motivo é que eu também tenho muitas dúvidas. Mas quero muito poder esclarecê-las, porque não quero viver aquilo que Deus não criou para que EU vivesse. Não quero usurpar o espaço de ninguém, muito menos viver práticas anti-bíblicas.

Então, mais uma vez, gostaria de convidar a todos, especialmente as Mulheres (mas os Homens também) a refletirmos sobre esse assunto. Peço a Deus que o Espírito Santo dEle que habita em cada um (e uma) de nós possa nos guiar às respostas corretas, abrir nossos olhos e nos dar discernimento e sabedoria pra assumir onde temos errado e onde temos acertado. Espero poder conhecer suas opiniões a esse respeito, de todo o coração. Que possamos juntos encontrar o caminho que Deus criou para que nós trilhássemos e, em tudo, obedecer unicamente a Ele, e glorificá-Lo com toda nossas vidas!

Sei que essa é uma briga que estou comprando e que, talvez, algumas das leitoras do blog (talvez até mesmo homens) possam ficar contrariados ao ler os posicionamentos a esse respeito. Mas, acho que isso é mais do que importante - é necessário! Então, escolho colocar minha mão no fogo a fim de pôr mais lenha nessa fogueira!

Hoje vou postar o texto de um dos pastores que é referência pra mim, um dos únicos no Brasil, o mesmo da mensagem em áudio que deixei no post anterior sobre esse tema - Pr. Jeff Fromholz, líder do Ministério Geração Benjamim, e pastor da Igreja 180°, em Volta Redonda/RJ. Desde já, gostaria de ressaltar que o Pr. Jeff é HOMEM, e que sua abordagem é bem diferente da minha, em meu post "Mulheres no Púlpito". No entanto, ele é o ÚNICO líder que vi, até hoje, abordar esse tema, e agradeço muito a Deus por sua vida, e mais ainda por sua coragem em falar sobre isso. Assim, deixo o texto dele com vocês. Que a Graça de Deus esteja conosco.

*Outra postagem sobre o assunto no meu outro blog: A mulher deve permanecer calada na igreja?

.........................................................................................................

*Imagem original do site Geração Benjamim relacionada ao texto

"A DEFORMA Protestante

Bom, muitas coisas na igreja moderna não estão certas e nós não temos nenhuma obrigação de fingir que estão. O que a igreja é hoje, não é o que deve ser. Não era pra ela ser um clube social, mas sim uma comunidade. Ela deve ser um lugar onde as pessoas podem achar aceitação no meio de uma vida difícil. É onde elas são desafiadas de ser mais do que são e no mesmo tempo quem eles são. É um lugar onde eles podem olhar para a pessoa ao seu lado e falar, “Vamos conseguir”. Isto é uma igreja. Não esse monstro, essa empresa eclesial que tem roubado a identidade do nosso Senhor.

Mas como chegamos aqui? Como nós chegamos ao esse ponto de ver a igreja do Senhor tão desviada dos princípios fundamentais que ela nem parece com igreja mais.

Líderes.

A maioria dos problemas volta para os líderes. E sim, eu culpo os líderes. Deus culpou líderes. Jesus culpou líderes. Então, sim, eu culpo líderes. Eu me culpo.

Se a minha família se perde na estrada é a minha culpa, pois eu estou dirigindo o carro. E se a igreja se perde, o culpado é o cara no volante, o líder. Isso é o óbvio não falado, o elefante branco no meio da sala. Os líderes criando falsas doutrinas não é o único problema. Temos também o povo que segue eles. Um povo que não conhece as Escrituras e engole tudo que saí do púlpito.

A verdade é que o povo parou de pensar. Nós paramos de questionar. Nós começamos aceitar tudo que é falado como se fosse à verdade. Se saí do púlpito, então deve ser a verdade.

