quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Solteiro x Casado - Tudo tem seu tempo...



Pra começar a falar sobre "vida de solteiro", precisamos pensar um pouco sobre o que quer dizer ser "solteiro". Algo muito óbvio a respeito dessa palavra, no qual invariavelmente vamos pensar ao ouví-la, é sua oposição à palavra "casado". Bem, ser solteiro é, de forma bem básica e simples, não ser casado (podemos, inclusive, considerar que uma pessoa viúva é também solteira, porque não está casada). Pronto. "Solteiro" e "Casado" são palavras opostas, falam de coisas contrárias, uma não tem nada a ver com a outra e, por isso, não há como elas conviveram juntas, simultaneamente. Isso justifica o comentário preocupado e cheio de lamentação das pessoas: "Fulano casou mas continua querendo viver como solteiro". Isso é algo que nunca poderia dar certo e, certamente, vai dar em confusão!

Mas o fato é que a maioria de nós (com dois tipos de exceções: as saudáveis - como os verdadeiramente chamados ao celibato; e as patológicas - a maioria dos casos em nossa realidade) vamos passar por estes dois momentos: Solteiros e Casados. Isso é um fato. E a parte boa disso é: DEUS planejou que fosse assim! (Isso não é maravilhoso?) Deus planejou que "todos" vivessemos como solteiros, inicialmente, e, depois, como casados (o contrário não é verdadeiro!). É interessante pensar que Deus não colocou o Casamento ANTES da fase de Solteiros, mas DEPOIS. Há muita sabedoria de Deus nisso!

A parte meio "desconhecida", ignorada ou "deletada" dessa história é que nós devemos viver cada fase no seu momento devido, como aquilo que ela é, porque, para cada fase, Deus tem um PROPÓSITO DIFERENTE!


"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:
Há tempo de nascer e tempo de morrer;
Tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar e tempo de curar;
Tempo de derribar e tempo de edificar;
Tempo de chorar e tempo de rir;
Tempo de prantear e tempo de saltar de alegria;
Tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras;
Tempo de abraçar e tempo tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar e tempo de perder;
Tempo de guardar e tempo de deitar fora;
Tempo de rasgar e tempo de coser;
Tempo de estar calado e tempo de falar;
Tempo de amar e tempo de aborrecer;
Tempo de guerra e tempo de paz."
(Eclesiastes 3:1-8)

Além de cada fase ter o seu próprio e específico PROPÓSITO, cada fase também tem suas próprias e específicas BÊNÇÃOS. Alguém aí já experimentou comer as sementes de uma fruta ao invés da própria fruta? Bom, eu nunca fiz esse experimento, mas imagino que não deve ser nada bom! Porque a semente tem seu próprio PROPÓSITO e BENÇÃO, os quais são completamente diferentes do PROPÓSITO e BENÇÃO dos frutos! É um erro e uma tolice esperar que as sementes tenham o mesmo sabor dos frutos! A verdade é que além de estragar a semente, você ainda vai ficar com um gosto ruim na boca! Porque tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu!

O grande erro que nossa geração está cometendo é justamente esse: comer as sementes, ao invés dos frutos (e eles ainda não entendem porque não sentem o bom gosto que esperavam!). É querer viver, enquanto solteiros, os PROPÓSITOS e as BENÇÃOS que são próprios do período de CASADOS! Então, o que vemos, são pessoas solteiras querendo usufruir de tudo o que é específico do casamento, e pessoas casadas - obviamente, como um resultado lógico - querendo usufruir do que é específico de solteiros! O resultado, é claro, só pode ser um: TRAGÉDIA! CONFUSÃO!

Por que? Porque, além de não ser POSSÍVEL usufruir do PROPÓSITO e das BENÇÃOS de uma fase sem estar vivendo essa fase, você ainda estará perdendo os PROPÓSITOS e as BENÇÃOS que foram preparados para a fase que você está vivendo! Em outras palavras: você não vai sentir o gosto da fruta ao comer as sementes, e ainda vai perder a oportunidade de plantar as sementes e ter os frutos (da mesma forma que pegar uma fruta e plantá-la na terra provavelmente não dará certo - logo logo aparece um bicho qualquer, cava a terra e come a semente e a fruta que você plantou!).

Nossas vidas de solteiros tem Propósitos e tem Bençãos que nós só viveremos nessa fase! Se perdermos nosso tempo tentando viver aquilo que é próprio da fase de Casados, vamos nos frustrar por essa tentativa nunca dar certo e ainda vamos acabar perdendo as bençãos que poderíamos viver neste momento. Além disso, se não cumprimos o Propósito que nos é proposto na primeira fase, acabamos comprometendo a fase seguinte!

Ainda que eu acredite completamente no Casamento (porque ele também tem propósitos e bençãos bem definidos), Paulo falou grandes verdades ao escrever I Coríntios 7:32-34:

"O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações. Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor; mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa, e assim está dividido. Também a mulher, tanto a viúva como a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa, assim no corpo como no espírito; a que se casou, porém, se preocupa com as coisas do mundo, de como agradar ao marido."

Sim, o Casamento é plano de Deus para nós (porque mesmo esta "preocupação com o mundo" tem um propósito), mas não podemos dizer que o que Paulo escreveu é mentira. Enquanto solteiros, todas as nossas preocupações podem estar no Senhor (diretamente). Mas, basta olhar pra uma pessoa que está "namorando" pra ver essa cena mudando de figura. Pergunte para um marido ou esposa, pai ou mãe, quanto de suas preocupações não acabam ficando focadas em seus cônjuges ou filhos. É claro que isso não é de todo ruim, porque podemos servir e honrar a Deus através disso. Mas só poderemos fazer isso se estivermos preparados para lidar com isso da forma correta. Deus intencionou que nos preocupássemos com isso NO TEMPO CERTO! Se acontecer no momento errado, ao invés de ser benção, será tropeço (o que geralmente ocorre).

Deus intencionou que homem e mulher se relacionassem romanticamente! O romance está em nós! Em todos nós! (Especialmente nós, mulheres! =D ) Foi Deus quem o pôs lá! Mas há tempo certo para vivê-lo, como há tempo certo para colher e comer a fruta. E este tempo é o CASAMENTO. Há um tempo certo para homem e mulher andarem juntos e compartilharem suas vidas (o que quer dizer muito mais do que "fazer sexo"!), o tempo em que as "preocupações com o mundo", que Paulo falou, podem se transformar em bençãos. E este tempo NÃO É enquanto você está SOLTEIRO (ou seja, enquanto você ainda não está CASADO!).

Na minha opinião, aqui acaba a famosa questão "Pode beijar ou não pode beijar?", "Nem selinho pode?" ou "Com abraço ou sem abraço?", "Abraço forte ou abraço apertado?"... O momento para dividirmos nossas preocupações com algo (ou alguém) além de DEUS chama-se CASAMENTO - porque lá essa "divisão" será segura e abençoada por Deus. Lá essa divisão acontece com propósitos muito bem definidos por Deus. Enquanto isso, não devemos fazer divisões!

Nossos períodos de solteiros foram feitos PARA DEUS - exclusivamente! É um grande momento, muitíssimo especial e vital, em que descobrimos quem é Deus, quem somos nEle, o que devemos fazer neste mundo, como devemos viver... É como os primeiros meses de uma gestação, em que o feto está se formando, os primeiros tecidos e órgãos, é o momento em que a mãe deve tomar os maiores cuidados, pois tudo pode alterar a formação do novo bebê (e afetar o seu futuro desenvolvimento). É como o momento de pegar a semente e plantá-la, e cuidar dela, pra que não haja nem muito sol nem muita chuva, pra que nenhum animal cave a terra e a coma, pra que ela consiga sobreviver e dar os frutos... São momentos em que a vida está sendo gerada e, por isso, merece todo o cuidado! Por isso Deus intencionou nos manter sozinhos e exclusivamente dEle! Para que Ele mesmo, pessoalmente, guiasse nosso crescimento - da forma correta.

Sabe, quando permitimos que o Senhor seja nossa única e maravilhosa preocupação durante nossos períodos de solteiros, aprendemos a CONFIAR nEle e, assim, não precisamos ficar nos preocupando com "como será a próxima fase". Nós queremos aproveitar CADA MOMENTO desta fase incrível que estamos vivendo com o Senhor, sabendo que Ele mesmo é quem irá preparar a próxima fase para nós. Não precisamos ficar pensando e planejando o que será, ainda que estejamos nos preparando para ela, ou melhor, sendo PREPARADOS POR DEUS para ela. Nós podemos curtir todas as bençãos deste lindo momento que estamos vivendo!

Até que, finalmente, estivéssemos suficientemente maduros, a ponto de podermos compartilhar toda a vida que Ele nos deu com outra (s) pessoa (s) [cônjuges e filhos] sem preocupação ou temor. Dividir nossa atenção, olhos, ouvidos, coração com essa outra pessoa antes do tempo poderia ser muito prejudicial. Tudo tem seu tempo certo e determinado - por DEUS.

