quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cristianismo sem auto-engano



Ed René Kivitz, pregando a respeito do amor*, falava que o verdadeiro amor está baseado no conhecimento e entendimento pleno de 4 aspectos: quem é você; quem é o outro; o que é o Amor; e qual o fim a que se chegará amando. Qualquer coisa que negligencie um destes aspectos, qualquer um destes conceitos mundanos que nos são ensinados a respeito do amor, na verdade tem mais de auto-engano do que propriamente de Amor. Somente se, sabendo quem você é, sabendo quem é o outro, compreendendo o que é o amor e aonde você chegará amando, sem fantasias ou ilusões, você resolve continuar amando, você verdadeiramente ama.

E hoje eu estava lendo o livro de Jeremias e pensando sobre quanto vivemos cercados por auto-engano em nossas vidas cristãs. Pior, o quanto, tantas vezes, gostamos de viver assim. Estive pensando sobre o entendimento que temos a respeito de nossas vidas enquanto cristãos, e o que isso significa. E percebi como gostamos de nos auto-enganar.

Quantos de nós, ao lermos as histórias de grandes homens de Deus, dos “heróis da fé”, não desejamos tanto ser como estas pessoas? Lemos suas biografias que falam sobre seus grandes feitos e sonhamos com a possibilidade de também sermos usados por Deus como eles foram. Lemos a Bíblia e todas as histórias dos grandes profetas, reis, discípulos, apóstolos da igreja primitiva, e todas aquelas coisas nos parecem tão grandes que parece que jamais poderiam acontecer conosco. Mas como gostaríamos de, pelo menos, ter conhecido aqueles homens – quanto mais ter sido uma destas pessoas! Não sei a respeito de vocês, mas como eu gostaria!

No entanto, normalmente nós focamos nossas atenções em uma parte da história destas pessoas, e negligenciamos outra. É como a leitura que temos das palavras de Paulo em sua carta aos Hebreus, capítulo 11, que fala sobre os “heróis da fé”, segundo retratam nossas Bíblias. Nos lembramos com tanta facilidade daquela pequena porção do versículo 38: “homens dos quais o mundo não era digno”, mas nos esquecemos de todo o restante. Então, ansiamos por viver uma realidade fantasiosa, ilusória, que existe apenas em nossas mentes – uma realidade sem preço, sem dor ou provação. E isso nunca foi Cristianismo – antes, é apenas auto-engano.

Ed René fala ainda, nesta mesma pregação sobre o amor, citando as palavras do Pe. Antônio Vieira: “Os homens não amam aquilo que cuidam que amam. Por quê? Ou porque o que amam não é o que cuidam, ou porque amam o que verdadeiramente não há. Quem estima vidros cuidando que são diamantes, diamantes estima e não vidros. Quem ama defeitos, cuidando que são perfeições, perfeições ama e não defeitos. Donde também se segue que amam o que verdadeiramente não há, porque amam as coisas não como são, senão como as imaginam. E o que se imagina, não é.”

E o mesmo paralelo acredito se aplicar aos nossos desejos em sermos cristãos. Se desejamos ser cristãos de acordo com os padrões existentes em nossas próprias mentes, e não segundo o padrão de verdade existente na Palavra de Deus – não é cristãos o que desejamos ser, é apenas um auto-engano. E como isso é nítido quando avaliamos a imagem que temos de nossos “heróis da fé”.

Na Bíblia, existem sempre aquelas pessoas que nós admiramos de uma forma singular. Aqueles homens aos quais olhamos e quase não acreditamos na possibilidade deles realmente terem existido enquanto seres humanos. Eles parecem mesmo os nossos “Super-heróis”. Na minha opinião, Paulo e Jeremias são dois destes homens – para não falar de muitos. Somente os seus nomes nos fazem pensar em padrões super elevados e em vidas as quais gostaríamos também de viver.

Mas, lendo a história de Jeremias e, depois, relendo algumas palavras de Paulo, fiquei pensando se nós realmente entendemos o que estes homens foram chamados a ser – e o preço que eles pagaram para viver o que viveram. Será que nós também pagaríamos o mesmo preço para ver acontecer em nossas vidas o que aconteceu nas deles?

