terça-feira, 2 de março de 2010

Escravos do Pecado e Salvos pela Graça - O que isso quer dizer?

Shalom!

Já há algum tempo o Espírito Santo tem ministrado em meu coração a respeito destas duas verdades bíblicas.

1) Todos os homens são, por natureza, pecadores, escravos do pecado, pois, a partir da queda de Adão, o pecado alcançou todos os homens. O pecado faz separação entre o homem e Deus, e só pode ser perdoado/justificado mediante sacrificio de sangue.

2) Nós somos salvos somente pela GRAÇA. Não por atitudes boas, não por obras ou comportamentos, não por qualquer coisa que possamos fazer. Somente pela GRAÇA.

Muito bem. Já tem algumas semanas que estou lendo a Bíblia, especialmente o Novo Testamento, para tentar compreender toda a verdade que existe por trás disso. Agora, eu estava escrevendo outro post, para o Mulheres Virtuosas, mas abri a Bíblia em Efésios 2, e me deparei com um texto que fala exatamente sobre nossa condição caída de homens e nossa salvação pela Graça de Deus. Vamos ver o que Paulo fala:


"E (Deus) vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
Porque pela graça sois salvos, por meio da ; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2: 1-9)


 Pois bem. É claro que essa não é a única passagem bíblica que nos fala sobre a condição caída dos homens antes de receberem a salvação em Cristo, bem como não é a única que fala que nossa salvação não depende de nossas obras, mas da Graça de Deus. Meu objetivo não é tratar de todo esse assunto apenas neste post, pois, pra mim mesma, ainda existem muitas e muitas questões sendo trabalhadas e esclarecidas. Meu objetivo é começar a tratar deste assunto, e questionar algumas doutrinas que temos recebido de forma passiva dentro das "igrejas modernas". Como já mencionei em posts anteriores, o Senhor tem aberto meus olhos pra perceber em quantos enganos eu caí e acreditei durante toda a minha vida, em todas as áreas, nos quais eu baseava minha vida e minha fé. Desde quando o Espírito Santo de Deus começou a me mostrar estas coisas, tenho mesmo pedido a Deus que me dê discernimento e sabedoria pra reconhecer áreas em que eu ainda possa estar acreditando em mentiras e, portanto, tenho me colocado a disposição pra questionar minhas doutrinas e realmente saber, à Luz da Palavra, se elas são a Verdade do Pai. Assim, precisei começar a questionar um pouco sobre estes assuntos também - questionar meu entendimento e aquilo que eu acreditava ser a verdade. É um pouco sobre isso que quero falar.

1) Escravos do pecado

Paulo começa este capítulo da carta aos Efésios falando sobre a condição em que ele mesmo, e os irmãos de Éfeso, estavam antes de receberem a Graça de Deus. Ele fala sobre como eles estavam "mortos em ofensas e pecados", que antes eles andavam "segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência", e completa afirmando que TODOS ELES também andavam segundo os "filhos da desobediência", fazendo a vontade da carne, e que eles eram POR NATUREZA, filhos da ira, como os outros também.

Aqui, Paulo mostra que todos os homens estavam mesmo separados de Deus. Ele diz que TODOS andavam segundo a carne, guiados pelo "príncipe das potestades", o "espírito de desobediência", e eram "filhos da ira". Não há exceções. Todos nós éramos assim também.

A partir daí, Paulo irá falar sobre como eles foram salvos.

Então, faço a primeira pergunta: "Será possível para um homem que tem uma NATUREZA pecaminosa, controlado por satanás (o príncipe das potestades), que vive segundo a carne, guiados pelo espírito da desobediência, MORTO em ofensas e pecados, ver Jesus, compreender Seu sacrifício, recebê-Lo como Filho de Deus, crer em Seu Evangelho e conhecer e proclamar a Verdade do Reino de Deus, NESTA CONDIÇÃO EM QUE ELE SE ENCONTRA?"


"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23)


Por que eu faço esta pergunta? Porque é essa a doutrina que é pregada pela grande massa cristã! Você está MORTO no pecado, na desobediência, escravo de satanás, totalmente separado de Deus, mas o que nos é pregado é que, MESMO ASSIM, sua salvação só ocorrerá se você DECIDIR, por si mesmo, por uma iniciativa totalmente SUA, aceitar o Evangelho de Jesus, a Sua Verdade e entregar sua vida a Ele!


"Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus." (2 Coríntios 4:3,4)


"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é poder de Deus." (1 Coríntios 1:18)


Estes versículos falam sobre a forma com que os incrédulos, os que "se perdem", os que "perecem" recebem o evangelho. O evangelho está encoberto a eles, satanás os cega, os impede de ver a verdade, para que a luz do evangelho de Cristo não resplandeça a eles, o evangelho lhes é loucura!

