quarta-feira, 17 de março de 2010

O falso evangelho "Paz e Amor" e as Distorções do Sofrimento

Ultimamente algo em meu coração, que eu realmente acredito que seja o Espírito Santo de Deus, tem me incomodado a respeito de tudo o que se prega como sendo o "Evangelho de Cristo" atualmente. Eu já falei sobre isso várias vezes, mas acho mesmo que nunca será suficiente todo o falar para terminar de descrever o incômodo que meu coração (e espírito) tem, continuamente, experimentado.

Confesso que, algumas vezes, nem sei mais o que pensar, como interpretar ou como "digerir" tudo o que tenho visto, consecutivamente, em cada igreja onde vou, em cada música ou, simplesmente, em cada comportamento ou "teorias de vida" de inúmeras pessoas que se chamam de "cristãs".

Sabe aquela passagem bíblica que diz que aqueles que vivem em Cristo são "peregrinos neste mundo", que eles "não são deste mundo", "não fazem parte dele"? Então. Nos últimos tempos tenho visto isso se tornar tão real dentro do meu coração. Mas esse é assunto para uma próxima postagem.

Hoje gostaria de refletir um pouco sobre uma doutrina estranha à Palavra de Deus, e ao Evangelho que Jesus pregou, mas que tem enchido os púlpitos de igrejas no mundo todo: o falso "evangelho" da "Paz e Amor", ou, para usar termos mais populares, a doutrina da "Prosperidade".

Quem nunca ouviu as frases: "Deus criou o homem para que ele seja Feliz!", ou "Tudo o que Deus quer é que você seja Feliz!", ou (mais popular) "Deus quer te abençoar, quer te fazer prosperar e ter paz, alegria, tranquilidade e muito dinheiro!!!"? Bom, acho muito difícil MESMO que, hoje em dia, alguém nunca tenha escutado uma frase como essas (especialmente dentro das igrejas!).

Mas, você já parou pra pensar a respeito disso? Por acaso alguém por aí já leu alguma passagem em que Jesus está falando para os seus seguidores: "Siga-me, amado, que assim você terá uma vida cheia de paz, alegria, muito conforto, segurança e nenhum conflito em sua vida - ah, e três casas, dois carros importados e um helicóptero também!"? Alguém já parou para perguntar ONDE ESTÁ ESCRITO QUE O OBJETIVO MAIOR DE DEUS É DAR CONFORTO AO HOMEM AQUI NA TERRA? ONDE ESTÁ ESCRITO QUE TUDO O QUE DEUS QUER É "NOS FAZER FELIZES" E NOS DAR UMA "VIDA BOA"?

De verdade, Deus realmente tem promessas para nós que falam nitidamente de paz, alegria, ausência de dor e sofrimento, segurança, conforto e prosperidade, mas NÃO AQUI NESSA TERRA. NÃO NESTE TEMPO PRESENTE. Não é que Deus não nos dê "Paz e Amor" aqui na terra, mas dizer que esse é O PRINCIPAL PROPÓSITO DE DEUS PARA NOSSAS VIDAS? Aí já é demais! Aí já é colocar Deus a serviço dos homens, e não OS HOMENS A SERVIÇO DE DEUS! De onde as pessoas tem tirado a idéia de que o Deus Todo Poderoso (ainda que nosso Pai, que quer o melhor para nós) é o "Gênio da Lâmpada Mágica" que está a nosso serviço, nosso "quebra-galho" para resolver todos os nossos problemas? Não é ELE que está a NOSSO SERVIÇO, somos NÓS (homens pecadores resgatados unicamente por Sua soberana Graça e Misericórdia) que estamos a serviço DELE! ELE É O CENTRO E NÃO NÓS!

No entanto, todos nós temos sido obrigados a engolir, domingo após domingo, pra não dizer dia após dia, a idéia de que nós estamos indo a Deus para que Ele RESOLVA OS NOSSOS PROBLEMAS!!!! Que absurdo!!! Nós estamos indo a Deus (ou os Seus verdadeiros Filhos estão indo a Ele) porque NÃO HÁ VIDA FORA DELE! PORQUE SOMENTE ELE É DIGNO DE TODA HONRA, GLÓRIA E MAJESTADE! PORQUE ELE É DEUS! Não tem a ver conosco - tem a ver com ELE!

"Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? Respondeu Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus" (João 6:67-69)

Nos tem sido ensinado que o que importa é o nosso bem-estar, o nosso conforto, nossa "vida boa" - que é ISSO que Jesus veio nos trazer, que esse é o propósito de Deus para nós. No entanto, basta abrirmos nossas Bíblias para vermos que não foi assim que os discípulos e apóstolos de Jesus viveram! Não foi isso que Jesus pregou, mas Ele disse:

"Bem-aventurado os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós" (Mateus 5:10-12)

"Eis que vos envio como ovelhas para o meio de lobos [...]. E acautelai-vos dos homens; porque vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas [...]. Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo" (Mateus 10:16,17,22)

"O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos?" (Mateus 10:24-25)

"Não penseis que vim trazer PAZ à terra; NÃO VIM TRAZER PAZ, mas ESPADA. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a SUA CRUZ e vem após mim não é digno de mim. QUEM ACHA A SUA VIDA, PERDÊ-LA-Á; QUEM, TODAVIA, PERDE A SUA VIDA POR MINHA CAUSA ACHÁ-LA-Á" (Mateus 10:34-39 - ênfase minha!)

"E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: TEM COMPAIXÃO DE TI, Senhor: isso de modo algum te acontecerá. Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, SATANÁS! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus e sim DAS DOS HOMENS. Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, A SI MESMO SE NEGUE, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, QUEM QUISER SALVAR A SUA VIDA PERDÊ-LA-Á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" (Mateus 16:22-26 - ênfase minha!)

"[Pela fé] Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, NÃO ACEITANDO SEU RESGATE, PARA OBTEREM SUPERIOR RESSURREIÇÃO; outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, NECESSITADOS, AFLIGIDOS, MALTRATADOS (>>>HOMENS DOS QUAIS O MUNDO NÃO ERA DIGNO<<<), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. Ora, todos estes que obtiveram BOM TESTEMUNHO por sua fé NÃO OBTIVERAM, contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados" (Hebreus 11:35-40 - ênfase minha!)

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo AMARIA o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, O MUNDO VOS ODEIA. Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, TAMBÉM PERSEGUIRÃO A VÓS OUTROS; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa." (João 15:18-20 - ênfase minha!)

Cara, ainda que estes fossem os únicos versículos ou relatos bíblicos de homens chamados por Deus, ou de palavras do próprio Jesus, que diz e mostra que a vida que nos é proposta aqui nesta terra não é uma vida cheia de conforto, mas uma vida de perseguição pela causa de Cristo, uma vida em que devemos MORRER para que possamos VIVER, uma vida em que seremos odiados por vivermos em um mundo ao qual não pertencemos, uma batalha de cujas recompensas não usufruiremos AQUI NESTE MUNDO, mas no porvir, quando o Reino de nosso Messias for restabelecido, ainda que não houvessem outras inúmeras passagens bíblicas que afirmassem isso, apenas essas seriam suficientes para entendermos isso claramente!

Se nós tentarmos ganhar ou guardar a nossa vida, nós a perderemos! Mas se entregarmos, se perdermos a nossa vida por amor e pela causa de Jesus, somente assim nós poderemos ganhá-la de verdade!

Sinceramente, tem se tornado muito difícil pra mim frequentar cultos evangélicos (pra não falar das outras igrejas), porque não aguento mais os líderes repetindo 20 vezes durante o culto: "Eu não sei qual o seu problema nesta noite, não sei qual a sua necessidade, o que você está precisando, mas saiba de uma coisa: DEUS ESTÁ NESTE LUGAR!". Eras, de verdade, não aguento mais ouvir isso! Não aguento mais a forma como os líderes, os próprios pastores, têm transformado a igreja em um hospital, um consultório de psicologia ou uma sessão de auto-ajuda, onde tudo tem a ver com solucionar os problemas DOS HOMENS, e em última opção com LOUVAR E ADORAR AO ÚNICO DIGNO, AO SANTO DOS SANTOS, AO ETERNO DEUS, A JESUS CRISTO, NOSSO SALVADOR! O que foi que aconteceu? Acho mesmo que este é mais um sinal de que a volta de Cristo se aproxima, da apostasia sobre a qual Apocalipse fala.

Eu tenho ouvido tanta coisa nas igrejas por onde tenho passado. Tanto "Incenso estranho" sendo oferecido no altar do Senhor. Um dia desses uma pastora estava ministrando para mulheres e (pra variar) falando sobre "prosperidade", e fez um lindo comentário dizendo como Deus queria "abençoar as nossas vidas nas mínimas coisas", que certa vez uma "profetiza" profetizou sobre a vida dela de que ela receberia uma "unção de ganhar presentes"! (:O) E, animadamente, ela disse que tinha RECEBIDO aquela palavra e que realmente aquilo tinha se tornado uma verdade na vida dela, e que agora, por onde quer que ela passava, alguém dava um presente pra ela!!! E terminou o comentário perguntando "quem queria receber aquela unção também"!!! Eu só vi um monte de mulher pulando da cadeira e gritando um "AMÉM!!! EU RECEBO!!" bem alto!!! Eu também tive vontade de pular da cadeira, mas pra ir embora na mesma hora ou pra dar uma de Jeremias e abrir a boca (que o Senhor me dê essa unção de Jeremias!).

De verdade, eu fico pensando se Deus já tem abençoado tanto essa mulher que Ele não tenha nenhuma "unção" mais relevante pra vida dessa mulher do que a de "ganhar presentes"! Misericórdia! Onde nós vamos chegar? Que tal a unção do jovem rico de "vender todos os seus bens e os dar aos pobres"??? Essa não tenho visto muitas pessoas recebendo hoje em dia!

Não podemos continuar fingindo que nada disso está acontecendo. Não podemos continuar aceitando qualquer doutrina como sendo Verdades de Jesus, somente porque elas são pregadas em "igrejas evangélicas". Não podemos mais engolir qualquer coisa, só porque ela é boa de ouvir. Não foi esse Evangelho que Jesus veio pregar! Não foram assim que viveram os pais da fé, os cristãos da Igreja Primitiva, aqueles que tem nos ensinado, através das Escrituras, qual a Verdade! Eles não viviam para SI MESMOS. Não era AS SUAS VIDAS o que importava! Mas eles viviam PARA O REINO, e era somente a GLÓRIA DE DEUS o que importava!

Chega de igrejas que se dizem cristãs mas servem aos HOMENS, e não a DEUS. Que agradam aos HOMENS, e não a DEUS. Que pregam verdades que "não cogitam das coisas de DEUS, mas das coisas dos HOMENS".

Que possamos entender que nossa recompensa não é deste mundo! Porque nós mesmos não somos deste mundo. Nosso reino, nossa coroa, nosso galardão está no porvir, guardado em Jesus, e será manifestado um dia, mas este tempo ainda não é agora. Se as igrejas gastassem mais tempo nos ajudando a compreender estas verdades, se pudessemos contar com verdadeiros PASTORES, que nos ajudam a viver nossas identidades de "peregrinos nesta terra" e amontoadores de tesouros na ETERNIDADE, como seria mais fácil combater o bom-combate, terminar a carreira que nos é proposta e receber a coroa. Se passassemos mais tempo sendo preparados para a GUERRA, ensinados a manejar a ESPADA que Jesus disse que veio trazer ao mundo, para lutarmos contra os principados e potestades, ao invés de sermos treinados para viver como crianças mimadas, que só se preocupam consigo mesmas e com suas vidas confortáveis, estáveis e cheias de segurança NO MUNDO, a Grande Comissão que nos foi proposta poderia ser melhor cumprida.

Que o Senhor tenha misericórdia desta geração, de cada um de nós que temos sido chamados pelo Seu Espírito Santo, e que a Sua Graça não nos permita permanecer no engano, mas nos livre das ciladas de Satanás, de suas mentiras que tem distorcido tanto as Verdades de Deus!

SOLI DEO GLORIA!
SOMENTE A DEUS SEJA A GLÓRIA!
AMÉM.


2 comentários:

Agata Larsen disse...

Verdadeiramente temos que ficar muito atentos para não sermos enganados. Precisamos de voltar ao verdadeiro evangelho, que não é falsificado por desejos humanos. Fiquei triste por ler o teu texto, mas é uma tristeza que produz mudança. Eu quero ganhar almas...preciso de transmitir a Palavra do Altíssimo, a Verdade que liberta!! Que Deus tenha mesmo misericórdia de mim, de nós e nos dê a unção para pregar o evangelho, é disso que precisamos!!!

Já tinha saudades tuas, ainda bem que voltas-te, bjs

Aline Ramos disse...

É desse sofrimento que nós precisamos, Ágata! É este sofrimento, essa tristeza, essa dor que falta ser pregada - uma dor que não nos deixa conformar, que questiona o nosso conforto, que queima dentro de nós o amor do próprio Pai e de Jesus, um sofrimento com CAUSA, uma causa nobre, grande, verdadeira, que seja capaz de tomar toda a nossa vida, pela qual nós desejemos PERDER nossas vidas! É esse sofrimento que peço a Deus que não falte em meu coração!

Já estava com saudades também! Obrigada por sua presença sempre! Que a Graça de Deus e Seu Amor sem fim nos encham da verdadeira Vida! Te amo em Cristo, linda! ;)