• “Se eu coloco meu pedido numa jarra de óleo, vou receber o que eu peço?”
• “Se eu falo com fé, vai acontecer?”
• “Deus vai me dar um dente de ouro?”
• “O Espírito Santo vai me fazer rir enquanto eu vivo pecando?”
• “Se eu dou R$10, Deus vai me dar $1.000?”
• “Se eu não dou 10%, Deus vai me amaldiçoar?”

Podemos gastar o dia inteiro aqui citando invenções de homens, mentiras, que saem dos púlpitos. O triste é que o povo paga para ouvir essas invenções sem bases bíblicas e assim a igreja se encontra num buraco bem fundo. Mas, se o povo conhece a verdade e resiste em não seguir uma mentira, a igreja não caí, pois não há perigo num falso mestre que não é seguido por ninguém. Se ninguém der ouvido a eles, nós evitamos o problema. Por isso nós temos que voltar a Palavra. Sola Escriptura.

Nossa verdade tem que ter a sua fonte na Bíblia e não nos púlpitos. Os púlpitos devem refletir o que lemos e vemos na Palavra de Deus. O problema é que nós temos sido negligentes em estudar a Palavra. Nós temos sido negligentes em cultivar um relacionamento verdadeiro com Deus. E hoje nós nos achamos aqui desesperadamente clamando por mudança, precisando mais do que nunca de uma reforma. Mas, o que faremos? Onde começamos?

Reforma começa conosco. Quer mudar a igreja? Mude você. E depois clame por sua liderança, se você não é o líder, pois as reformas sempre vieram por meio de líderes, pastores, professores, pessoas com uma voz e com certa influência. É muito difícil um leigo mudar uma igreja, ou um sistema religioso, especialmente se os líderes não acham nada de errado.

E hoje nós temos uma geração de Saul’s nos liderando; homens fazendo o que o povo quer, vivendo em prol de agradar o povo em vez de agradar a Deus.

1 Samuel 115.24; Eu pequei! - respondeu Saul. - Desobedeci às ordens de Deus, o SENHOR, e às instruções que você deu. Fiquei com medo do povo e fiz o que eles queriam.

• “Vocês querem entretenimento? Bom então. Vamos comprar o melhor equipamento que podemos: som, luzes, multimídia e pagar os músicos”.

• “Querem ser ricos? Bom então. Vamos criar doutrinas que te convença que Deus quer que você seja rico e te ensinar o que fazer para ser rico”.

• “Mulheres, não querem se submeter aos seus maridos ou a liderança masculina da igreja? Bom então. Vamos inventar cargos para vocês, pastoras, bispas, apóstolas”.

Se quisermos uma reforma, nós temos que orar. E talvez a oração hoje deva ser, “muda ou mata” . “Deus mude os líderes de hoje ou mata eles para que Davi, um homem segundo seu coração possa subir”.

Se o problema começou por meio de homens, também creio que Deus possa trazer a solução por meio de homens. Homens cheios do Espírito Santo e sabedoria. Homens que valorizam a Palavra de Deus e usa ela como a única fonte de verdade e autoridade na vida. Temos que orar por aqueles que ocupam os púlpitos, para que Deus aja no meio deles. Se não acontecer nenhuma reforma no púlpito, não terá nenhuma reforma nos bancos. Se não tem vida no púlpito, não terá vida nos bancos.

Queremos Reforma, mas como isso vai acontecer? Por meio de homens. E aqui nós vamos começar. A igreja brasileira é o que é por causa de quem está ocupando os lugares de líder. Tudo começa ali. As mentiras, as fraudes, as doutrinas e ensinos falsos, todos tem a sua fonte num líder. Então vamos analisar primeiro, o que está errado nos púlpitos hoje??? Por que estamos vivendo uma Deforma Protestante em vez de um Reforma?

Eu sei muito bem da briga que eu vou comprar hoje. Tenho pensado e segurado essa onda por um tempo já. Mas, chegou a hora da gente abordar a verdade e seja que for, vamos seguir ela.