Palavras de Jeremias:

“Eu disse: - Como é dura a minha vida! Por que a minha mãe me pôs no mundo? Eu tenho de discutir e brigar com toda a gente desta terra. Não emprestei dinheiro, nem tomei emprestado, e mesmo assim todos me amaldiçoam. [...] Não tenho gasto o meu tempo rindo e gozando a vida junto com outras pessoas. Por causa do trabalho pesado que me deste, fiquei sozinho e muito indignado. Por que continuo a sofrer? Por que as minhas feridas doem sem parar? Por que elas não saram?” (Jeremias 15:10,17-18 – NTLH – Versão para Jovens)

“Ó Senhor Deus, tu me enganaste, e eu fiquei enganado. Tu és mais forte do que eu e me dominaste. Todos zombam de mim, caçoando o dia inteiro. Cada vez que falo, tenho de gritar e anunciar: “Violência! Destruição!”. Ó Senhor, eles me desprezam e zombam de mim o tempo todo porque anuncio a tua mensagem. [...] Ouço as multidões cochichando: “Há terror-por-todos-os-lados.” E dizem: “Acusem Jeremias! Vamos denunciá-lo!”. Até os meus amigos mais íntimos esperam que eu tropece. Eles dizem: “Talvez ele caia numa armadilha, então nós o pegaremos e nos vingaremos.” ( Jeremias 20:7-8, 10 – NTLH – Versão para Jovens)

Palavras de Paulo:

“Até a presente hora, sofremos fome, e sede e nudez; e somos esbofeteados, e não temos morada certa, e nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos” (I Coríntios 4:11-13–Versão Revista e Atualizada)

Sobre os “heróis da fé”: “Outros foram torturados até a morte; eles recusaram ser postos em liberdade a fim de ressuscitar para uma vida melhor. Alguns foram insultados e surrados; e outros, acorrentados e jogados na cadeia. Outros foram mortos a pedradas; outros, serrados pelo meio; e outros, mortos à espada. Andaram de um lado para outro vestidos de peles de ovelhas e de cabras; eram pobres, perseguidos e maltratados. Andaram como refugiados pelos desertos e montes, vivendo em cavernas e em buracos na terra.” (Hebreus 11:35-38 – NTLH – Versão para Jovens)

Não cito estas palavras para dizer que não vale à pena desejarmos ser como estes homens, ou sonharmos em sermos, também nós, “heróis da fé”. Pelo contrário. Cito estas palavras para que possamos ser libertos do auto-engano que possa existir em nossas mentes e corações, que nos faz acreditar que existe cristianismo sem preço, que existe glória sem dor, que existe serviço sem abnegação, sem provações, sem sofrimentos. A Bíblia é clara ao nos mostrar que não é assim! Nosso Senhor e Salvador precisou ser humilhado pelos piores pecadores e morto em humilhação para cumprir a sua missão, nos revelar o amor do Pai e nos redimir de nossos pecados. Existe um preço, e não podemos fingir que ele não existe.

E estas coisas não nos foram escritas para nos desanimar, mas para nos alegrar quando for também a nossa vez de passar pelo fogo, de sermos provados para, então, sermos aperfeiçoados. Palavras e histórias de grandes homens que foram usados por Deus, apesar de perseguidos, caluniados, injustiçados, apesar de carregar ansiedades, sofrimentos, fardos pesados, apesar de também duvidarem e sentirem medo. Eram homens, como nós. Como diz Paulo: “Eram fracos, mas se tornaram fortes” (Hb. 11:34).