Vamos parar para pensar um pouco sobre tudo o que o Evangelho de Cristo prega... Muitos que se dizem CRISTÃOS também acham MUITA COISA do que Jesus pregou, ou do que o Seu evangelho prega, uma LOUCURA! Nós não precisamos sair de nossas igrejas pra encontrar pessoas que dizem que muitos ensinamentos bíblicos são ultrapassados e não são mais válidos pras nossas vidas e nossa sociedade. Eles se dizem "Cristãos", muitos vivem dentro das igrejas mais do que em suas próprias casas, mas, ainda assim, eles não conseguem compreender muitas verdades do Evangelho. O Evangelho lhes parece loucura (e me digam se, no mundo em que vivemos, viver o Evangelho não parece a maior loucura mesmo?). Imaginem, se isso acontece com pessoas que estão "dentro das igrejas", o que nos faz pensar que uma pessoa que está perdida em seus pecados, presa e cega por satanás, serva da carne e da desobediência, iria aceitar, por vontade própria, as verdades do Evangelho? Como isso poderia ser possível? O que poderia haver em alguém que é escravo de satanás, cuja visão foi tirada por ele, que não PODE ver a luz, que está totalmente SEPARADO de Deus, destituído da Sua glória, para que essa pessoa, de repente, conseguisse ver e compreender o Sacrifício de Jesus?

Sinceramente, eu nunca tinha pensado nisso. Nunca! Eu jamais poderia parar e questionar essa doutrina de que "as pessoas tem apenas que decidir por Cristo"! Mas COMO? O fato é que a Palavra de Deus nos diz que isso não é possível! Não existe nada no homem caído que possa levá-lo a entender a Verdade de Deus! Ele é dominado pelo príncipe das potestades, pelo príncipe deste mundo! Como ele poderia ver?

Quando Paulo fala sobre os que perecem, os que se perdem ou os incrédulos, sobre quem ele está falando? Será que todos nós não fomos, algum dia, incrédulos, deste grupo dos que pereciam ou se perdiam? Será que nós também não vivemos como os filhos da desobediência, como Paulo fala nas palavras aos efésios? Sim! Todos nós vivíamos assim antes de recebermos a Graça de Deus! TODOS NÓS!

E, então, ao pensar em todas essas coisas, eu sempre relembro da minha conversão, do dia em que entreguei minha vida a Cristo! Vou contar um pouco da história:

