domingo, 8 de março de 2009

Modéstia II: Modéstia Interior se mostrará Externamente (by Miss Jocelyn)



modesty checklist

Este é um GRANDE DESAFIO para aquelas que estão realmente dispostas a honrarem e agradarem a Deus com suas vidas, não importando o preço a ser pago ou o que os outros irão pensar a respeito.
Este post é a tradução do texto sobre modéstia mais impactante e confrontador que já li! Nele encontrei respostas que estava procurando já há algum tempo, e achei maravilhoso saber que uma jovem (neste caso, de apenas 17 anos), tem se disposto a ser tão radical em relação a sua pureza e sua imagem como Filha de Deus! Achei um texto lindíssimo!
No entanto, certamente, muitas moças, mesmo cristãs, terão seus questionamentos e muitas até acharão que ele é um "exagero", que não precisamos ser "tão diferentes do mundo assim"... Infelizmente, eu poderia ver muitas de minhas amigas afirmando ser impossível manter um padrão como esse.
Bom, pra mim este é um padrão absolutamente alcançável, e espero poder chegar a níveis ainda mais elevados de pureza e santidade como mulher de Deus! No final das contas, acho que tudo vai da sua disposição e desejo em impactar esse mundo com sua vida, deixando de ser amiga do mundo para ser verdadeiramente Amiga, Filha e Representante de Jesus!
Porém, quer você concorde ou discorde de quaisquer pontos, acredito que o melhor seja perguntarmos sempre ao Espírito Santo o que o Senhor pensa sobre o assunto, o que realmente é o Seu Padrão de vida e como cada um dos pontos discutidos vêm do coração de Deus ou de homens.
Peço que, seja qual for sua opinião, deixe um comentário para que possamos realmente ter uma discussão sobre modéstia aqui no Brasil. Esse é um assunto praticamente inexistente em nosso país, então precisamos levá-lo mais a sério. Assim sendo, quaisquer opiniões são importantes e podem nos ajudar a crescer em discernimento e sabedoria, se nos permitirmos guiar e convencer pelo Espírito Santo, ainda que a Sua Vontade seja diferente da nossa.
Espero que todos os visitantes, moças ou rapazes, sintam-se à vontade para gerarmos essa discussão, como irmãos em Cristo, visando unicamente nosso crescimento enquanto Cristãos e pessoas que têm desejado andar seguindo os passos de Jesus.
Para todos os que possuem esse desejo e querem dizer sim ao desafio - Deus os abençoe e faça-os almejar padrões cada vez mais altos a cada novo dia! ;)
..........................................................................................................................

**Atenção: Cavalheiros, por favor reparem que este é um post de damas. Procedam com cautela.**

Eu estava querendo postar uma “Checklist” básica sobre Modéstia há algum tempo, e aqui está. Eu procurei recolher na internet uma visão mais ampla do que seria e é considerado ser modesta sem ser considerada legalista. E é isto. Apesar de que eu acho que a linha base é que, se você tem modéstia e feminilidade interior de coração, isso se mostrará externamente.

Checando o coração

A primeira coisa é orar e pedir que o Senhor lhe mostre e lhe convença de qualquer imodéstia do coração. A Bíblia nos fala para sermos puros de coração, pois estes verão a Deus (Mateus 5:8). Ver Deus? Eu acho que isso significa que eles verão a Deus não somente no Céu, mas aqui na terra. Nós estaremos aptos a ver e conhecer a Deus com entendimento espiritual porque nós somos “puros de coração” e nada embaça nosso julgamento espiritual.

- Questões para perguntar a si mesma:

1) O que minhas roupas falam sobre meu coração? Elas mostram que eu tenho modéstia interior?
2) Qual a intenção do meu coração quando eu coloco uma roupa? É para estar na moda ou para impressionar ou para chamar atenção?
3) Minhas roupas refletem meu valores Bíblicos de Modéstia, auto-controle, e vestuário respeitável ou elas refletem os contra-valores da cultura em que vivo?
4) Minhas roupas refletem rebelião de coração?
5) Eu estou tentando me identificar com Deus através de meus trajes ou com a última e melhor moda?
6) Eu tenho pedido para meus pais, mulheres mais velhas, ou outras pessoas de Deus avaliarem meu guarda-roupas?
7) Minhas roupas revelam meu empenho em buscar a Deus e agrada-lo ou elas revelam que Deus vem depois do meu conforto ou estilo de vida?
8) Se eu estivesse em pé numa multidão de pessoas do mundo, eu me sentiria embaraçada por estar vestida femininamente modesta?

Eu espero que esta lista acima realmente a ajude se você está tendo alguma luta em ouvir a Deus no seu coração, ainda que você já se vista modestamente e femininamente. Você também pode aplicar isso para como você usa maquiagem e a intenção de seu coração nisso.

Checando o Guarda-roupas:

Quando você veste alguma coisa, você deveria sempre fazer uma checagem pra ver se está expondo seu bumbum, a parte inferior de suas costas, seus ombros, ou seu busto. Também existem muitas outras coisas para checar. Você deveria checar sua roupa se você está em casa ou se vai sair, da mesma forma que modéstia deveria ser algo que você mostra todo tempo.

- Questões para perguntar a si mesma:

1) Quando eu me abaixo ou me levanto, minha blusa se movimenta mostrando alguma coisa? Se sim, eu deveria mudar isso ou eu posso usar um alfinete de segurança por dentro da roupa? Ou é indecente para alguém e deveria ser totalmente rejeitada?
2) Se eu uso uma camisa de botão, você pode ver algo no espaço entre os botões? Se sim, adiciono mais botões ou ponho uma camiseta por baixo.
3) Se eu visto uma blusa de alça fina, do tipo top, frente única ou transparente... hum, nada pode ajudar nesses casos. Volte para o armário e rejeite a frente única e a blusa transparente. Você pode usar blusas sem mangas por baixo de outras, mas não deve usa-las sozinhas pois elas expõem muito a pele. Além disso, a maioria dos rapazes acharia estas roupas uma pedra de tropeço em suas lutas contra a sensualidade e a luxúria.
4) Eu posso ver o forro do sutiã através da minha blusa ou da gola?
5) Dá pra ver alguma parte da minha barriga quando eu levanto meus braços ou quando me levanto?
6) Dá pra ver alguma parte do meu busto, me curvando ou não?
7) Minha blusa é demasiadamente apertada? Ela se dobra abaixo do meu busto ou o aperta? Os botões da frente se trituram dando a impressão de uma blusa apertada ao redor do meu busto? Lembre: suas camisas devem ser suficientemente apertadas para mostrar que você é uma mulher, mas suficientemente folgadas para mostrar que você é uma dama.

Na parte de trás:

1) Minha barriga aparece quando eu levanto? Se sim, minha saia está muito baixa? Eu preciso trocar a blusa por uma mais longa ou a saia por uma mais alta? Ninguém pode evitar olhar para seu bumbum ou para sua roupa íntima aparecendo quando você levanta. Não embarace a si mesma por vestir algo que você pode esquecer de “vigiar”.
2) Eu posso ver as linhas de minha roupa íntima através da minha saia ou calça? Se sim, está muito apertado. Troque por algo mais folgado.
3) Minha saia está muito curta? Para checar, você não precisa levantar para ver se elas batem nos joelhos, e sim sentar. É possível que alguém veja acima dos meus joelhos? Se sim, troque, e sempre lembre de cruzar as pernas se você é uma dama.
4) Minha saia é muito transparente? Fique de frente para a luz do sol para ver. Se sim, use uma combinação.
5) Realmente tente manter distância de saias espalhafatosas, com cores vivas, enfeitadas com borlas e efeitos ciganos. A Bíblia nos fala para sermos modestas, acanhadas, reservadas e para não chamarmos atenção para nós mesmas.
6) Meu salto alto faz meu vestido ou saia parecer mais curto? Se sim, pegue um par diferente. Sapatos de salto alto podem ser considerados “picantes”, então se certifique de que você está usando um par modesto cujos saltos não sejam muito altos. Minha mãe só nos deixa usar saltos menores que 2 polegadas (+/- 5 cm), apesar de que prefiro completamente os tênis.
7) Evite meias-calças. Elas chamam muita atenção para as pernas, especialmente as pretas. Algumas mulheres de uma equipe de louvor perguntaram aos homens na congregação se usar meias-calças era uma distração/perturbação mental, e eles responderam que era mais perturbador para eles do que pernas nuas. Não estou falando que é assim em todos os casos, mas é algo a se pensar.