A Reforma vem por meio de homens, não de mulheres. E aqui eu vejo um dos maiores erros na igreja moderna. Nós temos jogado a palavra de Deus fora para poder agradar mulheres que querem algo que não pertence a elas. Poder e autoridade. Me perdoe, mas esse mover de pastoras, bispas, apóstolas ou qualquer outro titulo dado a um homem que a mulher usurpou não é Bíblico! É anti-Bíblico. É um erro, uma heresia. E por favor, antes de me mandar os seus e-mails ou comentários sobre tal pastora sua que é uma benção, escute e pense bem, pois é uma heresia que está defendendo. Eu não estou falando que as mulheres não têm a capacidade de ensinar ou não tem idéias boas. Eu estou simplesmente argumentando o lado Bíblico, o lado estabelecido por Deus em relação de quem Deus ordenou para liderar a sua igreja. Então, por favor, seja paciente comigo enquanto eu tento apresentar o meu argumento em favor de uma reforma verdadeira na igreja brasileira.

Vamos primeiro considerar a Bíblia. Em dois lugares achamos uma lista de quem pode ser um pastor/ bispo/ líder na igreja:

1 Timóteo 3.12; Porém o líder deve ser um homem que ninguém possa culpar de nada, ter somente uma esposa.

Tito 1.6; Um líder deve viver uma vida da qual ninguém possa o acusar de nada. Deve ser fiel a sua esposa

Bom, eu sou gringo e português não é a minha língua natural, mas até eu consigo entender isso. “O líder deve ser um homem” e ele tem que ser ESPOSO, tendo somente uma esposa ou sendo fiel a sua esposa. Meus amigos, é incrível como nós conseguimos pegar algo tão nítido, tão simples e fazer uma ginástica teológica com ele para fazer o que queremos. As próprias qualificações dadas por Paulo a Timóteo e Tito já acabam com qualquer argumento para mulheres no papel de pastor. Ele tem que ser um homem e fiel a sua esposa. Uma mulher não pode ser um homem, nem um marido. Não é tão difícil entender isso. Mas, o que vemos hoje são mais e mais mulheres tomando algo que não pertence a elas. Nisso podemos agradecer o feminismo ou o próprio pecado que faz a mulher não querer se submeter. Mas, de qualquer jeito, é errado.

Se nós começamos na igreja já quebrando os princípios de quem pode liderar, o que esperamos? Se Deus fala para não colocar uma mulher na posição de líder e nós decidimos que sabemos mais do que Ele e quebramos uma ordem direta Dele, o que esperamos? O milagre é que Deus ainda não fulminou todos nós.

E para ser sincero, até hoje eu não conheci nenhuma pastora em todos os lugares que fui que não me deu desculpas por estar ocupando a posição de pastora. Desculpas que eu não pedi, pois não falei nada. A verdade é que cada uma delas sabem que estão erradas; algo acusa dentro delas e por isso eu sempre ouço, “Estou orando para Deus levantar um homem para liderar”. Como se isso fosse uma desculpa para continuar no erro. “Estou orando para Deus me dar um marido para que eu possa parar de transar com meu namorado”. Não faz muito sentido. E ainda que não me dessem desculpas, se ela tem uma Bíblia e o Espírito Santo na vida dela, ela sabe. Deus não está confuso e a sua Palavra não contraria a Ele mesmo.

O líder deve ser um homem e fiel a sua esposa.

Outra coisa: a palavra “pastor” é masculina. “Pastora” é uma invenção moderna que não existe na bíblia. Pode procurar o tanto que quiser, mas não vai achar a palavra “pastora” em nenhum lugar na Bíblia ou uma mulher exercendo a autoridade de pastor, nem bispo, nem apóstolo. E você não vai achar na Bíblia nenhuma esposa de pastor ganhando um titulo por estar casado com ele. Não existe o titulo de pastora. É ridículo como todo mundo procura títulos hoje. Mas sendo casada com um pastor não faz a mulher pastora assim como uma mulher casada com um professor não recebe o título de professora. Mas no meio de toda essa bagunça, deixe me enfatizar algo, a pergunta não é se uma mulher tem o valor igual ao do homem ou se pode ministrar efetivamente. A pergunta continua sendo, “Para a mulher é permitida exercer a função de pastor?” É bíblico?

Nisso temos três coisas para observar:

 
• Não sabemos de nenhuma pastora na época do Novo Testamento.
• Nenhuma das instruções em relação da ordem na igreja inclui instruções para pastoras.
• Uns dos textos falando de ordem na igreja proíbem mulheres de ocupar aquele lugar.

“Eu não permito que as mulheres ensinem aos homens ou tenham autoridade sobre eles.” (1 Timóteo 2.12).

Paulo não tem uma expectativa que uma mulher não pode ou nem vai ensinar.

Tito 2.3-5; Igualmente, ensine as mulheres mais velhas, a viverem de maneira que honre a Deus. Elas não devem ficar falando mal dos outros, nem serem escravas da bebida, mas ensinem o que é bom, para que as mulheres mais jovens amem seus maridos e seus filhos, e sejam equilibradas, puras, boas donas de casa, fazendo o bem, e sendo submissas aos seus maridos

2 Timóteo 1.5, 3.14-15; Me lembro da sua fé sincera, a mesma fé que esteve primeiramente em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice e tenho certeza que a mesma fé também continua em você.... Mas continue firme no que aprendeu e foi convencido que é verdade, conhecendo quem o ensinou. Você tem sido ensinado nas santas Escrituras desde que era uma criança, e elas podem fazer você sábio para receber a salvação por meio da fé em Cristo Jesus.

O que ele fala de de maneira bem clara e fácil de entender é que a mulher não pode ensinar ou ter autoridade sobre homens. Assim, não pode ter ou trabalhar na posição de pastor, pois isso as colocaria em autoridade sobre homens. De novo, é muito difícil confundir essas palavras. Sim, eu sei, já ouvi, era cultural. Ou assim as pessoas tentam me convencer de por que podemos quebrar uma ordem tão claramente escrita na palavra de Deus. Mas, vamos nessa, vamos matar o gigante de meio metro, jogando uma pedrinha dizendo, “Não é ou era cultural”.

Paulo fala em 1 Timóteo 2.12, “Eu não permito que as mulheres ensinem aos homens ou tenham autoridade sobre eles.” Mas, por quê? Por que era da cultura deles, por que as mulheres gritavam durante os cultos interrompendo, ou talvez por que as mulheres não tinham ido para o seminário? Nenhuma dessas razões tem base na Bíblia. São invenções de homens e mulheres querendo abrir uma porta que Deus mesmo fechou. Onde que a Bíblia fala de cultura em relação de uma mulher liderando na igreja? Onde fala dessa história delas interrompendo as reuniões? Onde fala que era porque elas não eram educadas, pois Paulo não fala nada de estudos e isso teria desqualificado a maioria dos discípulos de Jesus, pois naquela época não tinham nenhum treinamento especial para quem seria líder.

Mas, por que então? Por que as mulheres não podem ser pastor? E Paulo nos responde no próximo versículo.

1 Timóteo 2.13; Pois Deus fez Adão primeiro, e depois ele fez Eva.

Paulo não fala nada de cultura, mas ele cita a ordem da criação; “Pois Deus fez Adão primeiro, e depois ele fez Eva.” Você entendeu? Quem é o líder na igreja é uma questão de ordem, hierarquia, determinado por Deus desde a criação. Deus criou o homem para liderar e a mulher para seguir e ajudar. E assim Paulo continua dando mais razões não culturais.

1 Timóteo 2.14; E não foi Adão que foi enganado pela serpente. A mulher foi enganada e pecado foi o resultado.

Adão foi criado primeiro dando ele primazia na criação, autoridade para reinar e liderar e, ainda mais, não foi ele que foi enganado pela serpente resultando em pecado. Meu amigo, isso não tem nada a ver com cultura, ou ensino, é algo histórico. Algo que desde o princípio, desde a criação existe. O homem é o líder não a mulher. E Deus fez questão quando estava formando a sua igreja primitiva de proibir uma mulher tomar o lugar do homem. “Eu não permito que as mulheres ensinem aos homens ou tenham autoridade sobre eles”.

Isso deve parecer muito louco a uma igreja desviada, mas a palavra não muda e na verdade isso não deve ser algo a discutir. O que eu não entendo é a necessidade de mulheres querendo ser homens ou ocupar o lugar dos homens. Isso começa no lugar do emprego e invade a hierarquia da igreja. As mulheres querem mandar no mundo hoje. Isso é a simples verdade. Mas Deus não as criou para serem as donas da bola, mas companheiras, parceiras dos donos. E, de novo, Paulo tem algo a dizer em vez de deixar o papel da mulher em branco.


1 Timóteo 2.15; Mas as mulheres ao invés de se preocupar com o ensino, devem preocupar com o papel dado por Deus de ser mãe, e se continuarem vivendo em fé, amor, santidade, e sendo modestas, serão salvas.

Na verdade eu acho tudo isso muito triste hoje. As mulheres não querem mais ser mulheres, mas homens, e em vez de mães, patroas. É triste mesmo e quem sofre são as famílias ausentes de pais trabalhando e mulheres trabalhando. Não estou falando que não existem exceções, mas não se devem tornar essas exceções em regras. Na questão de pastora, é um princípio quebrado e não uma questão de exceção. A mulher que toma algo por ela que Deus proíbe não é uma exceção, mas um erro, uma desobediência, e quem sofre é a igreja.

Eu vejo que realmente o papel da mulher hoje na igreja e na família é algo muito desprezado. Ninguém olha com bons olhos para a esposa do pastor servindo em silêncio ou a mãe que opta por viver sem alguns confortos na vida para poder ficar em casa e criar seus filhos. Infelizmente isto é algo banalizado até na própria igreja. É errado de como nós não honramos as mães, as donas de casa. Eu fico triste em pensar como a sociedade sorri delas; eu choro em pensar como a igreja despreza elas. Mas elas estão certas ainda estando na minoria.

Deus criou a mulher perfeitamente para fazer o seu papel de esposa e mãe; de dar suporte, mas de liderar não cabe ao chamado dela. E isso nos leva a perguntar: “E se uma mulher se sente chamada?” Creio mesmo que tem mulheres que sintam chamados a serem pastoras e bispas e apóstolas. E baseado no que eu tenho ouvido sendo pregado nos púlpitos, eu nem duvido que muitas mulheres são mais capazes de ensinar e pregar melhor do que os próprios homens. Mas, essa não é questão. A questão é, “É Bíblico?” E a resposta é NÃO; fim da história. E se uma mulher sente chamada, não é Deus chamando, pois a vocação de pastor é tanto espiritual como Bíblica. O mesmo Espírito que chama também escreveu a Bíblia. E não tem como o Espírito chamar alguém para fazer o que a Bíblia proíbe. O Espírito nunca se contradiz.

Eu entendo bem que essa posição não é muito popular hoje em dia, mas é Bíblico e isso é a única coisa que eu quero saber. E enquanto nós brigamos por direitos que não existem na Bíblia e defendemos práticas anti-Bíblicas encontradas nas nossas igrejas, o fim não pode ser benção. Não tem como semear erro e pensar que vai dar em algo de valor. Não vai.

Se a igreja tem esperança de não ser totalmente abandonada pelo Espírito de Deus que se ofende a cada dia com as estruturas anti-Bíblicas, temos que voltar aos seus princípios e começar na liderança e isso vai incluir tirar aquelas em lugares que não devem estar.

Me fala, o que é pior, ofender pessoas que estão em lugares errados ou ofender Deus que fala que estão em lugares errados deixando elas lá?


Jeff "

 
Fonte: http://www.geracaobenjamim.com/modules/smartsection/item.php?itemid=98


segunda-feira, 12 de abril de 2010

A Superficialidade do Cristianismo Moderno... (A. W. Tozer)

"Cada época tem suas próprias características. Neste exato instante encontramo-nos em um período de grande complexidade religiosa. A simplicidade existente em Cristo raramente se acha entre nós. Em lugar disso, vêem-se apenas programas, métodos, organizações e um mundo de atividades animadas, que ocupam tempo e atenção, mas que jamais podem satisfazer à fome da alma. A superficialidade de nossas experiências íntimas, a forma vazia de nossa adoração, e aquela servil imitação do mundo, que caracterizam nossos métodos promocionais, tudo testifica que nós, em nossos dias, conhecemos a Deus apenas imperfeitamente, e que raramente experimentamos a Sua paz.

Se desejamos encontrar a Deus em meio a todas as exteriorizações religiosas, primeiramente temos que resolver buscá-Lo, e daí por diante prosseguir no caminho da simplicidade. Agora, como sempre o fez, Deus revela-se aos pequeninos e oculta-se daqueles que são sábios e prudentes aos seus próprios olhos. É mister que simplifiquemos nossa maneira de nos aproximar dEle. Urge que fiquemos tão-somente com o que é essencial (e felizmente, bem poucas coisas são essenciais). Devemos deixar de lado todo esforço para impressioná-lO, e ir a Deus com singeleza de coração da criança. Se agirmos dessa forma, Deus nos responderá sem demora.

Não importa o que a Igreja e as outras religiões digam. Na verdade, o que precisamos é de Deus mesmo. O hábito condenável de buscar "a Deus e..." é o que nos impede de encontrar ao Senhor na plenitude de Sua revelação. É no conectivo "e" que reside toda a nossa dificuldade. Se omitíssimos esse "e", em breve acharíamos o Senhor, e nEle encontraríamos aquilo por que intimamente sempre anelamos.

Não precisamos temer que, se visarmos tão-somente a comunhão com Deus, estejamos limitando nossa vida ou inibindo os impulsos naturais do coração. O oposto é que é verdade. Convém-nos perfeitamente fazer de Deus o nosso tudo, concentrando-nos nEle, e sacrificando tudo por causa dEle."


(A.W. Tozer, retirado do livro "O melhor de A. W. Tozer", páginas 15 e 16)

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ouvi dizer...



"Ouvi dizer que tens um coração de Pai
Ouvi dizer que contas meus cabelos um por um
Ouvi dizer que até pardais são importantes aos Teus olhos
Que até te importas com a flor que ninguém viu
Ouvi dizer que o que mais gostas é de ser meu Pai..."

(Ouvi dizer - Pe. Zezinho)

.............................................................................

"Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?" (Mateus 6:26)

"Não se vendem cinco pardais por dois asses? Entretanto, nenhum deles está em esquecimento diante de Deus. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais." (Lucas 12:6)

terça-feira, 6 de abril de 2010

Salmo 103: Louvor à Misericórdia de Deus



"Bendize, ó minha alma, ao SENHOR,
e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome.
Bendize, ó minha alma, ao SENHOR
e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.
Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades;
quem sara todas as tuas enfermidades;
quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia;
quem farta de bens a tua velhice,
de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.
O SENHOR faz justiça e julga a todos os oprimidos.
Manifestou os seus caminhos a Moisés
e os seus feitos aos filhos de Israel.
O SENHOR é misericordioso e compassivo;
longânimo e assaz benigno.
Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira.
Não nos trata segundo os nossos pecados,
nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades.
Pois quanto o céu se alteia acima da terra,
assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.
Quanto dista o Oriente do Ocidente,
assim afasta de nós as nossas transgressões.
Como um pai se compadece de seus filhos,
assim o SENHOR se compadece dos que o temem.
Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.
Quanto ao homem, os seus dias são como a relva;
como a flor do campo, assim ele floresce;
pois, soprando nela o vento, desaparece;
e não conhecerá, daí em diante, o seu lugar.
Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem,
e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos;
para com os que guardam a sua aliança
e para com os que se lembram dos seus preceitos e os cumprem.
Nos céus, estabeleceu o SENHOR o seu trono,
e o seu reino domina sobre tudo.
Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, valorosos em poder,
que executais as suas ordens e lhe obedeceis à palavra.
Bendizei ao SENHOR, todos os seus exércitos,
vós, ministros seus, que fazeis a sua vontade.
Bendizei ao SENHOR, vós, todas as suas obras,
em todos os lugares do seu domínio.
Bendize, ó minha alma, ao SENHOR"

Amém.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Quer ser rico?

"Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me. Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo. E Jesus, vendo-o assim triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Porque é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus." (Lucas 18:22-25)

"Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente. Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele; e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras. Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio." (Lucas 16:19-23)

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Os fariseus, que eram avarentos, ouviam tudo isto e o ridicularizavam. Mas Jesus lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece o vosso coração; pois aquilo que é elevado entre os homens é abominação diante de Deus." (Lucas 16:13-15)

"Então, (Jesus) lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhes disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus." (Lucas 12:15-21)

"A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes." (Lucas 12:22-23)

"Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome, porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." (Lucas 12:33-34)

"Se alguém vem a mim, e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo." (Lucas 14:27)

"Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo." (Lucas 14:33)

"E disse Pedro: Eis que nós deixamos nossa casa e te seguimos. Respondeu-lhes Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou mulher, ou irmãos, ou pais, ou filhos, por causa do reino de Deus, que não receba, no presente, muitas vezes mais e, no mundo por vir, a vida eterna." (Lucas 18:29-30)

"Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma, te deixarei, nunca jamais te abandonarei." (Hebreus 13:5)

"Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão." (Hebreus 11:24-26)

"Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável." (Hebreus 10:34)

"Ouvi, meus amados irmãos:  Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?" (Tiago 2:5)

"Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado." (Lucas 10:21)

"Todo o que se exalta será humilhado, mas o que se humilha será exaltado." (Lucas 18:14)

"Tendo Jesus convocado os doze [...] disse-lhes: Nada leveis para o caminho: nem bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem deveis ter duas túnicas." (Lucas 9:1-3)

"Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir. E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide! Eis que eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias..." (Lucas 10:1-4)

"Mas ai de vós, os ricos! Porque tendes a vossa consolação. Ai de vós, os que estais agora fartos! Porque vireis a ter fome. Ai de vós, os que agora rides! Porque haveis de lamentar e chorar. Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas." (Lucas 6:24-26)

.....................................................................

Depois de tantos exemplos...

Você tem certeza que quer ser rico?

"Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração..."


quinta-feira, 1 de abril de 2010

Quem sou eu?...


"Quando olho as estrelas
Pensando em como longe estão
Você segura elas nas Suas mãos
Sabendo que são pequenas...

Me conhece por completo
Ainda melhor do que eu
E eu me conheço
Que lindo Deus!

Que lindo Deus!
Quem sou eu que posso ser chamado Seu Filho?
Quem sou eu?
Quem sou eu que me conhece o meu Rei?
Quem sou eu?
Quem sou eu?
Quem sou eu...

E quando olho para longe
Vendo o sol descer do céu
E cores lindas me cercarem
Pintando todo o céu...

As mesmas mãos que criaram tudo isso
Elas criaram Você e Eu!
Que lindo Deus!

Que lindo Deus!
Quem sou eu que posso ser chamado de Seu Filho?
Quem sou eu?
Quem sou eu que me conhece o meu Rei?
Quem sou eu?
Quem sou eu que Você morreu no meu lugar?
Quem sou eu?
Quem sou eu?
QUEM SOU EU?
[...]"

[Não sei de quem é esta música, apenas que a estou ouvindo agora, em uma ministração do Pr. Jeff Fromholz. Sei apenas de como ela é verdade em minha vida. Quem sou eu?]

[...]