Lembro de quando eu era criança e gostava demais de jogar video game!! =P Um exemplo bem prático e fácil são os jogos do Super Mario World! [hahaha.. eu realmente gostava de jogá-los!!] Lembro que, em cada fase (assim como na maioria dos outros jogos de "fases" também), tinham vários prêmios que podíamos ganhar - eram moedas, vidas, estrelinhas, aquelas coisinhas que nos davam asas ou florzinhas de fogo pra destruir os inimigos... e a gente sempre fazia de tudo pra pegar o máximo desses prêmios que conseguissemos! Tinham até aquelas fases que entrávamos só pra pegar as moedinhas, e o tempo ia passando bem rápido e nós desesperados pra pegar o máximo de moedinhas!!! rsrs... Tínhamos que chegar ao final da fase no tempo estipulado, senão morríamos! Então, tínhamos que nos esforçar ao máximo pra aproveitar tudo o que podíamos durante aquela fase. Aí, então, iríamos pra próxima fase e tudo seguia sua sequência. O legal é que tudo aquilo que conseguíamos em uma fase nós levávamos pra próxima. Quanto mais moedas, vidas, poderes, "Yoshis" nós ganhassemos na fase em que estávamos, mais teríamos na próxima.

Era essa mentalidade que deveríamos ter para viver nossas próprias vidas. Saber que cada fase tem muitos "prêmios" para nos oferecer, e que não podemos ganhar esses prêmios nas outras fases - ou os vivemos agora, ou os perdemos. Portanto, deveríamos aproveitar o tempo que temos agora, enquanto solteiros, e nos dedicar ao propósito deste nosso tempo - crescermos em Deus - e colhermos todas as bençãos que nos são propostas neste tempo (bençãos que não tem nada a ver com "poder fazer o que você quiser, quando quiser, sem dever satisfação pra ninguém" ou simplesmente "curtir a vida") - bençãos que irão nos preparar para a fase seguinte, bençãos de sermos tremendamente usados por Deus, com o vigor, a força, os sonhos que temos a coragem de ter enquanto somos jovens, bençãos de podermos abençoar muitas e muitas vidas, nos deslocar com mais facilidade para a obra de Deus, etc. Essas são bençãos que também podemos viver dentro do casamento, mas de uma forma bastante diferente, porque o casamento nos reserva outras bençãos mais, distintas, mas também muito importantes.

Tenhamos a sabedoria de usufruir completamente as bençãos e propósitos da fase que estamos vivendo! Pra que perder tempo e energia comendo as sementes, ao invés de plantá-las e regá-las pra que dêem seus preciosos frutos?


Que o Senhor nos dê essa sabedoria.

A Paz! :)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O que fazer, agora?


Pois bem. Esta foi minha próxima pergunta.

" - Muito bem, Senhor. Ainda não é o tempo de eu me casar, e eu realmente acredito que preciso fazer algo mais do que tenho feito. O que eu faço, agora?"

Hm.. Eu realmente não tenho as respostas, mas vou dar algumas dicas do que o Espírito Santo falou ao meu coração.

O contexto é: ainda estou em casa, ainda estou solteira e ainda estou trabalhando. Ok, algo deve poder ser feito nestas circunstâncias.

1) Ler a Bíblia: PRECISAMOS dedicar MUITO MAIS do nosso tempo ao Conhecimento da Palavra de Deus. (Pelo menos eu preciso muito fazer isso!). Se formos parar pra perceber como estava Israel naquele tempo em que Jesus nasceu, podemos ver que muitas coisas aconteceram. Vários Profetas foram levantados pra anunciar e preparar a 1ª Vinda de Jesus, finalizando com João Batista, o qual é, pra mim, uma grande referência para nossa Geração. É o que precisamos ser. Nossa geração tem vivido a aproximação da 2ª Vinda de Jesus como nenhuma outra viveu. Grandes Homens de Deus afirmam que a volta de Jesus acontecerá, se não nesta, na próxima geração, no máximo. E isso é uma GRANDE RESPONSABILIDADE! A Responsabilidade e a necessidade de Ler a Bíblia, Conhecê-la e aprender a viver suas verdades sempre esteve presente, em todas as gerações de seguidores de Jesus. Mas, no nosso caso, isso é ainda mais importante! Nossa geração é a geração que irá preparar a Vinda de Jesus, e essa é uma das maiores responsabilidades que eu posso imaginar (especialmente vivendo a realidade que vivemos em relação às igrejas cristãs, infelizmente tão perdidas em dogmas e "visões" sem sentido e que não tem nenhuma - ou quase nenhuma - relação com o estabelecimento Reino de Deus). Precisamos reconhecer os sinais dos tempos, conhecer as Profecias e como elas se cumprirão, o que podemos fazer em relação a isso, o que o Senhor espera do Corpo de Cristo, como devemos nos preparar enquanto Noiva. Precisamos lembrar que o Reino de Jesus só será estabelecido nesta terra após a restauração de todas as coisas e depois que todos os povos, línguas e nações conhecerem o Evangelho de Cristo. Só após isso Jesus voltará. E, caso ainda não tenhamos percebido, é por isso - pela Volta de Jesus e o Restabelecimento de Seu Reino na Terra, que toda a Criação espera, desde a Ressurreição de Jesus até hoje. Esse deve ser o maior desejo de nossas vidas - apressar a volta de Jesus, sermos instrumentos para que as Profecias Bíblicas se cumpram e o nosso Salvador volte para reinar eternamente! [Como eu espero por este dia!]. Mas, para que isso aconteça, muitas coisas terão que acontecer antes, e nós precisamos nos preparar para isso - e fazer algo em relação a isso - especialmente enquanto Corpo de Cristo.

2) Orar: Parece que estou falando sobre coisas tão "óbvias". Sim, acho inclusive que elas se tornaram "óbvias" demais, a ponto de chegarmos a banalizá-las de alguma forma. Nós precisamos ORAR MAIS! Sim! Eu mesma, pessoalmente, como sempre deixei a minha vida de oração ser algo tão superficial. Ontem eu estava ouvindo uma mensagem no youtube que me quebrou totalmente! Sabe, perdemos tanto tempo com brincadeirinhas, na internet, vendo televisão, ouvindo música ou fazendo qualquer outra atividade de "entretenimento", enquanto existem milhares de pessoas morrendo todos os dias sem conhecer o Evangelho da Verdade! Se nós não podemos estar lá com essas pessoas, fazendo algo diretamente por elas, nós podemos estar de joelhos dobrados e ORAR por elas! Orar por cada missionário que está no campo, sendo perseguido, sofrendo, sem recursos, sem forças, às vezes sem esperanças. Orar por cada pessoa que ainda não conhece a Verdade, para que a Misericórdia de Deus alcance essas vidas, que os seus olhos, ouvidos e mentes sejam abertos pra receber a libertação através do sacrifício de Jesus. Nós precisamos orar! EU preciso orar! Orar a ponto de sentir o que está no coração do Pai ao ver todas essas pessoas vivendo sem o Seu amor, servindo a ídolos e deuses estranhos, servindo ao diabo, enquanto os SEUS Filhos, aqueles que se chamam pelo SEU Nome, continuam estáticos e passivos. Nós precisamos fazer algo em relação a isso! Hoje pela manhã eu estava lendo o Evangelho de João e li, entre vários palavras incríveis de Jesus, estas palavras:

"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia" (João 6:44)

"Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido" (João 6: 64-65)

Puxa!!! Isso é MUITO forte!!! É Deus quem conduz as pessoas ao conhecimento de Jesus! Foi Ele quem NOS conduziu ao conhecimento de Jesus!!! Isso é aceitar um posicionamento "conformista" do tipo "então todos nós já temos um destino traçado e que não pode ser modificado?" ? Não!! Pra mim, isto é, em primeiro lugar, reconhecer a Soberania de Deus sobre o mundo e, em segundo lugar, reconhecer nossa responsabilidade enquanto Filhos, Servos, Igreja de Deus neste mundo, de forma a assumirmos a posição de intercessores por este mundo, para que o Senhor abra os olhos daqueles que ainda não conhecem a Jesus e à Sua Aliança conosco, para que o Senhor quebre os corações endurecidos, abra as mentes, quebre todo domínio de satanás sobre as almas das pessoas, pra que elas estejam abertas pra receber o Evangelho! Isso nos mostra o quanto devemos orar, interceder pelos países anti-cristãos, pra que, quando os missionários chegarem lá, o Senhor chegue lá primeiro e abra o entendimento daquelas pessoas para receber a Palavra!!!

"A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Elias eram homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto." (Tiago 5:16-18)

Chega de gastarmos tanto tempo na frente da TV ou do computador! Existem pessoas precisando de nossas orações neste mundo!

3) Ajudar Financeiramente: Se nós não podemos ir ao campo, alcançar os perdidos de alguma forma, nós SEMPRE poderemos enviar nossa ajuda financeira! Pessoal, convenhamos, a maioria de nós PODE ajudar financeiramente a algum ministério que apoia missionário ou faz obras de evangelização em locais onde o Evangelho ainda não chegou! Quanto dinheiro gastamos com lanches, cinemas, passeios, bens materiais, presentes, esbanjando materialmente... não que não possamos gastar com essas coisas, nós podemos, mas também precisamos pensar no quanto desperdiçamos do dinheiro que poderia estar sendo investido na evangelização dos povos, em projetos de impressão de Bíblias em línguas em que o Evangelho ainda não foi traduzido, em projetos de apoio aos órfãos, viúvas, pobres... Puxa!!! Isso é algo que eu realmente quero investir nesse ano! Vou deixar um pouco pra depois meus projetos pessoais, ainda que ainda queira investir neles, mas vou dar uma certa prioridade pra quem precisa de prioridade - essas pessoas que não tem o mínimo, enquanto eu tenho TANTO! E creio que o Senhor irá prosperar minha vida financeira de forma que eu possa ajudar ainda mais!

"Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados de alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?" (Tiago 2:15-15)

4) Ser usado onde você está - Multiplicar: Essa parte eu precisei aprender em função de meu sentimento de pesar por ainda precisar continuar trabalhando. Eu precisei mesmo me arrepender a Deus por não estar confiando nEle em relação a minha permanência no trabalho ainda esse ano (ou semestre). Mas me arrependi e entendi que o Senhor tem o melhor pra mim e que, se ainda preciso estar lá por algum tempo, dedicando meu tempo pra compromissos seculares, vou colher coisas boas pra minha vida ministerial também. E, o mais importante: Eu Posso Ser Instrumento dEle Lá! Nós Podemos Ser Instrumentos de Deus onde estamos! Eu posso levar meu testemunho àquele lugar, posso mobilizar pessoas pelas causas de Deus, posso falar da Verdade... enfim! Especialmente enquanto professora universitária, e com uma certa facilidade de me relacionar e conhecer pessoas novas, posso fazer muita coisa lá mesmo! Eu sei que isso não depende só de mim, principalmente porque a diretoria da faculdade é católica e eles tem um certo "pé atrás" comigo por minha postura Cristã... mas posso fazer o meu máximo! E isso todos nós podemos fazer! Podemos fazer coletas mensais com amigos, na escola, no trabalho, para apoiar projetos missionários, rifas, sorteios, com objetivo de apoio missionário, enfim... tantas coisas! Basta deixarmos o Espírito Santo nos dar as idéias e nos empenhar em colocá-las em prática!

Bom, já escrevi demais. É claro que existem outras coisas a fazer. Essas são coisas que o Senhor tem cobrado de mim, pessoalmente. Além, é claro, de tomar posição contra as mentiras que vemos todos os dias, e defendermos a verdade. Aí já temos MUITO trabalho, não é mesmo?

Encerro o post, então, com um versículo que fala profundamente ao meu coração:

"Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar" (Tiago 1:25)


Aleluia!!!

Toda honra, toda glória, todo o louvor sejam dados a Deus, nosso Pai e Criador, e a Jesus, nosso Senhor e Salvador, pelos séculos dos séculos! Amém!


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O que nós estamos fazendo com as nossas vidas?


Há tantas coisas que eu gostaria de falar.

Mas a pergunta é: o que nós estamos fazendo com o Evangelho que Jesus nos deixou?

O que EU estou fazendo com o Sacrifício que Jesus fez por mim?

A verdade é que, enquanto há milhares e milhares e milhares de pessoas ao redor do mundo que nunca ouviram sequer falar do sacrifício de Jesus e do amor de Deus por suas vidas, enquanto há milhares de pessoas morrendo todos os dias sem conhecer este amor e este sacrifício, enquanto há milhares de crianças ficando órfãs ou sendo exploradas ou sendo violentadas ou morrendo de fome ao redor deste mundo... eu continuo aqui!

Eu continuo aqui curtindo a mesma vida de 5, 10, 15 anos atrás. Eu continuo aqui me preocupando com as mínimas, ínfimas e banais coisas e compromissos que o mundo tem colocado no meu caminho. Eu continuo aqui usando meus pensamentos pra planejar a aula de "anatomia" que eu vou dar daqui a uma semana, quando o semestre letivo recomeçar. Eu continuo aqui cuidando da MINHA vida.

Sim, eu sei que tenho feito algumas coisas diferentes em minha vida, atendendo àquilo que o Espírito Santo tem falado, mas sinceramente, isso é tão pouco. Tudo o que eu tenho feito ainda é tão pouco. Ainda é tão pouco escrever aqui o que Deus tem feito e ensinado ao meu coração, enquanto continuo calada a respeito disso para as pessoas que estão ao meu lado todos os dias, sem dizer às pessoas que estão vivendo no erro que elas precisam se arrepender e mudar os seus caminhos, sem dizer aos tantos e tantos e tantos cristãos que conheço que a cada dia que passa este cristianismo que nossas igrejas têm vivido se afasta do Evangelho de Jesus...

Sinceramente, eu sinto que tudo o que faço é TÃO pequeno! Todos nós sabemos que o tempo da volta de Jesus está se aproximando, e eu sinceramente vejo isso e acredito nisso, mas... o que nós temos feito em relação a isso? O que nós temos feito em relação a todos os sinais que temos visto e a tudo o que a Bíblia nos diz que vai acontecer? O que EU tenho feito em relação a isso?

O fato é que nós acabamos nos acostumando com o Evangelho de VIDA que Jesus nos deixou. Este Evangelho que tem toda a Verdade e a Vida que o mundo precisa, este Evangelho que é capaz de transformar este mundo, este Evangelho que deveria ser dinâmico, renovado e renovador, pleno, intenso em nossas vidas, se tornou COMUM. Se tornou NORMAL.

Eu realmente espero o momento em que irei me casar, e creio que a fundação de uma família é um grande projeto de Deus! Mas, este não é o meu momento de constituir família! Se fosse, então eu já teria conhecido aquele com quem devo me casar. Mas este ainda não é o tempo determinado para isso. Este é o tempo em que estou SOLTEIRA, e este é um tempo especial! Sim, é, sem dúvida, um tempo para me preparar para meu futuro casamento, mas é, acima de tudo, o tempo para eu SER uma Verdadeira CRISTÃ, uma SEGUIDORA DE CRISTO, uma EMBAIXADORA DE DEUS aqui nesta terra, uma REPRESENTANTE DO REINO neste mundo. É o tempo em que somos jovens, temos fôlego e força, é o tempo de dizermos SIM ao chamado de Deus para nós!

Eu não sei vocês, mas eu não posso fingir que não há nada acontecendo neste mundo. Não posso fingir que meu país ou minha cidade são todo o universo com o qual devo me preocupar. Não posso fingir que eu não PODERIA ESTAR FAZENDO MAIS pelos pobres, pelos órfãos, viúvas, necessitados - de tudo! Eu não posso fingir que está tudo normal e que o que este mundo está vivendo é muito belo! Não posso fingir que somente estar na igreja, frequentar cultos ou ler a Bíblia é o suficiente. Porque EU SEI que não é assim.

Cada dia mais eu sinto que preciso ir. Aqui não é o meu lugar, e eu vejo essa certeza crescendo em meu coração cada vez mais. Eu posso tentar não lembrar disso, posso tentar não ouvir a voz do Espírito Santo me dizendo para IR, mas não posso abafar isso para sempre. Desde os meus 16 anos eu sinto este chamado, e isso não cessou. Meu lugar não é mais aqui. Meu lugar não é mais perdendo meu tempo e minhas energias dentro de uma sala de aula ensinando coisas que não farão a menor diferença nas vidas das pessoas. Meu lugar é TRABALHANDO PARA O REINO. Meu lugar é levando o Evangelho de Vida para os perdidos. Sim! E é assim que eu QUERO viver! Viver pelo Reino e para o Reino de Deus, fazer parte desse exército de pessoas que tem realmente dito NÃO para si mesmos, para seus sonhos e projetos e dito SIM para a Grande Comissão que Jesus deixou.

É como aqueles filmes de guerras históricas, guerras cheias de homens nobres e valentes e corajosos. Aquelas pessoas sempre me inspiraram tanto - ver tanta coragem e determinação, paixão e esperança. VIVER POR UM PROPÓSITO. É isso! Eu não nasci pra viver assim, sendo mais uma, sem qualquer motivo. NÃO! Eu fui criada por Deus para UM PROPÓSITO - e é por este propósito que eu QUERO VIVER!

Me dói ter que gastar tanto de meu tempo com compromissos impostos por este mundo, visando dinheiro, fama, status, tendo que conviver com tanta mentira, hipocrisia, heresia, falta de temor a Deus, falta de tudo, viver falando bobagens e perdendo tempo com coisas sem sentido. Brincando com a vida que Deus me deu! Acho que é hora de acordarmos e entendermos que nossas vidas NÃO SÃO BRINCADEIRA! Nós não vamos viver eternamente e só temos UMA ÚNICA VIDA - cujo fim nós não sabemos quando será. E eu estou cansada de brincar - ou de ter que fingir que também quero viver brincando, como todos querem.

Nesses filmes de heróis, todos eles sempre tiveram que tomar uma decisão: eles poderiam ir para a guerra, entregar suas vidas na certeza de que eles, provavelmente, as perderiam, na expectativa de não mais voltar para suas famílias, mas de morrer na batalha, ou eles podiam permanecer onde estavam e fingir que não acontecia nada. Mas todos os heróis decidiram pelo caminho mais difícil. E a verdade é que a maioria deles realmente morreu na batalha. Mas eles fizeram o que tinham de fazer! Eles VIVERAM POR UM PROPÓSITO a ponto de MORRER POR ELE! Isso é uma vida digna de valor!

O que realmente importa não é SE você vai MORRER ou não. O que importa é COMO, PELO QUE você vai morrer. Todos nós vamos morrer um dia, todos nós sempre perdemos coisas quando tomamos decisões. O que faz a diferença é PELO QUE vamos morrer, e O QUE perdemos e ganhamos com nossas decisões. Nossa geração precisa de heróis, de pessoas que tenham a coragem de viver e morrer por um propósito com viveram os primeiros cristãos, como viveram os apóstolos e os discípulos de Jesus, esta coragem que revirava sociedades de cabeça para baixo e mudava a realidade de cidades inteiras, esta coragem que levou o Evangelho de Cristo para tantas nações! Nós precisamos urgentemente resgatar isso!

Nosso lugar não é dentro de igrejas, dentro de células ou grupinhos de cristãos que se reunem para cantar, se divertir ou qualquer outra coisa com "motivações cristãs". Nosso lugar é LÁ FORA, junto daqueles que ainda não conhecem a verdade, junto daqueles que tem sido injustiçados por este mundo, junto daqueles que precisam do amor do Senhor! É lá que nós devemos estar! É lá que eu quero estar.

Peço que vocês orem por mim, para que o Espírito Santo confirme em meu coração o tempo escolhido e a forma escolhida por Deus para que eu vá, e que haja em mim a coragem e a determinação necessárias pra fazer isso. Pra que haja essa mesma coragem para falar a verdade àqueles que tem vivido na mentira, ainda que eu precise perder suas amizades em função disso, ainda que eu seja tachada de chata e "extremista". O Evangelho de Cristo não é para medrosos, mas para guerreiros. E é isso que quero ser - uma guerreira. Uma princesa, mas também uma guerreira. Peço que orem por mim para que as portas certas sejam abertas e que eu possa ver o tempo certo. Da mesma forma que estarei orando para que cada jovem que tem sido liberto e salvo pelo sacrifício de Jesus receba esta mesma coragem e um GRANDE PROPÓSITO em sua vida!

Na certeza da vinda de Jesus e da necessidade de prepararmos Sua Vinda...
E na certeza de Seu amor e Seu chamado...
Desejo-vos a Paz e a Paixão pelo Evangelho de nosso Salvador Jesus Cristo!

A Paz!

..............................................................................................

"Corpo de Cristo, mãos do Redentor
Corpo de Cristo, onde estão as marcas dos cravos?
Onde estão os pés que pisaram este chão, deixando a glória?
Corpo de Cristo, olhos de perdão
Corpo de Cristo, onde estão os braços estendidos?
Onde estão os corações movidos por compaixão,
Assim como ELE foi?
Eu quero ver a tua Fé em Obras
Me mostre, por favor, onde estão os frutos e eu os comerei
Quero ver o teu amor tão cantado
Teu discurso encantador sendo encarnado
Cristo em vós!"

(Corpo de Cristo - Diante do Trono)

sábado, 23 de janeiro de 2010

Amizades Verdadeiras - Pérolas Raras e Preciosas...

 


"Mas aconteceu que o príncipezinho, tendo andado muito tempo pelas areias, pelas rochas e pela neve, descobriu enfim uma estrada. E as estradas vão todas na direção dos homens.

- Bom dia, disse ele.
Era um jardim cheio de rosas.
- Bom dia, disseram as rosas.
O príncipezinho contemplou-as. Eram todas iguais à sua flor.
- Quem é? Perguntou ele estupefato.
- Somos rosas, disseram as rosas.
- Ah ! Exclamou o príncipezinho...
E ele sentiu-se extremamente infeliz. Sua flor lhe havia contado que ela era a única de sua espécie em todo o universo. E eis que havia cinco mil, iguaizinhas, num só jardim !
« Ela haveria de ficar bem vermelha, pensou ele, se visse isto... Começaria a tossir, fingiria morrer, para escapar ao ridículo. E eu então teria que fingir que cuidava dela; porque senão, só para me humilhar, ela era bem capaz de morrer de verdade... ».
Depois, refletiu ainda: "Eu me julgava rico de uma flor sem igual, e é apenas uma rosa comum que eu possuo. Uma rosa e três vulcões que me dão pelo joelho, um dos quais extinto para sempre. Isso não faz de mim um príncipe muito grande...". E, deitado na relva, ele chorou.

[...]

E foi então que apareceu a raposa :

- Bom dia, disse a raposa.
- Bom dia, respondeu polidamente o príncipezinho, que se voltou, mas não viu nada.
- Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem és tu ? Perguntou o príncipezinho. Tu és bem bonita...
- Sou uma raposa, disse a raposa.
- Vem brincar comigo, propôs o príncipezinho. Estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.
- Ah! Desculpa, disse o príncipezinho.
Após uma reflexão, acrescentou :
- Que quer dizer « cativar »?
- Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras ?
- Procuro os homens, disse o príncipezinho. Que quer dizer « cativar »?
- Os homens, disse a raposa, têm fuzis e caçam. É bem incômodo ! Criam galinhas também. É a única coisa interessante que eles fazem. Tu procuras galinhas ?
- Não, disse o príncipezinho. Eu procuro amigos. Que quer dizer « cativar »?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa « criar laços... »
- Criar laços ?.
- Exatamente, disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
- Começo a compreender, disse o príncipezinho. Existe uma flor... Eu creio que ela me cativou...
- É possível, disse a raposa. Vê-se tanta coisa na Terra...

- Oh! Não foi na Terra, disse o príncipezinho.
A raposa pareceu intrigada :
- Num outro planeta ?
- Sim.
- Há caçadores nesse planeta ?

- Não.
- Que bom ! E galinhas ?
- Também não.
- Nada é perfeito, suspirou a raposa.
Mas a raposa voltou à sua idéia.
- Minha vida é monótona. Eu caço as galinhas e os homens me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música. E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo...
A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe :
- Por favor... Cativa-me! Disse ela.
- Bem quisera, disse o príncipezinho, mas eu não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.
- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me !
- Que é preciso fazer? Perguntou o príncipezinho.
- É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal entendidos. Mas, cada dia, te sentará mais perto...


 [...]

Assim o príncipezinho cativou a raposa. Mas, quando chegou à hora da partida, a raposa disse :

- Ah ! Eu vou chorar.
- A culpa é tua, disse o príncipezinho, eu não te queria fazer mal; mas tu quiseste que eu te cativasse...
- Quis, disse a raposa.
- Mas tu vais chorar! Disse o príncipezinho.
- Vou, disse a raposa.
- Então, não sais lucrando nada !

- Eu lucro, disse a raposa, por causa da cor do trigo.
Depois ela acrescentou :
- Vai rever as rosas. Tu compreenderás que a tua é a única no mundo. Tu voltarás para me dizer adeus, e eu te farei presente de um segredo.
Foi o príncipezinho rever as rosas :
- Vós não sois absolutamente iguais a minha rosa, vós não sois nada ainda. Ninguém ainda vos cativou, nem cativastes a ninguém. Sois como era a minha raposa. Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu fiz dela um amigo. Ela é agora única no mundo.
E as rosas estavam desapontadas.
- Sois belas, mas vazias, disse ele ainda: Não se pode morrer por vós. Minha rosa, sem dúvida um transeunte qualquer pensaria que se parece convosco. Ela sozinha é, porém mais importante que vós todas, pois foi a ela que eu reguei. Foi a ela que pus sob a redoma. Foi a ela que abriguei com o para vento. Foi dela que eu matei as larvas (exceto duas ou três por causa das borboletas). Foi a ela que eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. É a minha rosa.
E voltou, então, à raposa :
- Adeus, disse ele...
- Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.
O essencial é invisível para os olhos, repetiu o príncipezinho, a fim de se lembrar.
- Foi o tempo que perdeste com a tua rosa que fez tua rosa tão importante.
- Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... Repetiu o príncipezinho, a fim de se lembrar.
- Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...
- Eu sou responsável pela minha rosa... Repetiu o príncipezinho, a fim de se lembrar."

............................................................

Bem que poderiam haver mais principezinhos por aí para regar as rosas... protegê-las com a redoma... abrigar com o pára-vento... matar as larvas... escutar queixar-se ou gabar-se ou mesmo calar-se... Ele bem que ainda poderia fazer umas visitas a este planeta de vez em quando para ensinar essas coisas novamente...

Verdadeiros amigos te amam por quem você é - não pelas coisas que você faz, seus erros ou seus acertos, ou a proporção com que vocês concordam um com o outro... apenas por quem você é! O amor é uma decisão!

 [Trechos de "O Pequeno Príncipe" - Saint Exupéry]

*Poderoso... que bom saber que tem alguém que discorda de mim em tantos aspectos, mas ainda assim continua ao meu lado! Obrigada por sua amizade! Amo você! :)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Paz, Amor, Alegria e Felicidade...

Ah, como é bom receber a Paz, o Amor, a Alegria e a Felicidade de e em Deus!
Confesso que já faz algum tempo que não vivencio a Paz, a Alegria e o Amor de meu Senhor me contagiando e enchendo, sem nenhum motivo evidente, apenas pelo Seu próprio Amor, apenas por quem Ele é e sempre foi. Isso é tão incrivelmente bom!

Nem pareço a mesma pessoa de ontem. Ontem eu estava tão mal, estava triste, tudo parecia tão frio e tão distante de Deus. Não havia esperança, não havia amor, ao invés disso havia medo e falta de fé no amor de meu Pai por mim. Cheguei ao final do dia tão vazia que sequer consegui orar. Mas resolvi escutar um cd do Pe. Zezinho, que há muito tempo eu não escutava. É um CD que gosto muito, sujo título é "Deus me ama, Deus me chama". Ele sempre falou muito ao meu coração a respeito do amor e do chamado do Senhor para minha vida, e era exatamente sobre isso que eu precisava ouvir.