ROUPAS DE BANHO

A última vez que eu usei um traje de banho foi quando eu tinha 14 anos. Eu usei um biquíni num evento da igreja, e voltando atrás eu vejo quão revelador e imodestamente apertado ele estava. Pessoalmente eu não nado e quando o faço, eu uso uma saia com shorts por baixo e uma camiseta. Quando você comprar ou colocar um traje de banho, certifique-se de fazer a checagem sobre modéstia acima. Se certifique que ele não está acima do joelho, nem muito apertado, e não deixa alguma parte do corpo à mostra.

Antes de eu começar a ler a Palavra e encontrar respostas nela, eu ficava zangada por ter sido feita para usar calças ou saias. Eu estava mostrando modéstia e feminilidade externamente, mas internamente eu não estava correta com Deus nem pura no coração.

Eu espero que essa “Checklist” de Modéstia tenha ajudado bastante a você. Se você sentir que eu esqueci algo, fique à vontade para me avisar e eu devo acrescentar. Lembre-se que se você tem modéstia e feminilidade internamente em seu coração, elas se mostrarão externamente.

Sinta-se à vontade para imprimir essa “Checklist” da Modéstia, seja para fixar na sua parede (perto do seu espelho sem dúvida) ou para dar a alguns amigos.

Bênçãos.

Miss Jocelyn

.......................................................................................................

(Jocelyn é uma jovem de 17 anos de Indiana. Uma jovem que tem se dedicado a pregar a Pureza, a Modéstia e a verdadeira Feminilidade para as moças ao redor do mundo, a fim de que nós, Filhas de Deus, vivamos os valores Bíblicos de legítimas Mulheres de Deus. Ela possui 2 sites maravilhosos, os quais indico a todos – principalmente as meninas: A Pondering Heart (www.aponderingheart.com/blog) e Feelin’ Feminine (www.feelinfeminine.com) , além de escrever para uma revista cristã on line – Growing in Grace (www.growingingrace.com). Não deixem de visitar e praticar seu inglês – ou o tradutor do Google! =P )

11 comentários:

Aline Ramos disse...

Bom, "coincidência" ou "providência", dedico este post especialmente a todas as moças que visitam o blog pelo "NOSSO DIA"!!! Meu presente pra vocês!!! :D

FELIZ DIA DAS MULHERES!!! ;)

doth disse...

O desejo pela pureza é algo muito bom nessa moça, as, tenho algumas (muitas) reservas...

1o. Ela mora nos EUA... Frio... Pra ela pode até ser possível renunciar as camisetas regatas e maiôs/biquínis, e lá pode até ser que isso seja algo provocante para os rapazes. Mas, duvido, que em um país tropical onde mulheres andem seminuas nas ruas uma blusa regata ou um maiô/biquíni discreto seja uma grande pedra de tropeço!!! Esse check list seria mais confiável se adaptado à nossa realidade!!!

2o. Eu discordo dela em relação ao que ela diz a respeito de saias coloridas e enfeitadas. A mulher deve se sentir bonita!! Uma moça de Goiás, que trabalha com dependentes químicas em recuperação diz que um passo decisivo em seu tratamento é quando elas vão arrumar o cabelo, as unhas e colocam roupas novas. O exterior é o reflexo do interior, razão pela qual aquelas mulheres depressivas tem uma obssessão por cores como cinza!

3o- Acho que Deus não se preocupa só com a roupa que usamos, e sim, com o PORQUÊ de a usarmos. Já me peguei usando saias longas, e via minha motivação para usá-las impura, ao mesmo tempo que já vi uma irmãzinha baiana de shorts e sem nenhuma sensualidade intencional.

4o- Devemos ser modestas, mas, nossos irmãos tem que vigiar os próprios olhos!!! É fácil para eles culpar a sua luxúria pelas nossas roupas indecentes (?). E, em vários casos, eles têm razão. Mas, não devemos passar o limite do radicalismo em relação a isso!!! Sta. Bernadete foi assassinada por um rapaz que a desejou por vê-la molhar os pés no mar, e, ao ela levantar a saia longa, ele tinha a visão super erótica de seus... tornozelos (ooohhhh)!!! Então, enquanto forem as moças as mais preoupadas em não serem pedras de tropeço do que os rapazes em não tropeçar, seremos legalistas!! Mulheres e homens são diferentes. Nunca acabarão os motivos masculinos para devorar as mulheres com os olhos... É necessário uma mobilização dos dois lados, mas, penso eu, que o lado azul está mais defasado...

Um bjão, em Cristo

Unknown disse...

Achei muito interessante o post, por que nós meninas enquanto cristãs, devemos nos preocupar com que roupa estamos nos vestindo, para não sermos vulgares e desonrarem o nome de Deus.
Mas acho que alguns pontos foram muito radicais, afinal o que vale mais é a intenção do nosso coração.
P.s. concordo com a Doth, acho que deve haver vigilancia tanto da parte das meninas, como da parte dos meninos... não foi só Eva que pecou...

Leandro disse...

Ao contrário das irmãs, eu creio na inspiração divina dessa moça, Jocelyn, ao postar o seu artigo sobre modéstia.

Existe um post em meu blog "Modéstia: a nudez de nossa juventude" que diz um pouco essa questão cultural também.

Na minha opinião de rapaz, a modéstia é algo que está em seu coração, que REFLETIRÁ no exterior. Esse reflexo exterior é o mesmo porque emanam da mesma coisa: a modéstia. Portanto, vejo que a modéstia não é relativa culturamente.

O Brasil, por exemplo, é um país onde 99% das mulheres são imodestas (corações imodestos), e, consequentemente, se vestem imodestamente, tanto no mundo quanto na igreja. A imodéstia não está na roupa, está no coração. A "rejeição" dos ensinamentos sobre modéstia é um indicador dessa imodéstia (não considerar a opinião das outras pessoas sobre o assunto, principalmente dos rapazes).

Como nós, rapazes, sempre estamos dizendo, nós nos responsabilizamos por tudo o que fizermos, sim. A lascívia é um pecado que nasce no coração, porém a imodéstia influencia isso, e MUITO. Na verdade, a imodéstia está diretamente relacionada à lascívia, elas operam juntos. A questão é que os rapazes responderão pessoalmente com o Senhor pelos seus atos, porém, eu me sinto muito bem e confortável quando estou com uma garota vestida modestamente. Acreditem, é uma bênção. Eu não preciso ficar desviando os meus olhos o tempo todo (o que gasta muita energia).

Estar perto de uma garota modesta faz com que todas as energias que seriam gastas em não ficar olhando para o corpo dela, sejam direcionadas a coisas edificantes, àquilo que iriamos fazer. Por exemplo, ao invés de ficar gastando energia para desviar o meu olhar de uma moça imodéstia no tratro da igreja, eu poderia muito me concentrar na dança do teatro, naquilo que o Senhor me disse para fazer, sem distrações. A verdade é que, por mais forte que um rapaz seja no espírito, a imodéstia DISTRAI um rapaz, por mínimo que seja (faz com que gaste uma energia para a vigilância). Não seria muito melhor se houvesse uma cultura de bênção onde houvesse proteção? Antigamente isso existia em nossa cultura. Havia um "senso de cooperação mútua", porém satanás foi arrancando gradativamente, e hoje, depois de 200 anos, isso foi arrancado completamente de nossa sociedade, e tbm da igreja influenciada pela sociedade.

Moças brasileiras, vocês precisam acordar pra realidade. Vocês precisam dizer um "não!" para essa cultura. Aos olhos de Deus, isso não é radical. Vocês precisam entender melhor.

Aspirante Sênior a Cavaleiro,
Leandro

Anônimo disse...

Oh wow, this was really good! Thanks so much for sharing!

You know, when we only desire to serve God, and if that is all we strive for in life, then everything in our life, from how we react to what we wear, will be a reflection of our relationship with Him.
We cannot be modest, by simple trial. If we have not met with our Prince, how can be even faintly strive to be a princess in His sight?
Just something I ponder on a lot. :)

Btw, where are you lately? Been missing you. ;) Hope you're well. (hugs)

Aline Ramos disse...

Pessoal, estou muito feliz que vocês tenham participado, deixando suas opiniões em relação a este post, especialmente porque vocês todos (Doth, Leandro, Salomé, e até a Jackeline que já comentou algumas vezes, apesar de eu ainda não conhecer diretamente! =P) são pessoas que parecem estar buscado o direcionamento de Deus sobre pureza e consagração de vida, o que faz desta uma discussão bastante séria e importante.

Gostaria de falar muitas coisas a respeito do que acho sobre modéstia e sobre tudo que vocês comentaram. Mas, como vocês devem conhecer minha tendência de escrever demais, vou escrever um outro post falando um pouco sobre o que tenho vivido nesse aspecto e o porquê deste texto ter me impactado e confrontado tanto. Assim, teremos ainda mais um instrumento para discutirmos, ok?

Deus os abençoe abundantemente e que o Espírito Santo nos guie no caminho da Verdade! ;)

Anônimo disse...

Well, in that case, I can't wait to read the next post. When can I expect it? ;) lol

I'll email you. :) (hug)

Anônimo disse...

Caro Aline Eu encontrei seu local. Eu procurava-o quando você me adicionou a seus amigos no facebook. Muito interessante. Eu tive que traduzi-lo mas era agradável encontrar seu local no último. Eu estou tão contente de encontrar outro senhoras novas procurar ser santamente como Christ e serir Christ com todos seus corações. Eu terei que voltar outra vez e visitar, mas eu quero dizer agora olá!. Eu encontrei um outro homem novo de Brasil em linha que está procurarando pela mesma coisa. Mim don' t pensa que teve um local embora. Seu nome era Leandro. Mim don' t sabe se você o conhece ou não. Bênçãos!

Anônimo disse...

Leio os comentários e via que Leandro e estava feliz com sua resposta. Sei que pode ser duro ou pode parecer legalistic a ele que eu disse em poste de modéstia mas se tem modéstia do coração, modéstia verdadeira, não pressionou, então poderá contar o que é modesto e o que é não.eu sei que muitas culturas são diferentes em vestido, como Doth disse, mas essa é a razão pela qual a Bíblia diz ser posta de lado do mundo e não seguir Depois que. Não importa quanto a ele que é aceitável em seu país, mas a Cristo.

doth disse...

Dear Jocelyn
(my english isn't very good =$...)
God is molding my heart, and it's very difficult for me. I don't think I'm immodest, but the way you put some rules, like things about swimwear, seem so legallist to me!! I think God'll still treat me. Interior modesty is a very new subject for me. I think it's don't matter about another people think about your clothes. Is it really? It seems so much harder the way you say. Please, help a baby maiden of purity: WHAT'S EXACTALLY INTERIOR MODESTY??

Aline Ramos disse...

Ah pessoal!!! Estou realmente muito feliz pelos comentários de vocês!!! Extremamente feliz por ter a Jocelyn e a Salomé aqui conosco, mesmo com toda a dificuldade em traduzir nossos posts e comentários para podermos manter este propósito que é comum às nossas vidas de Cristãos. Glória a Deus porque não existem divisões no Corpo de Cristo, que nem idioma, nem distância ou qualquer outra coisa pode nos impedir de estarmos unidos em Cristo! Vocês tem sido uma grande benção de Deus em minha vida! Muito obrigada mesmo!!! Amo-os em Cristo!!! E vou tentar escrever o próximo post sobre modéstia agora!

*Jocelyn: O Leandro que você comentou é esse mesmo Leandro cujo comentário você leu aqui mesmo! O site dele é www.avantealegria.com . Se puder, não deixe de visitar, sem dúvida é uma grande benção, pois ele tem sido um verdadeiro Guerreiro Poeta aqui no Brasil, uma esperança para nossa juventude!

*Doth: minha linda, fico muito feliz em saber que seu coração está aberto e disposto a ser ministrado pelo Espírito Santo, mesmo em um assunto tão difícil e incomum em nossa cultura como a Modéstia. Ainda que você não entenda algumas coisas, o importante é sempre manter seu padrão elevado, manter seu Alvo em Cristo, afinal você foi criada para ser uma verdadeira Princesa do Senhor!!! Vamos crescer juntas!! Deus te abençoe abundantemente com discernimento, pureza e sabedoria! beijos! ;)