Eu cresci em uma família católica praticante. Nós viviamos na igreja, estávamos lá todos os domingos, participávamos de todos os grupos, eu passei por todos os "sacramentos" católicos (batismo, primeira comunhão, crisma), além de estar sempre envolvida com grupos de jovens e todo tipo de trabalho. Meus pais e irmãos também sempre foram assim. Nós éramos considerados uma família de referência dentro da nossa igreja e no meio dos amigos. Minha família sempre foi católica dedicada. Num determinado momento, acho que quando uma tia minha virou protestante, nós passamos a ter algum contato com a igreja evangélica. Eu sempre gostei muito, eu abria minha vida a Deus e isso sempre foi "importante" pra mim. Eu era tocada nos cultos, chorava, orava pelas pessoas, gostava de estar ali. Mas eu ainda não tinha entregado minha vida ao Senhor! Eu não sabia disso, mas essa era a verdade. Não quanto a "me tornar evangélica" ou não, mas quanto a deixar Jesus REINAR e controlar minha vida. Eu não queria abrir mão de "certas coisas" para Deus, e achava mesmo que isso não era necessário. Ainda que meus olhos parecessem estar abertos, eles estavam fechados. Foi quando participei de um encontro de jovens. Eu fui pro encontro muito por curiosidade, porque todos falavam dele. Era um encontro pra pessoas que não conheciam o Senhor e precisavam ter suas vidas curadas e restauradas, mas eu definitivamente não achava que me enquadrava nessa descrição! Eu fui pra lá pra conhecer pessoas, pra saber o que acontecia lá, mas havia algo claro em meu coração - eu pensava: "Poxa, quantas pessoas que precisam ter suas vidas mudadas e conhecer a Deus! Ainda bem que eu já tenho uma vida excelente e já conheço o Senhor". E, durante os primeiros dias, palestras e tudo mais, eu sempre pensava "Isso não é pra mim. Minha vida já está muito boa!". Eu estava enganada, mas minha cegueira era tão grande que eu não podia perceber isso. De fato, eu tinha uma ótima família, era uma ótima pessoa, boa filha, boa aluna, vivia na igreja, não era de festa e namoros, enfim, parecia uma moça ideal. Mas faltava algo - o conhecimento real de Deus e de Seu propósito pra minha vida! Eu não fui praquele encontro BUSCANDO encontrar Deus, ser restaurada por Ele, achando que eu precisava conhecê-Lo melhor ou algo assim. Eu não estava PROCURANDO por isso! Muitas pessoas, antes, já haviam me falado que eu precisava abrir mão de algumas coisas, de alguns pecados, para servir a Deus, mas eu achava que não precisava daquilo, eu NÃO QUERIA fazer aquilo, e não me faltaram oportunidades pra perceber que eu estava errada, porque eu vivia em igrejas, inclusive evangélicas. Mas, no segundo dia daquele encontro, sem que ninguém precisasse fazer uma longa pregação, num momento de oração em que estava somente eu e o Espírito Santo, sem nenhuma palavra de ninguém, EU ENTENDI A VERDADE. Eu não pedi que aquilo acontecesse, não tinha entendido que eu realmente precisava de Deus, não havia nada de diferente em mim naquele dia, nenhum propósito grandioso de firmar uma aliança com Deus e mudar de vida - porque eu nem achava que precisava mudar de vida. Mas, sem que eu pedisse, sem que eu pudesse imaginar, Deus mesmo abriu os meus olhos e me fez ver que havia muito mais dEle pra minha vida, e Ele me CHAMOU! Não fui eu! Não foram as minhas forças! Se fosse pela minha decisão, minha escolha, minha VONTADE de mudar, eu não teria mudado! Eu tinha dito não a esta mudança outras vezes. Mas foi o Senhor, o Espírito Santo de Deus, que agiu em meu coração no silêncio daquela oração, e MUDOU TOTALMENTE A MINHA VIDA! Daquele dia em diante NADA MAIS FOI O MESMO NA MINHA VIDA! NADA! Ali, eu entendi a Verdade! Ali, eu conheci verdadeiramente ao Senhor! E as coisas velhas realmente passaram, e tudo se fez novo! Foi o meu novo nascimento! Depois daquele dia, eu não me tornei "evangélica" logo. Permaneci na igreja católica com meus pais e irmãos, esperando o tempo em que Deus iria trabalhar na minha família, o tempo certo para quebrar esse laço com eles. Mas, ainda que eu não tivesse firmado um compromisso com uma IGREJA, eu havia firmado um compromisso com DEUS, e todas as pessoas perceberam como que minha vida havia mudado! Eu passei uns 3 a 4 anos até deixar de ir à igreja com meus pais - ainda que permanecer lá me fosse muito penoso, após o conhecimento da Verdade - e passar a congregar em uma igreja evangélica. Mas minha aliança havia sido firmada com o Pai, em Cristo, e isso mudou tudo.

Uma coisa interessante é que, neste mesmo encontro que eu estava participando, minha irmã também estava!! Nós fizemos o encontro juntas! Choramos juntas muitas vezes. Mas minha irmã saiu de lá praticamente igual. Houve aquela emoção inicial logo depois, mas passou. Meus pais já haviam participado do encontro similar, mas para casais. Gostaram muito, trabalhavam  sempre nos encontros, levavam convidados, mas nada havia mudado também. Meu irmão participou do mesmo encontro alguns anos depois, num momento em que ele parecia estar entendendo a Verdade, mas o encontro passou, e tudo passou junto com ele (apesar das inúmeras lágrimas derramadas!). E eu sempre fico pensando: "O que houve para que tivesse sido diferente comigo?". Eu paro e fico tentando encontrar algo em mim que possa justificar isso, mas simplesmente NÃO HÁ! Eu não tinha nada de diferente do que minha irmã, meus pais ou meus irmãos! Nós haviamos sido criados todos da mesma forma, dentro da igreja, participando de movimentos cristãos, todos eles são boas pessoas, com bons corações, então, POR QUE EU? Por que eu entendi coisas que até hoje eles não entendem? Por que os propósitos de Deus, Sua Palavra, Sua Verdade, o Sacrifício de Jesus se tornou tão vital, tão essencial e imprescindível em minha vida, enquanto pra eles parece ser uma coisa tão mais simples, uma "área da vida"? POR QUE?

2) A Infinita GRAÇA de Deus

A verdade é que não havia nada em mim que pudesse escolher ou acreditar ou entender a "loucura do evangelho"! Não mesmo! Eu nem mesmo queria isso, quando outras pessoas tentaram me mostrar. Não fui eu! Não foi nada em mim, nenhuma capacidade MINHA, nenhuma qualidade MINHA, nada que fosse melhor em mim do que nos outros. Foi simplesmente a GRAÇA DE DEUS!


"Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie."

 
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que conheceu de antemão, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou”. (Romanos 8:28-30)
 
 
A fé que me era necessária para não mais permanecer cega pelo príncipe deste mundo, para poder ver resplandecer a luz de Cristo, para não mais andar segundo a carne, para não mais ser filha da desobediência, essa fé não provém de obras, para que ninguém se glorie. Em nada eu posso me gloriar, nem da fé que me foi preciso para minha conversão, nem de tudo o que tenho aprendido até aqui, porque nada disso vem de MIM! Tudo isso é DOM DE DEUS! É a sua GRAÇA em minha vida! A Graça que mandou Jesus como sacrifício de perdão e justificação a meus pecados, mas que também abriu meus olhos, quando eu sequer poderia imaginar a dimensão do que Seu Evangelho significava, quando eu não pedi, não busquei, não procurei, quando eu nem mesmo poderia fazer isso. A Sua benignidade, Sua misericórdia sem fim me chamou, me justificou e, um dia, irá me glorificar com Yeshua, Seu Primogênito, meu Noivo, Senhor e Salvador! É por isso que somente DEUS merece honra e glória e poder e majestade - porque TODAS AS COISAS procedem dEle, são por Ele e para Ele, inclusive a !
 
 
"Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos." (Mateus 7:17-18)
 
 
Uma árvore má não pode dar bons frutos! Um homem morto em ofensas e pecados não pode gerar de si mesmo. E é exatamente aí que nós conhecemos a INFINITA GRAÇA de Deus por nós! Porque NENHUM DE NÓS merecia a Salvação. TODOS éramos pecadores e estavamos destituídos da glória de Deus. Mas Ele ESCOLHEU NOS AMAR e, somente por Graça, sem nenhum merecimento, nos tirou das mãos de Satanás, nos libertou da escravidão do pecado e abriu nossos olhos para ver! E hoje nós vemos e conhecemos ao Messias Yeshua, Jesus Cristo, e recebemos Sua Verdade e Seu Evangelho em nossos corações.
 
 
Eu creio que, em breve, estarei escrevendo mais a esse respeito. Mas, por este momento, gostaria que pensassemos um pouco sobre as doutrinas em que acreditamos, sobre o que somos, quais as nossas reais capacidades enquanto estamos destituídos da glória de Deus, enquanto vivemos como escravos do pecado, enquanto estamos mortos em nossas ofensas e pecados. E pensemos também sobre a INCOMPARÁVEL GRAÇA DE DEUS, e o que ela significa, e a imensidão de sua dimensão para conosco. Porque nossas mentes humanas sequer podem imaginar a vastidão da misericórdia e benignidade deste Deus Santo para com cada um de nós, que antes éramos caídos e totalmente sujos diante dEle.
 
 
Soli Deo Gloria.
 
Somente a Deus seja a Glória!
 
Que a Graça do Pai continue a guiar-nos e a abrir nossos olhos para Suas Verdades!
 
Shalom!

3 comentários:

Aline Ramos disse...

Gente, eu escrevo demais!!! :O Me perdoem! Sei que não é fácil ler um texto assim tão grande! Mas, acho que foi pra isso que criei o blog!! rsrs.. O fato é que muito raramente converso sobre essas coisas com pessoas que moram aqui, porque elas não querem conversar sobre isso, então tudo aquilo que tenho questionado, aprendido ou buscado discernir na Palavra, tenho que expor aqui. Como essas coisas costumam ficar bastante acumuladas, aí os posts acabam parecendo livros!! rs. Desculpem, mas espero que haja paciência e disposição suficientes para que vocês possam ler e também opinar a respeito.

Que Adonai os abençoe! ;)

Agata Larsen disse...

É tão bom ouvir novos testemunhos de conversões ao Senhor! Fiquei muito feliz por ler o teu testemunho e relembrar como Deus é misericordioso, bondoso, compassivo e salvador!! Na realidade não há nada que possamos fazer para sermos salvos, mas o grande amor de Deus nos envolveu e o Seu doce, amável mas poderoso Espírito Santo, levou-nos ao arrependimento das obras que nos deixavam mortos. Tudo é pela maravilhosa e incomparável GRAÇA!! É o Seu dom gratuito e imerecido!! Cada dia fico mais apaixonada por Ele! Deus Fiel e Santo!!

Deus tem um plano contigo no meio da tua família. No Seu tempo e segundo a Sua soberana vontade, Ele abrirá os olhos dos teus familiares. Persiste em orações e acções de graça! Bjs

Aline Ramos disse...

Obrigada, Ágata!! Suas palavras de apoio e encorajamento são grandes instrumentos de Deus em minha vida!! Como eu oro por minha família, para que a Graça de Deus os alcance como me alcançou, mas sei que Ele está no controle de todas as coisas e que a verdadeira Sabedoria está somente nEle e com Ele!!

Que a Graça de Deus continue a nos fortalecer, edificar e aperfeiçoar a obra que em nós foi começada!!

Amo-te em Cristo, mana! Beijos!