Eu estava com uma dor de cabeça que persistia desde a tarde e já estava me incomodando. Então, coloquei o CD, sozinha em meu quarto, cobri os olhos com um lençol para que a luz não piorasse a dor de cabeça, e fiquei ouvindo aquelas músicas. Acho que só consegui ouvir as 2 primeiras músicas antes de cochilar, sem nem perceber, e o CD ficou lá tocando. Acordei, provavelmente, lá pela 9ª ou 10ª música e durante aqueles poucos minutos, que pareceu tanto tempo, meu Senhor, sem que eu precisasse dizer uma só palavra, recebeu meu coração e cuidou dele.

Algumas vezes, precisamos deixar um pouco nossas identidades de homens e mulheres, e voltarmos a viver um pouco nossas identidades de "filhinhos de Deus". Sermos as Suas crianças, que precisam completamente de Seus cuidados, de somente estar em Seus braços e serem amadas e cuidadas. Era disso que eu precisava ontem, e foi exatamente assim que me senti. Simplesmente confortada por Deus e cuidada por Ele. Eu realmente precisava disso. Não ter o que falar, somente ouvir, somente estar na presença do meu Pai e receber o seu amor. E a Sua Paz.

E hoje, para completar este tempo de renovação do amor e da paz de Deus, estou tendo um dia tão lindo! Puxa. Há tanto tempo não tenho um dia assim com meu Senhor. Além de seu Amor e sua Paz, recebi novamente de Sua Alegria! :D Isso é tremendo! Até dancei!!! \o/ Há tanto tempo que eu não dançava para meu Criador e por amor a meu Salvador! Pude chorar, pela imensidão do amor de meu Pai sendo derramado sobre mim, grata por ser Sua Filha, Sua Menina e por poder viver na dependência dEle. Eu verdadeiramente não sou nada sem meu Senhor!

Quase ao final do dia, fui para o quarto orar, como de costume, e resolvi colocar um CD do Diante do Trono e ouvir a música que escrevi na postagem anterior, Salmo 90, do cd 10 - Principe da Paz. "Antes que os montes nascessem ou que formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus!". Aleluia! Nosso Deus e Pai é o mesmo ontem, hoje e eternamente! Tudo está sob Seu controle! Tudo está debaixo de Seus olhos! Tudo. Como é bom proclamar e crer, com meu coração, nisto. Ah! Foram momentos maravilhosos dedicados a e com o meu Senhor, ouvindo aqueles louvores que o honravam e engrandeciam! \o/

Então, voltei à internet para fazer alguma coisa, não lembro bem o que, e acabei parando no blog da Ana Paula Valadão. E, desde praticamente as 18h, estou lendo as palavras desta linda mulher e serva de Deus sobre sua vida debaixo da dependência do Senhor. Era o Espírito Santo completando a obra que já havia começado. Estas palavras me edificaram TANTO, me relembraram de tantas coisas que eu havia me esquecido, me trouxeram de volta para resgatar a essência de minha adoração, de minha vida com o Pai, de Seu amor e cuidado por mim.

Estou tão feliz. Estou em Paz, e havia um certo tempo que eu não sentia essa paz e essa felicidade assim. E agradeço ao meu Senhor por ter libertado meu espírito da escravidão do pecado em Jesus, Seu Filho, e por se importar em cuidar de meu coração, de minha alma, através de Seu Espírito Santo, dia após dia.

Amo-O ETERNAMENTE!

Aleluia!

....................................................................

"Não tenho palavras pra agradecer Tua bondade
Dia após dia me cercas com fidelidade
Nunca me deixes esquecer que
Tudo que tenho,
Tudo o que sou
E o que viver a ser
Vem de Ti, SENHOR!
Dependo de ti,
Preciso de Ti
Sozinho nada posso fazer.
Descanso em Ti
Espero em Ti
Sozinho, nada posso fazer."

(Diante do Trono - Ana Paula Valadão)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Projeto "HAITI: NÓS PODEMOS AJUDAR!"

Sabe aqueles dias em que Deus te dá uma lição daquelas bonitas, te mostrando o teu pecado evidente e te dá uma exortação daquelas?? Pois é, ontem passei por isso de uma forma bem "marcante".

A situação foi. Eu tinha acabado de ir no blog de uma amiga (Àgata), pra comentar no post dela que estava tratando de Missões. Escrevi o quanto Missões sempre esteve em meu coração e, inclusive, lembrei da situação que o Haiti está vivendo, expressando o quanto eu gostaria de ter a oportunidade de ir pra lá como voluntária pra ajudar aquelas pessoas. Isso foi muito sincero mesmo, eu gostaria muito de ir. Porém, 5 minutos depois, resolvi entrar num dos blogs que a Àgata acompanha (Voltemos ao Evangelho), que estava falando exatamente sobre o Haiti. Li o post e, no final, após uma belíssima reflexão sobre a tragédia daquele país, o autor fazia uma pequena sugestão: DOAR FINANCEIRAMENTE PARA AJUDAR O PAÍS!

É claro que me veio à cabeça que, infelizmente, eu não teria como doar porque estava sem dinheiro. Mas, como o Espírito Santo não nos deixa mentir e nos pega na mesma hora do nosso pecado, me lembrei que durante a tarde desse mesmo dia eu tinha combinado com minha mãe de irmos ao shooping hoje comprar alguns vestidos novos pra mim! :| E eu pensei: "É, acho que talvez dê pra eu doar uns R$50,00" (dos R$100,00 que já estão esperando pra serem usados desde o meio das férias, e foram destinados às roupas!). Então, depois de algum tempo, desliguei a net e fui orar pra ir dormir.

Foi só me ajoelhar pra começar a orar que o Espírito Santo me trouxe claramente à mente e ao coração quão horrenda, egoísta, individualista, egocêntrica e hipócrita eu havia sido! Eu tinha realmente rejeitado, pelo menos, parcialmente a idéia de enviar meu dinheiro "que tinha sido tão economizado para minhas roupas" para as pessoas daquele país, mesmo depois de ter declarado tão fervorosamente que gostaria de ir pessoalmente cuidar dessas pessoas. Como eu poderia ter sido tão hipócrita e egoísta ao pensar nas roupas que eu deixaria de comprar, enquanto aquelas pessoas, FILHOS DE DEUS, estavam há 3 dias sem comer nada! Enquanto aquelas pessoas estão brigando por uma garrafa de água! O sentimento de vergonha e de tristeza por meu pecado tomou totalmente minha alma e, pela graça de Deus, pude me arrepender de meu pecado. Decidi que ia doar os R$100,00 (e isso ainda seria tão pouco diante da necessidade daquelas pessoas!).

E fui dormir pensando em falar com minha mãe e meus tios pra saber se eles não gostariam de fazer uma doação também. Me deitei na cama e, como é de costume, minha mente começou a ficar cheia de idéias e não consegui dormir de jeito nenhum! Acho incrível como Deus usa este momento em que me deito pra dormir pra trazer idéias ao meu coração. :) E a idéia foi: ao invés de eu simplesmente enviar todo esse dinheiro para o Visão Mundial (ministério cristão que está apoiando as vítimas do Haiti), eu poderia usar parte desse dinheiro pra multiplicar essa iniciativa.

Eu realmente acredito que muitas pessoas sentem desejo de ajudar de alguma forma nestas tragédias, mas às vezes falta um "incentivo". Foi quando tive a idéia de pôr em prática o Projeto "Haiti: Nós Podemos Ajudar". O "Projeto" é BEM simples e pode ser desenvolvido por qualquer pessoa, sem necessitar de muitos recursos financeiros ou muito trabalho pra pô-lo em prática, e, por esse motivo, gostaria de compartilhá-lo com vocês.

A idéia foi: comprar algumas caixinhas (caixas de presente, com tampas) e fazer delas espécies de "cofres", seriam como "Caixas-Oferta". As caixas seriam padronizadas com o título do Projeto e algumas informações explicando o Projeto, objetivos, para onde as doações seriam feitas, além de imagens e textos chamativos de incentivo. Após prontas, com todas as informações necessárias pra deixar claro que o Projeto é sério e a instituição para a qual o dinheiro será doado também (no meu caso, escolhi o grupo cristão Visão Mundial), as caixinhas teriam apenas que ser distribuídas em locais com circulação pública de pessoas - como seu trabalho ou de pessoas amigas/conhecidas/familiares, escolas, igrejas, etc.

Não importa quantas caixinhas você produza e distribua, cada um faça aquilo que pode fazer. A frase-tema do Projeto é exatamente:

NÃO POSSO FAZER TUDO. MAS POSSO FAZER ALGUMA COISA.

Nós PODEMOS fazer alguma coisa! E é o que devemos fazer. Não podemos simplesmente ficar de braços cruzados, lamentando que todas aquelas pessoas (ou de quaisquer outras tragédias) estejam sofrendo tanto. Foi por isso que resolvi fazer este projeto. Porque sempre achei tão lamentável ver pessoas que viviam dizendo sofrer e se importar com essas tragédias, mas nunca faziam sequer o mínimo para ajudar. NÓS PODEMOS AJUDAR. Pode parecer pouco o que fazemos, pode parecer não fazer a diferença, mas é O QUE PODEMOS FAZER. E o que nós PODEMOS fazer é o que nós DEVEMOS fazer.

Eu peguei R$50,00 dos meus R$100 para comprar os materiais pra produzir as caixinhas. Comprei 15 caixinhas e ainda sobrou R$20,00, os quais estou pensando em investir em algumas xeroxs falando sobre a Visão Mundial, para deixar bem claro qual o trabalho desta instituição no Haiti. Mas ainda vou esperar um pouco pra ver se haverá alguma prioridade maior do que essas. Já preparei 7 caixinhas (não terminei as outras porque acabou minha fita dupla-face! =/) e vou dar 2 pra minha mãe levar para os 2 trabalhos dela, 2 pra minha tia levar pros trabalhos dela, 1 pra meu tio e estou pensando em mandar algumas outras pras igrejas e trabalhos de alguns amigos próximos. Após coletar o dinheiro, vou sugerir que eles próprios vão ao banco fazer o depósito ou também podem me repassar que vou pessoalmente fazê-lo, de acordo com o que for mais fácil pra eles.

Para cada lado da minha caixinha, eu preparei um tipo de padronização falando sobre o Projeto. Vou colocar abaixo algumas fotos de como minhas caixinhas ficaram e também as imagens das padronizações do Título e da Frase-Tema do projeto, pra que vocês tenham alguma idéia. Se alguém quiser as padronizações que usei pras minhas caixinhas, é só me mandar um e-mail (alineramos@hotmail.com) ou deixar um comentário com seu e-mail que envio o projeto delas, no power point, para que as impressões sejam feitas. Qualquer dúvida é só escrever também. Peço que, se alguém me enviar um e-mail, especifique no título do e-mail "Projeto Haiti".

Não é preciso se preocupar em fazer GRANDES COISAS. Nossas pequenas coisas podem ser Grandes nas Mãos de Adonai! O que Ele quer é que façamos o nosso melhor.

"A religião pura e sem mácula, para com o nosso D'us e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo" (Tito 1:27)


“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; Assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: Se tiverdes amor uns aos outros” (João 13:34-35)


“Viu também certa viúva pobre lançar ali duas pequenas moedas; e disse: verdadeiramente, vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque todos estes deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía" (Lc.21:2-4)





Que o Senhor, nosso Pai e Criador, continue a guiar nossos passos.
 
Com Amor,
 
Aline
 



 

 







































sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Obediência...

"Obediência não é para medrosos. Obediência é para guerreiros, é para alguém que consegue se manter firme apesar das circunstâncias e dizer "sim" para Deus e "não" para si mesmo. Isso é obediência. É uma palavra que requer força e resistência. Somos o exército do Senhor e não podemos ir longe se não tivermos obediência e compromissos completos. Obediência, para ir até o fim, não é apenas uma questão de mente ou de disciplina, é uma questão de coração"

(Do livro "Adoração Extravagante", de Darlene Zschech - líder do
 Ministério de Louvor Hillsong)


quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Big Brother Brasil e outros infinitos Relativismos Morais de nossa Geração!

Mesmo com tudo que já vi neste mundo "moderno", ainda não consegui me acostumar com as atrocidades morais que continuam crescendo consecutivamente. A cada dia continuo me surpreendendo e ficando totalmente chocada com os absurdos aos quais nossa geração tem sido exposta e, mais ainda, com a forma como essa geração tem se acostumado com esses absurdos.

Allan e Barbara Pease, em um de seus livros dedicados a explicar as diferenças entre os sexos, comentaram: "Você faz parte da primeira geração a ter de encarar situações que seus antepassados nunca conheceram".

Sim. Nenhuma outra geração experimentou a destruição moral que a nossa geração está vivendo. Nenhuma outra geração viveu em uma sociedade com tão poucos Valores reais. Nenhuma geração anterior se viu tão ameaçada pela massificação das opiniões, pelo controle exercido pelos meios de comunicação, pela AUSÊNCIA de CERTO e ERRADO.

Nós vivemos na Geração do RELATIVISMO MORAL.

Isso é terrível! Isso é inaceitável! Mas o fato é que a maioria das pessoas que têm vivido nestes "novos tempos" tem exatamente aceitado, se acostumado e se conformado com essa realidade abominável!

E o mais triste disso tudo é ver que este Relativismo Moral tem penetrado também nas igrejas e nas vidas de muitos cristãos. Aceitar, ou entender, de alguma forma, que já não existam VALORES absolutos, que não exista mais Certo e Errado na sociedade em geral, no Mundo, é algo ainda imaginável. Mas entender ou aceitar que isto também esteja acontecendo no meio daqueles que se chamam Filhos de Deus, seguidores de Cristo ("cristãos"), é um completo absurdo!

Hoje pela manhã, a senhora que trabalha em minha casa veio me falar sobre a "estréia do novo Big Brother Brasil". Ela comentava, com a maior naturalidade e um certo ar de diversão, que neste novo "BBB" estão participando QUATRO homossexuais - dois "gays" e duas "lésbicas", e que todos eles assumiram publicamente (no programa) que são homossexuais mesmo.

Eu fiquei transtornada com isso! Eu não posso acreditar que se massifique um estilo de vida tão contra-moral e anti-cristão de forma tão óbvia e as pessoas aceitem isso de forma tão normal! Então, eu resolvi pesquisar na internet pra saber se isso era realmente verdade. E achei algo ainda mais repulsivo:

"Em resposta às dezenas de mensagens que vem recebendo sobre um possível beijo homossexual no "Big Brother Brasil", o diretor de elenco do programa, Boninho, afirmou em seu perfil no Twitter que, "se rolar, vamos exibir sem preconceito". Um usuário do site perguntou a Boninho: "Como vc vai fazer se rolar um bjo gay?". Boninho respondeu: "Exibir, sem preconceito!". Sobre a escolha dos participantes do "BBB", Boninho disse ainda que todas as edições do reality show contaram com a participação de homossexuais. "Qual a intenção de ter 1 gay no bbb, alguma pretensão especial?", perguntou uma usuária. "Tivemos em todos, mas alguns ficaram no armário!", afirmou o diretor. A especulação surgiu logo após a divulgação dos 15 participantes do programa, na última terça-feira (5). Entre eles, estão Dicesar Ferreira, conhecido como a drag queen Dimmy Kieer, Sérgio Francischini - o Sr. Orgastic -, e a jornalista Angélica, todos homossexuais assumidos. Há suspeitas de que Elenita também seja lésbica ou bissexual." (http://www.tribunadabahia.com.br/resumo.php?idAtual=2566)


O pior disso tudo é saber que, infelizmente, ainda assim, a MAIORIA das pessoas (entre elas, "cristãos") vão assistir ao "BBB" TODOS OS DIAS DA SEMANA! Ainda assim, a maioria das pessoas que se dizem tão cheias de "valores" vão se divertir vendo as "gracinhas" dos gays, vão rir de suas experiências homossexuais e vão DEIXAR SEUS FILHOS ASSISTIREM A TUDO ISSO!

Então, eu preciso me perguntar novamente: Em que "deus" essas pessoas tem acreditado? Que "cristo" esses "cristãos" tem servido? Que "bíblia" essas pessoas tem lido e que "igreja" elas tem frequentado? Porque eu simplesmente não posso acreditar que seja o mesmo Deus - Jeová, o mesmo Cristo, a mesma SAGRADA Escritura e a mesma Igreja - Corpo de Cristo que nós temos seguido! Como pode ser? Como Verdadeiros Cristãos pode se "amoldar ao padrão deste século" dessa maneira?

É triste! É muito triste olhar pra nossa geração e vê-la perdida, sem saber o que fazer, sem saber como se comportar, sem saber o que se deve e o que não se deve, o que é bom e o que não é. Há 1 ou 2 gerações atrás, os valores e as regras de conduta eram passadas de pais para filhos de forma tão natural que qualquer tipo de comportamento semelhante aos que vemos hoje não eram sequer imaginados pela maioria das pessoas! Nós nem precisamos voltar a séculos atrás. Se conversarmos com nossos avós ou bisavôs veremos nitidamente essa diferença.

Mas hoje TUDO É NORMAL. Tudo é aceitável e "bom", porque devemos "respeitar as diferenças". Os controladores da opinião da sociedade tem divulgado de tal forma essa MENTIRA, mascarada de verdade, que temos sido convencidos de que devemos aceitar tudo!

Você tem que aceitar o homossexualismo, o aborto, o divórcio, o sexo aos 11 anos de idade, o alcoolismo ou o tabagismo, a pornografia, o adultério, o desrespeito de filhos por seus pais, a rebeldia... Sim! Porque "você deve respeitar as diferenças", porque "vivemos num mundo diferente e precisamos entender isso e nos adaptar a isso", porque "os tempos são outros". E, infelizmente, é isso o que tem acontecido. As pessoas, os "cristãos", tem medo de contrariar esses "estilos de vida", porque serão chamados de "preconceituosos ou discriminadores". Os líderes, nos púlpitos das igrejas, tem medo de falar contra o "Big Brother Brasil", porque suas esposas e filhos, muitos de seus membros e, quem sabe, ele mesmo assiste "eventualmente" a esse programa, e isso poderia "ofender as pessoas" e fazê-las se "afastar da igreja". "Nós precisamos amar as pessoas como elas são". Sim! Nós realmente precisamos fazer isso, mas também precisamos pregar a VERDADE e lutar contra as MENTIRAS. Esse é o nosso papel enquanto seguidores de Jesus! Não podemos nos "amoldar ao padrão deste século". Não podemos ser "amigos deste mundo", pois assim seremos inimigos de Deus!

Divórcio? Basta alguém dizer que "está infeliz e que Deus não deseja que ninguém viva infeliz", e então todos concordarão que essa pessoa deve mesmo se divorciar, afinal, ela tem um "bom motivo"!

E falar a respeito de PIRATARIA? Ah, não!! Não devemos mencionar este assunto, afinal, o povo brasileiro ganha mal, os CD's, DVD's e qualquer outra coisa são muito caros e ninguém pode pagar por eles! É claro que não é nossa culpa se o governo cobra tantos impostos e nos deixa sem dinheiro pra comprar um CD que nos "edifique". E, também, que mal tem em eu copiar o CD ou o DVD do meu amigo, ou baixar algumas músicas, vídeos e programas na internet? TODO MUNDO FAZ ISSO! E eu não tenho dinheiro para comprar os originais! Se eles fossem mais baratos... Ah! Não tem nenhum versículo bíblico que diga que não posso fazer uma cópia de um livro ou de um cd, ou dar uma cópia de presente para um amigo, um "novo convertido"! Eu quero apenas "abençoá-lo" com um hino ou uma boa leitura!

E os IMPOSTOS??? Esses mesmo que não podem jamais entrar em discussão! Você acha mesmo que vou declarar todas as minhas rendas e pagar tantos impostos assim ao governo?? Nunca!! Isso é um roubo! Esse governo é corrupto e todo o nosso dinheiro vai para os bolsos dos políticos!! Se eles pelo menos usassem o dinheiro de nossos impostos para os devidos fins, mas eles "embolsam" tudo!! Então, por que eu deveria dar meu dinheiro a esses políticos ladrões??? De jeito nenhum!! Deus também não quer que sirvamos de bestas pras pessoas! Nem que eu caia na "Malha Fina", eu não vou gastar R$10.000 no final do ano pra pagar impostos a esses corruptos!!! Vou sim contratar alguém pra alterar minha Declaração de Imposto de Renda e me livrar de todos esses impostos! TODO MUNDO FAZ ISSO! Não tem nenhum problema!

E os pastores e líderes das igrejas estão falando sobre "Multiplicação de Células"! "Em 2010 o Brasil será do Senhor Jesus!". Misericórdia! Que o Senhor tenha misericórdia de todas as MENTIRAS que aqueles que se chamam pelo SEU NOME SANTO têm vivido!

Por que você não deveria aceitar todas essas coisas que TODO MUNDO FAZ? Porque elas são MENTIRAS! E quem vive na mentira e da mentira, não pode estar vivendo em nosso Deus SANTO.

"Ele (o diabo) foi homicída desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira" (João 8:44)

E nós, que aceitamos o sacrifício de Jesus para nos libertar da escravidão do pecado e, através de Seu sacrifício de Sangue, fomos religados ao Pai e feitos SEUS FILHOS, não fomos chamados para viver na MENTIRA, mas fomos chamados a servir a nosso Deus em VERDADE!

"Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e EM VERDADE"
(João 4:24)

Nós podemos, e devemos, fazer algo! Não podemos nos conformar! Não podemos aceitar calados a todas as mentiras que nossa geração tem recebido e vivido! Não podemos também nós acreditar que "vivemos num mundo diferente e, por isso, devemos também reagir de forma diferente"! O mundo pode até ter mudado, mas NOSSO DEUS PERMANECE O MESMO! E é a ELE e não à realidade do mundo que nós devemos obedecer, à quem devemos contas de nossas escolhas e atitudes. SOMENTE A ELE.

"Se alguém está em Cristo, nova criatura é. As coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo." (II Cor. 5:17)

Vamos espalhar a Mensagem que recebemos de Cristo. A VERDADE. Não vamos mais aceitar que se chame de BOM ao que não é bom, de LUZ ao que é ESCURIDÃO, de CERTO ao que é ERRADO, de VERDADE ao que é MENTIRA. Vamos fazer a nossa parte!

"Ai de vós os que ao mal chamais bem, e ao bem, mal, que tomais as trevas por luz, e a luz por trevas, que tendes o amargo por doce, e o doce por amargo" (Isaías 5:20).

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Um retorno ao Cavalheirismo? (by Pensadores Brasileiros)


Pessoal, ontem fiz uma grande descoberta, a qual me deixou realmente feliz e entusiasmada. Eu estava procurando algumas imagens relacionadas a cavalheirismo e, então, encontrei um blog. Pensadores Brasileiros. E quase não acreditei nas coisas que eram defendidas ali. Sinceramente, é tão difícil encontrar jovens brasileiros com o propósito de resgatar valores que foram perdidos na nossa sociedade "moderna", que encontrá-los causa um impacto imenso! =P Mas é um impacto muito positivo!

Por este motivo, estarei postando a vocês o primeiro texto que li neste blog, a respeito de cavalheirismo - um estilo de vida e um padrão de valores que está quase extinto em nossa geração e que, a meu ver, precisa ser urgentemente restaurado.

Dedico este post a todos os rapazes de nossa geração, especialmente os seguidores de Cristo. Que o Espírito Santo que habita em vocês possa estar trabalhando em suas mentes e corações e trazendo de volta à vida todas as virtudes de verdadeiros Cavalheiros - pois foi para viver esta Identidade que vocês foram criados!

Que o Senhor nos abençoe e continue guiando em todo o tempo!

A Paz!

.........................................................................

Um retorno ao Cavalheirismo?


Baseado no texto de Terrence Moore, em Agosto de 2001.
O cavalheirismo, um sistema rigoroso de regras morais e de costumes, por raro e atenuado que seja em sua forma atual, ainda retém um lugar significativo na memória do homem contemporâneo. Pode ser surpreendente que uma geração criada com um nível tão raso de disciplina possa se importar com o cavalheirismo - uma ética que encoraja o auto-controle sexual e o serviço dos homens em favor das mulheres.

Alguns jovens rejeitam a revolução sexual e as lutas das feministas para criar um mundo andrógino. Seus anseios mais profundos são por um mundo onde homens virtuosos respeitam e protegem mulheres recatadas.
Eis uma resposta típica de uma jovem à pergunta de exame "O sistema de costumes conhecido como cavalheirismo foi necessário na Idade Média mas é irrelevante hoje."
"O cavalheirismo parece, de fato, ter se tornado irrelevante hoje e isso é uma perda trágica para ambos homens e mulheres. As mulheres se recusam a exigir dos homens o padrão necessário para atingir a honra elegante que perdemos. As mulheres são desrespeitadas na sociedade de hoje porque não pedimos nada acima disso. Não há provavelmente nenhuma mulher que, em alguma parte de seu coração, não gostaria de ser levada na garupa de um cavalo por um cavalheiro em armadura reluzente, mas nós não mais admitimos isso. Nós somos ensinadas a nos declarar iguais aos homens em todos os aspectos e de que não precisamos de tratamento superior. Se as mulheres reconhecessem que o cavalheirismo era uma maneira de demonstrar respeito e devoção, e não condescendência, teríamos alguma esperança de recuperar esse sistem de virtude que foi perdido."
A questão é como mostrar as pessoas o caminho para essa conclusão e incentivá-las a agir com base nisso. A libertação da sexualidade vulgarizada e da androginia forçada começará somente quando os jovens se voltarem para a criação de um novo cavalheirismo. Em outras palavras, homens devem voltar a agir como homens e mulheres, como mulheres; e um certo padrão de decência deve governar suas relações.
Quando se pensa em se o cavalheirismo acabou, inicialmente se pensa em se os homens ainda abrem as portas para as mulheres ou se deviam abrir. Outras cortesias que os homens costumavam praticar, e que os jovens de hoje nunca viram ou ouviram falar, são tais como se levantar quando uma dama entra no recinto. As mulheres, com poucas exceções, sentem falta dos dias em que os homens agiam como cavalheiros.
Nossos bisavós deplorariam a prática moderna de usar chapéu (ou boné) à mesa: "Em meu tempo, uma dama não se sentaria à mesa com um homem que não tirasse o chapéu". Em épocas passadas, a sociedade reconhecia nas mulheres um talento natural para arbitrar as boas maneiras.
Até que pondo o comportamento não-cavalheiresco se tornou normal nos homens? Por exemplo, hoje em dia há uso inveterado de palavrões. É compreensível a relutância das mulheres que, naturalmente dispostas a agradar, não queiram perturbar as conversações corrigindo alguém, mas as mulheres podem incentivar a criação de um ambiente de cavalheirismo ao insistir para que os homens parem de usar linguagem de baixo calão, se necessário, deixando sua presença.
Mais do que apenas a má linguagem, as mulheres devem ter experimentado uma forma mais ameaçadora de indecência. A maioria não gosta de receber assovios, ou gritos, ou serem feitas de objeto de insinuação sexual. A cena típica de uma mulher na rua sendo chamada de dentro de um carro cheio de rapazes jovens. Nunca se sabe se essa manifestação pode avançar para algo mais perigoso, especialmente em certos lugares da cidade, à noite ou em ruas desertas.
Um rapaz jamais tem de se preocupar com um grupo de mulheres que esteja o cercando. Do ponto de vista de uma mulher, o ataque verbal, além de ser degradante em si, é sempre um ataque físico em potencial. Uma mulher sabe que um carro cheio de adolescentes, quaisquer que sejam suas intenções, pode agarrá-la sem que ninguém venha em seu socorro. Um homem jovem não tem preocupação equivalente. Assim, há uma diferença entre os sexos, e essa diferença requer um código de costumes específico por gênero, em vez de ser neutro em relação ao gênero.
O cavalheirismo foi muito importante na história da civilização ocidental. O cavalheirismo surgiu e foi implantado lentamente nos costumes em resposta à uma das mais graves crises na história do Ocidente: o total colapso da civilização depois da queda do Império Romano no século V D.C e depois do colapso do Império Carolíngeo, mais precário, no século IX. Jamais houve um período onde a vida normal fosse tão "solitária, pobre, terrível, brutal e curta". Não havia governo. Não havia força policial. As pessoas e suas propriedades estavam completamente à mercê de homens muito maus. Esses homens eram chamados de "jovens", em parte pela sua idade e em parte porque possuíam uma energia jovial e desrespeito por qualquer ordem antiga e estabelecida.
Esses jovens a cavalo vagavam em bandos e saqueavam qualquer vestígio de civilização que encontrassem: famílias, igrejas, fazendas, mercados. Como todos os rapazes, eles tentavam encontrar moças. Não tendo nenhum respeito ou decência, seu método era simples: tomavam para si qualquer mulher que encontrassem. Tomavam viúvas, esposas, filhas e até freiras, em qualquer lugar que pudessem encontrá-las. Os jovens homens não tinham noção de galanteio. Seu desejo pelo sexo oposto se expressava em violência sexual. Em suma, o comportamento dos rapazes durante aquela época não era muito diferente do comportamento das gangues de hoje em dia.
A solução para essa crise veio através de uma mudança gradual nos motivos e costumes dos cavaleiros armados. Homens estabelecidos, a Igreja, e as moças combinaram forças para domar as paixões desordenadas desses predadores violentos. A liberdade masculina se transformou em dever. Para se tornar verdadeiros cavalheiros, os rapazes tinham que se submeter a um conjunto elaborado de regulações conhecido como cavalheirismo, que os incluíam na ordem social e estabeleciam-nos em casamentos com belas e ricas herdeiras. Para se tornar um cavalheiro, os jovens tinham que se submeter a um regime de treinamento ético que os preparava para uma vida de serviço.
O elemento do perigo e do empreendimento era mantido em suas vidas já que eles tinham que proteger sua pátria e suas mulheres. A idéia de honra masculina surgiu disso. Se tornou desonrável para um homem forte intimidar ou agredir alguém fisicamente mais fraco. O ritual de exibição de cavalheirismo era os torneios. Nenhum outro evento permitiu aos jovens cavalheiros brilharem tanto quanto essa exibição de coragem e cortesia em combate diante dos olhos de donzelas ansiosas e seus pais criteriosos. O torneio não era simplesmente um jogo ou um esporte. As virtudes e habilidades marciais desenvolvidas preparavam os jovens para embates contra inimigos domésticos e externos nessa época sem leis. O respeito dado às damas garantia que a energia masculina jamais fosse empregada contra o sexo mais nobre, mas ao contrário, em sua defesa.
As jovens de hoje provavelmente podem sentir a situação das mulheres na Idade Média e, talvez, reconhecer que os costumes modernos estão se revertendo às condições pré-medievais. Apesar dos esforços das radicais feministas, androginistas e hiper-igualitaristas, e apesar de que provavelmente não tenham a menor idéia do que significa se tornar um homem, muitos rapazes desejam se tornar cavalheiros, algo mais do que garotos irresponsáveis ou "carinhas legais". Infelizmente, esse tipo de educação ética está totalmente ausente nas escolas, na cultura, e muito frequentemente, nos próprios lares.
Uma evidência desse anseio dos rapazes veio da fonte mais improvável: uma coleção de ensaios chamado "Entre Mães e Filhos" ("Between Mothers and Sons") cujas autoras são feministas, pacifistas, esquerdistas, mulheres dos anos 60. Apesar disso, essas mães descobrem em seus filhos algo que elas não ensinaram a eles: a natureza masculina. Uma das mães, Janet Burroway, descreve como ela encarou nervosamente as aventuras de seu filho com as idéias politicamente conservadoras e militares, e seu fascínio com as armas. Ela viu que as lições de costura que ela havia dado ao filho na esperança de torná-lo um pequeno feminista "foram postas em prática na costuras de cintos de cartucho de munição e roupa de camuflagem".
Em suma, mesmo até mesmo as várias mães feministas de hoje estão se descobrindo na situação da mãe de Sir Percival (das lendas da Távola Redonda), que nunca havia deixado seu filho ver um cavaleiro porque se um deles contasse a ele como era sua vida, seu filho desejaria se tornar um cavaleiro também. Na primeira vez que Percival viu os cavaleiros passarem na floresta, Percival soube que ele tinham que se tornar um deles. Quando sua mãe viu que seus cuidados não eram mais capazes de mantê-lo, ela apoiou Percival em sua decisão:
"Nobre filho, eu gostaria de ensiná-lo uma lição que você faria bem em ouvir, e se lhe aprouver lembrá-la, grande benefício lhe advirá. Você logo se tornará um cavaleiro, meu filho, se isso apraz a Deus, e eu aprovo. Se, próxima ou distante, você encontrar uma dama que precise de ajuda, ou uma donzela em perigo, não se obstenha de ajudá-la se elas pedirem; pois nisso está toda honra. Aquele que não honra as damas, perde sua própria honra. Sirva as damas e donzelas, e você receberá honra em todo lugar. Se você pedir um favor à alguma, evite ofendê-la e não faça nada que cause desgosto. Aquele que ganha um beijo de uma donzela receberá muito; se ela o permitir beijá-la, eu o proíbo de avançar além se, em minha memória, você dispor-se a respeitá-la... Nobre filho, fale com homens nobres e vá com eles; um homem nobre jamais dá mau conselho a aqueles que frequentam sua companhia. Acima de tudo eu rogo-lhe que entre na igreja e ministério e ore ao Nosso Senhor para que dê-lhe honra nesse mundo e conceda-o o modo de agir que chegue a um bom destino."
A mãe de Percival aprendeu que ela não podia negar a natureza de seu filho. As atuais tentativas de negar a natureza masculina se provaram nocivas à ambos homens e mulheres. A história do cavalheirismo nos ensina que os rapazes podem se tornar gentis, desde que eles possam fazê-lo em seus próprios termos, desde que a gentileza não reflita pusilanimidade, mas seja aliada à força e à honra.
No avanço dessas idéias o que está em jogo é a própria masculinidade dos homens. As mulheres podem perceber em que os homens podem se transformar e essa distante época do passado ainda pode se tornar novamente uma fonte de instrução viva. Atualmente há uma grande batalha cultural travada em cada esquina, cada escola e em cada família. É uma batalha pela decência. Em várias frentes, essa batalha está sendo perdida, mas ainda há tempo de virar.
Mais do que demonstrar interesse no cavalheirismo, os jovens podem começar a agir sob os princípios morais de sua natureza. Winston Churchill uma vez disse que a Segunda Guerra Mundial seria vencida pelo soldado desconhecido para que a batalha pela decência não fosse vencida por um grande pensador ou estadista ou mestre, mas que seria vencida por milhões de homens e mulheres comuns praticando seus deveres. O retorno do cavalheirismo requer que cada rapaz exercite sua coragem se tornando um cavalheiro e que cada moça exercite sua simplicidade em se tornando uma dama.
"Ser homem não é apenas uma questão de ser do sexo masculino e atingir uma certa idade. Esses são atos da natureza; ser homem é um ato de manter o caráter. Não é mais fácil se tornar um homem do que se tornar virtuoso. Na verdade, os dois são a mesma coisa. A raiz dessa palavra fora de moda, "virtude", é a palavra "virtus" em Latim, um derivado de "vir", ou homem. Como entendido por Aristóteles, virtude é uma "moderação" entre os extremos de excesso e deficiência. Muitas vezes, entre os jovens de hoje, os extremos predominam. Um extremo sofre de excesso de masculinidade, ou energias masculinas mal direcionadas e não refinadas. O outro extremo sofre de falta de masculinidade, uma total escassez do espírito masculino. Chamemo-los de bárbaros e bolhas. Esses dois tipos de erro são tão comuns que a prescrição para esses males pode ser reduzida a duas instruções simples: não seja um bárbaro, não seja um bolha. O que restar, ceteris paribus, será um homem."



- Terrence Moore -
Terrence Moore, ex-fuzileiro naval e professor de história, é reitor da Ridgeview Classical Schools em Ft. Collins, Colorado.

Mais textos sobre o cavalheirismo e até exemplos atuais podem ser encontrados em http://www.chivalrytoday.com/.
 
Link para a página original de onde o texto foi tirado: http://pensadoresbrasileiros.blogspot.com/2007/01/um-retorno-ao-cavalheirismo.html
 
[Não deixem de visitar o "Pensadores Brasileiros"! Vale à pena! :D ]
....................................................
 
Na esperança de que esta geração seja movida por estas verdades,

Aline