Homens que, depois de todas estas palavras de dor e sofrimento, também ouviram ou entenderam outras palavras, como estas:

“ O Senhor respondeu: - Se você voltar, eu o receberei de volta, e você será meu servo de novo. Se você disser coisas que se aproveitem e não palavras inúteis, você será de novo meu profeta. O povo voltará para você, mas você não deve voltar para eles. Farei com que você seja para este povo como um forte muro de bronze. Eles lutarão contra você, mas não conseguirão derrota-lo, pois eu estarei com você para protegê-lo e salvá-lo. Eu o livrarei das mãos dos perversos e o libertarei do poder dos violentos. Eu, o Senhor, falei” (Jeremias 15:19-21 – NTLH – Versão para Jovens)

“Mas tu, ó Senhor, estás comigo e és forte e poderoso. [...] Assim, ó Senhor Todo-Poderoso, com justiça tu nos pões à prova, pois sabes o que está na nossa mente e no nosso coração. [...] Cantem ao Senhor Deus, louvem o Senhor porque ele livra os pobres do poder dos maus.” (Jeremias 20: 11a, 12a, 13 – NTLH – Versão para Jovens)

“ O mundo não era digno deles! [...] Assim nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós. Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus. Pensem no sofrimento dele e como suportou com paciência o ódio dos pecadores. Assim, vocês, não desanimem, nem desistam.” (Hebreus 11:38; 12:1-3 – NTLH – Versão para Jovens)

“Porém nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós. Muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados. Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. Às vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos. Levamos sempre no nosso corpo mortal a morte de Jesus, para que a vida dele seja vista neste nosso corpo mortal. [...] Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia. E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento. Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre.” (II Coríntios 4: 7-11, 16-18 - – NTLH – Versão para Jovens)

A verdadeira fé cristã é aquela que, tendo entendido o fim a que chegaremos vivendo-a, continuamos ansiando por vivê-la – pois conhecemos as promessas que nos foram feitas, e estamos certos de que essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória muito maior! E, com isto, ainda nas lutas e tribulações, podemos nos alegrar! Ainda que nosso corpo se desgaste, nosso espírito se renova dia a dia! Pois nossos olhos estão fixos nAquele que é fiel e justo para cumprir suas promessas!

Conhecendo o caminho que somos chamados a trilhar e regozijando-nos nele, assim somos verdadeiros cristãos. Felizes pela graça e honra de padecermos neste mundo por amor a Cristo. Alegres por saber que podemos lutar o combate que nossos “heróis-humanos” também lutaram – o combate que nosso Rei e Salvador, Jesus Cristo, também lutou. Pois não há maior graça do que esta a cada um de nós, pecadores e tão cheios de falhas. Não há maior dignidade do que nos assemelharmos a Cristo em suas dores.

Assim, ainda atribulados, não desanimamos, não desistimos, não voltamos atrás, não nos desesperamos.

E termino com as palavras de Pedro, que tanto têm ensinado ao meu coração nestes dias:

“Meus queridos amigos, não fiquem admirados com a dura prova de aflição pela qual vocês estão passando, como se alguma coisa fora do comum estivesse acontecendo a vocês. Pelo contrário, alegrem-se por estarem tomando parte nos sofrimentos de Cristo, para que fiquem cheios de alegria quando a glória dele for revelada. Vocês serão felizes se forem insultados por serem seguidores de Cristo, porque isso quer dizer que o glorioso Espírito de Deus veio sobre vocês. [...] Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo porque vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos na fé estão passando pelos mesmos sofrimentos. Mas, depois de terem sofrido por um pouco de tempo, o Deus que tem por nós um amor sem limites e que chamou vocês para tomarem parte na sua eterna glória, por estarem unidos com Cristo, ele mesmo os aperfeiçoará e dará firmeza, força e verdadeira segurança. A ele seja o poder para sempre! Amém!” (I Pedro 4:12-14; 5:7-11 – NTLH – Versão para Jovens)

Tendo descoberto o fim a chegaremos seguindo a Cristo, continuemos seguindo-O.

Que o Deus de toda a graça fortaleça a cada um de nós, Seus filhos, a permanecermos na batalha. Amém.


--------------------------------------------
*Pregação completa de Ed René Kivitz sobre o auto-engano e o amor em: http://www.4shared.com/audio/je3yafDp/Famlia_A_histria_de_ns_dois_O_.html

Nenhum comentário: