quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Família... Prioridade?


Gostaria de postar a vocês um texto que acabei de ler, no penúltimo número da Revista MCM Povos, e que me chamou muitíssimo a atenção. Interessante que estava conversando sobre esse assunto com um amigo há apenas alguns dias atrás, e cá ele está novamente: "Família, Minha Prioridade".

Essa é uma frase tão comum dentro do meio cristão em geral, mas não acho que podemos chegar numa conclusão tão firme assim avaliando a prática ao nosso redor. Não duvido que a maioria das pessoas que afirmem que a família deve ser a nossa prioridade depois do Reino de Cristo, o nosso "Primeiro Ministério", seja sincera em sua convicção ou entendimento sobre esse assunto - mas a verdade é que a família tem sido exatamente, no decorrer de toda a história da igreja e dos grandes homens de Deus, uma das áreas mais afetadas por nossa dedicação ao "ministério" - especialmente no caso dos homens.

Lembro que em algum momento da minha vida, olhando pras realidades das famílias de alguns pastores ao meu redor, cujos filhos eu conhecia ou tinha alguma proximidade, cheguei à conclusão de que não me casaria com um pastor - porque queria ter um esposo e um pai em minha casa. E essa foi uma triste conclusão. Mas o fato é que a ausência dos líderes e pastores de suas casas é muito mais freqüente do que gostaríamos de acreditar.

E é sobre isso que este texto fala. Não precisamos de teorias e convicções - precisamos de prática. Minha esperança é que possamos compreender essa realidade, e também como nós mesmos somos falhos e passíveis a ela e, através dessa compreensão, nos preparar para lutar contra ela da melhor forma que pudermos. Que o Espírito Santo nos ensine quais são as armas para combater isso.

...............................................................................................

Família, Minha Prioridade

"Outro dia presenciei uma cena que modificou radicalmente minha vida. Foi num café com pastores onde estaria ministrando um preletor muito conhecido e respeitado.

Começamos a reunião, ele falava o quanto era muito ocupado e que muitas vezes não tinha tempo para almoçar com a família em casa, nem podia se dar ao luxo de encontrar os amigos e quando eles queriam encontra-lo, tinham de ir até ele. Seus olhos estavam marejados, achei até que vi uma lágrima. Bobagem minha pensei, este irmão jamais iria demonstrar este tipo de emoção nestas circunstâncias, especialmente na frente de tantos pastores reconhecidos aqui na cidade.

Mas durante o desenrolar de sua palavra ele começou a chorar copiosamente e já não conseguia mais falar. Fiquei imaginando o que poderia estar afligindo de forma tão significativa aquele homem. Supus que ele tivesse sido ferido por alguém profundamente, ou feito alguma coisa que tivesse prejudicado alguma pessoa realmente de maneira marcante.

Depois de se conter enxugando as lágrimas ele disse:

“Meu filho vai se casar amanhã”, disse com voz embargada e visivelmente constrangido, “e só agora a minha ficha caiu. Eu fui um tremendo ativista e agora percebo que mal o conheci. Conheço tudo sobre o ministério, aconselhamento de casais, a igreja e tantas outras coisas, mas mal conheço meu próprio filho. Dediquei todo o tempo a crescer ministerialmente e esqueci de me dedicar à minha própria família. Ele vai se casar amanhã, eu nem sei de que cidade é a minha nora e por vezes troco o nome dela...”. dito isso voltou a chorar de tal modo que não pôde continuar.

Voltei para casa, arrasado. Aquela história trágica me consumiu por muitos dias. Prometi a mim mesmo e à minha esposa que nunca seria um pastor assim, mesmo que isso comprometesse o meu ministério.

Eu cresci vendo a igreja ensinar que a família deve ser a primeira depois de Deus na escala de prioridades da vida, mas a grande dificuldade está realmente no priorizar. Como priorizar a família?

A questão é justamente essa. Se você, como eu e a maioria das pessoas tem que “conciliar” família com amigos, trabalho, ministério e igreja, é imprescindível determinar quem vai ser priorizado, antes das inevitáveis crises. Quem você vai colocar em primeiro lugar? Fazendo assim você nunca terá que lutar com difíceis decisões da lealdade ou do compromisso, ou da responsabilidade, ou da imagem, pois a opção foi feita. “Minha família vai continuar em primeiro lugar”!

Não se esqueça: “priorizar” não tem aliança nenhuma com o “conciliar”. Sempre que você conciliar, uma das partes conciliadas vai ter que sofrer o dano.

Colocar a família em primeiro lugar no mundo secular tem um custo muito alto e no meio cristão, talvez em alguns casos, é quase impagável. Implica menos prestígio e projeção ministerial, reconhecimento e até perdas financeiras. A igreja não vai entender sua opção e provavelmente vai rotulá-lo. O que nos consola é lembrar uma frase que li em algum lugar: “Nenhum sucesso ministerial compensa um fracasso no lar”.

O verdadeiro “sucesso” é ter filhos crentes, ajustados, longe das drogas, é saber que meus filhos vão se casar com pessoas que conheço, porque me relacionei e aprovo. De que adianta construir ser um pastor bem-sucedido e depois chorar na frente de um monte de colegas que me viam como referência, porque não conheço sequer o meu próprio filho?

Muitas vezes lutamos com nossa família, quando na verdade, deveríamos lutar por ela e não permitir que o mundo e o engano do ativismo nos trague. Ser um referencial de Jesus em nosso lar agrada muito mais ao Senhor do que grandes coisas que possamos fazer no Nome Dele."


Pr. Omar Mendes (Diretor do Centro de Formação e Capacitação de Obreiros – CFCO/MCM)

Revista MCM Povos – Ano 2 / 17ª Edição / Junho de 2010 / Págs 68 e 69



3 comentários:

Anônimo disse...

Hola mi amiga!
I have not heard from you in a long time, and I hope you are doing alright!
Shalom! ;)

Anônimo disse...

Aline, preciso "falar" com você a respeito desse post, mas não tenho mais seu email, será que você pode me enviá-lo respondendo a esse comentário? Bjos, Joyce de BH.

Aline Ramos disse...

Hi, Jocelyn!! You're right, I'm really absent from facebook and lots of things... I'm sorry! But thank you so much for your visit! It's all right here, always searching and walking in God's ways! And about you? How are you and your family? Hugs to you! ;)

.........................

Oi Joyce!!
Oh, estou com um e-mail do blog, pode mandar pra ele: sonhandonacontramao@hotmail.com
Meu e-mail mesmo é alineramos@hotmail.com

Beijos, querida! Deus te abençoe!