segunda-feira, 29 de março de 2010

Simplicidade... e Verdade!

Ah. Ah, eu não sei. Às vezes as palavras parecem tão repetidas, parece que estamos falando todo tempo da mesma coisa, parece que, como Salomão disse em Eclesiastes, não há nada novo debaixo do céu. Bom, quem sabe ele não estava mesmo certo? Acho mesmo que sim. E me perdoem se estou me tornando repetitiva e se vocês gostavam mais quando eu falava sobre corte, romance, príncipe e princesa ou coisas do tipo, mas, sabe, durante este um ano e alguns meses do blog, uma coisa eu tenho aprendido: eu não devo falar o que EU quero, nem o que as pessoas querem ouvir (ou ler). Eu devo falar aquilo que o SENHOR tem falado. Quantas vezes eu deixei de fazer isso. Quantas vezes eu falei sobre o que eu queria, o que achava mais “interessante”... e me arrependi! Porque o Espírito Santo testifica a nosso espírito de que estamos sendo desobedientes à Voz do Pastor, e isso faz de nós rebeldes. Então, ainda que repetitiva, é sobre o que o meu Senhor me tem falado que eu quero falar.

 
E aqui estamos novamente falando sobre a realidade daquilo que chamamos de “Igreja de Cristo” neste nosso mundo e nesta nossa geração. Acho que domingo é um dia no qual dificilmente eu poderia escrever sobre outra coisa, já que é o dia em que, normalmente, vou a alguma igreja. E, então, tudo vem à tona novamente.

 
E hoje eu cheguei da igreja, mais vazia do que eu gostaria de estar ao sair de uma “igreja cristã”, e vim para meu quarto. Como agradeço a Deus pelo meu quarto! E comecei a ouvir uma mensagem em áudio do pr. Jeff Fromholz, e a mensagem começou com uma música. Puxa, há quanto tempo eu não ouvia um verdadeiro LOUVOR como este. Era uma música tão simples, apenas um violão e, talvez, uma guitarra (nem tenho certeza se tinha guitarra), uma letra pequena, cantada com um sotaque americano que acabava pronunciando as palavras de uma forma meio errada, uma voz comum, sem aqueles truques de quem fez 50 anos de aula de canto ou coral... e meu Deus quebrou o meu coração através de uma coisa: SIMPLICIDADE!

 
E é sobre isso que quero falar. SIMPLICIDADE. Ah, como tenho sentido falta disso! Eras, acho mesmo que não tenho como expressar o quanto tenho sentido falta disso! E lá vem as minhas confissões mais uma vez! Sabe, não quero parecer reclamona, ou que eu tenha o hábito de ficar murmurando, até porque isso não é uma murmuração, mas é a tristeza de um coração que tem visto o nosso Deus ficando de fora daquilo que chamamos de Sua Casa para dar lugar aos homens e suas “necessidades”, é a tristeza de um coração que tem visto tantas pessoas sendo enganadas (inclusive muitos líderes) e ensinadas a acreditar em coisas que estão tão distantes da Verdade de Jesus. E, se falo dessa tristeza, é na esperança de que isso possa ser usado por Deus para despertar-nos, para acordar nossa geração, para fazer qualquer coisa que seja a fim de ver algo mudando. É na esperança de fazer alguma coisa, ao invés de ficar parada “reclamando”.

 
E eu tenho sentido falta desta SIMPLICIDADE. Sabe, a simplicidade de Jesus! Uma pessoa que não precisava gritar, alterar sua voz, fazer voz de choro, usar palavras poéticas ou apelos emocionais, alguém que simplesmente falava. A simplicidade de alguém que sabe que é Deus quem opera e não as suas palavras. A simplicidade de alguém que sabe que a verdadeira conversão não acontece em função da pressão psicológica que você fez nas pessoas que estavam lhe ouvindo, através de seus gritos e exageros, mas através da ação do Espírito Santo e da demonstração de Poder que vem através da pregação do verdadeiro Evangelho. A simplicidade de alguém que não precisava ficar “brigando com demônios” e gesticulando, apontando o dedo para eles, para que eles o “obedecessem”, mas que sabia que era a autoridade dada por Deus quem os afastaria, simplesmente.

 
Como estou cansada dos shows musicais de todos os cultos evangélicos! Ahh.. como eu gostaria de parar um pouco de ouvir toda a barulhada da bateria, todas as exibições dos solos nos teclados, baixos ou super guitarras, todas as super vozes combinadas em corais, dizendo pra você levantar as mãos, e pregando uma “liberdade” que se resume em movimentos do seu corpo... sim, estou cansada. Cansada de ver todo mundo levantando quando todos levantam, sentando quando todos sentam, batendo palma quando todos batem e dizendo Amém quando todos dizem, mas sem nunca ver alguém ajoelhando-se para orar ou realmente compreendendo o que está fazendo naquele lugar.

 
Gostaria de voltar a ouvir verdadeiros Louvores. Aqueles que não precisam ser grandes e espetaculares, que não precisam ser feitos por maestros, super-músicos ou super-cantores, mas que precisam ser sinceros, cheios de Verdade e, acima de tudo, ser uma expressão de sua VIDA. Apenas um violão, apenas umas poucas palavras, apenas uma voz... porque não é sobre isso que se está tratando – não é sobre a MÚSICA, é sobre nossas VIDAS! Sabe, não precisar cantar em pé porque estão todos de pé,mas poder curvar minha cabeça sentada ou, quem sabe, ajoelhada, e dizer aquelas palavras para Aquele para quem elas são. Não cantar para homens, não olhar para homens, nem para mim mesma, mas voltar-me para Deus... em SIMPLICIDADE.

 
Ahh... sim, como sinto falta disso! De um pouco de silêncio, de uma parada para realmente avaliar os meus propósitos, minhas motivações, os objetivos da minha vida, de uma ORAÇÃO cantada, ao invés de uma MÚSICA que nunca chega a ser uma oração. Sinto falta dos semblantes concentrados, sérios por levarem a sério aquilo que está sendo falado, por entenderem sobre a Santidade do Lugar onde estamos pretendendo entrar: o SANTO dos SANTOS, ao invés dos sorrisos marotos inacabáveis que sempre acompanham palavras sobre você, suas necessidades e as bênçãos que VOCÊ vai alcançar naquela noite.

 
E, além disso tudo, sinto falta de ouvir a Verdade. Mais do que isso, de ver que esta Verdade tem sido levada a sério, tem sido compreendida, em toda a sua Simplicidade, mas também em toda a sua Plenitude, Seriedade e Santidade. As Sagradas Escrituras sendo tratadas como SAGRADAS, e não como meros textos dos quais podemos tirar “alguma lição para as nossas vidas”. Não é isso que elas são! Elas não tem “alguma lição bonitinha para nosso dia”, elas tem TODAS AS RESPOSTAS que precisamos para as nossas vidas! Elas são a manifestação física, visual que Deus nos deixou para aprendermos sobre Ele e Sua VERDADE!


Simplicidade... e Verdade – são minha esperança. Parar o barulho, parar a “festa” em tempo inoportuno, e silenciar, voltar a ser simples e a viver a Verdade.

.........................................................................


Ah, Pai, tem misericórdia de nós por termos nos afastado tanto da Tua Verdade, e da Tua simplicidade! Nos perdoa por querermos ser agradados ou por querermos agradar aos outros ao invés de agradar a Ti! Nos perdoa por nos conformar, Senhor,por nos acostumarmos a ver e conviver com tudo que tem sido feito dentro da Tua Igreja! Nos perdoa por vermos a Noiva de Teu Filho sendo maculada, manchada, suja e enganada e por não fazermos nada a respeito disso! Nos perdoa por ficarmos parados! E, Senhor, pela Tua infinita Graça e Poder, eu te peço, não nos deixa permanecer assim! Não nos deixa continuar cegos, surdos, insensíveis ao Teu Coração! Tu nos escolhestes antes mesmo da criação do mundo, e nos chamastes para sermos Teus Filhos e Teus servos, não deixa que a obra em nós fique sem ser concluída, e não nos deixa voltar atrás ou ficar parados! Não nos deixa, Pai! Mas cria em nós um coração como o Teu, coloca em nós os desejos do Teu Coração, os pensamentos da Tua Mente, as Palavras da Tua Boca, e grava em nossas vidas a Tua Verdade! Tu és o Tesouro de nossas vidas! Não nos deixa atrair pelos falsos tesouros deste mundo, por suas ilusões e enganos, mas traz à nossa mente, em todo o tempo, nossas verdadeiras identidades como Teus Filhos, Teus Embaixadores, Noiva de Cristo, Peregrinos e Estrangeiros neste mundo! Não deixa que nos sintamos confortáveis neste mundo, mas faz com que, a cada dia, em cada momento de nossos dias, sintamos saudades da nossa Pátria, da Terra de onde saímos e para onde esperamos retornar! Tu és a nossa Coroa! Tu és tudo aquilo que realmente importa! Livra-nos de nós mesmos, e fortalece-nos, com o Teu Espírito Santo, e Tua Graça, para cumprir tudo que tens sonhado para nossas vidas, e para lutar o Bom Combate com força, Fé e perseverança até o fim! Obrigada, Senhor, porque és tão bom a ponto de nos fazer compreender nossa pequenez, nossos pecados, o quanto temos nos tornado amigos deste mundo, e por nos dar arrependimento! Tu és tão maravilhoso e benigno conosco, Pai! Obrigada por nos escolher e nos dar Fé para recebermos a Jesus como o Senhor de nossas vidas, nosso Salvador, e porque nEle fomos lavados de toda nossa impureza, de toda a nossa sujeira e, assim, pudemos nos aproximar de Ti, em toda a Tua Santidade! Nenhuma palavra seria suficiente para expressar o quanto és Bom, o quanto és Grande e Perfeito, Deus! Não há ninguém que mereça receber honra e glória e majestade além de Ti! Usa-nos, em toda a nossa pequenez, para glorificar ao Teu Nome nesta terra! Eis-nos, aqui, Senhor! Em nome de nosso Salvador, Jesus Cristo. Amém.

Nenhum comentário: