domingo, 23 de maio de 2010

Igreja: a Graça e o Poder da Identificação




“Ora, vós sois o corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.” (I Co. 12:27)


Eis um grande presente que tenho recebido de Deus nas últimas semanas: a descoberta (ou redescoberta) do sentido e valor de Sua Igreja aqui na terra. E mais do que isso: a graça de poder me sentir parte dessa Igreja!


Através da internet, tenho tido a dádiva de conhecer tantas pessoas lindas. Grandes homens e mulheres de Deus, pessoas que desejam de todo coração viver para honrar e glorificar ao Senhor, pessoas que têm buscado conhecer a vontade do Pai e vivê-la integralmente, pessoas que têm sido instrumento de Deus para me fortalecer e estimular a continuar na luta. Muitas, graças a Deus! Esse tem sido um grande presente de Deus em minha vida mesmo! Nunca pensei que através da internet eu poderia ser tão edificada, e mesmo confrontada, e pudesse aprender tanto com pessoas que nunca vi ou conheci pessoalmente. Meus pais e minha irmã, inclusive, sempre me chamam a atenção pela valorização que acabo dando às coisas ou comunicações através da internet, sobre quanto isso é inseguro e perigoso. Entendo isso, mas a verdade é que é através desse meio que tenho recebido o bálsamo de Deus, e o Seu estímulo e força, em grande parte das minhas lutas.


E uma das principais influências positivas que tenho recebido no Senhor através da internet tem vindo de uma galera meio doida que mora lá no Rio de Janeiro, mais especificamente em Volta Redonda! =P É a galera mais doida que eu já conheci, começando do pastor! Aliás, sempre falo dele aqui, famoso “Jeff Fromholz”! rs... O cara é doido, mas é o cara que mais admiro como líder e homem de Deus aqui no Brasil. Uma das principais referências pra minha vida cristã. Se você estiver acostumado com uma pregação cristã bem contida, tradicional e cheia de regras “religiosas”, provavelmente vai se chocar ao ouvir a pregação do Jeff. No entanto, admiro a coragem que ele tem em defender a verdade – doa a quem doer. Isso é muito bonito e encorajador, especialmente numa realidade tão relativista como temos vivido. Precisamos de pessoas que defendam a Verdade e a ensinem com fidelidade. E isso faz com que eu tenha uma admiração muito grande pelo Jeff e pela galera da “180°” (o nome da igreja deles).

 
Já acompanho o que Deus tem feito no meio dessa galera há bastante tempo, principalmente através do site do GB (Geração Benjamim) e do blog de dois rapazes da 180°, o Crescendo e Compreendendo, do Lucas e do João Vitor. E, nas últimas duas semanas, tenho tido a oportunidade, pra não dizer a felicidade, de estar tendo um contato maior com eles. Tenho tido a oportunidade de acompanhar alguns cultos e pregações da 180° por celular, ligando pra um dos meninos de lá (o Lucas – valeu Lucas!! :D). Tem sido uma coisa muito doida, só Deus mesmo pra dar essas idéias malucas pra gente né!! hehehe... Mas é o Senhor nos mostrando que não existe distância para a comunhão de Seu Corpo. Esses têm sido momentos incríveis, algo tremendo mesmo na minha vida, principalmente no que diz respeito a duas coisas: a compreensão de que somos o CORPO DE CRISTO neste mundo e a identificação que tenho podido ter com cada membro desse Corpo.

 
Cada vez que tenho a chance de estar participando de um culto ou um momento de ensino, ainda que por celular, junto com aquela galera reunida buscando a Deus juntos, sinto a enorme felicidade de conhecer essa pequena parte do Corpo de Cristo, e de estar caminhando junto dela. Interessante é pensar que a igreja deles é SUPER pequena, segundo o Lucas, tem uns 20 membros, apenas umas 5 ou 6 famílias. E fico pensando nisso cada vez que to ouvindo um culto deles, tentando imaginá-los juntos lá. Mas, o mais lindo disso é pensar que, ainda que sejam tão poucos se comparados às imensas igrejas que vemos em todo canto hoje, eles são a IGREJA DE CRISTO – e que diferença essas poucas pessoas, e essa igreja tão pequena, faz e ainda irá fazer na história dessa terra – porque eles são parte da Noiva aqui nessa nação! Cara, eu piro pensando nisso! Pensando em como o Senhor escolhe as coisas pequenas, e age através delas, uma igreja sem pompa, sem uma imensidão de pessoas, mas uma igreja Verdadeira: a real Igreja de Jesus. Lindo! Fico encantada de pensar em cada uma daquelas pessoas, referências pra mim, caminhando dia após dia, em suas vidas “normais” neste mundo, e lutando pelo Evangelho! Como é maravilhoso encontrar membros do Corpo de nosso Senhor, reconhecer essa identidade neles e poder conviver com eles e regozijar nisso!


Outra coisa que tenho aprendido nessas experiências: eles são pessoas de verdade!! hehehe... Parece meio brincadeira falar isso, mas como é bom descobrir isso em nossos irmãos, especialmente naqueles que temos como referências pras nossas vidas. Descobrir que eles são pessoas como nós, feitos do mesmo material que nós, que tem as mesmas lutas que temos, que também caem, também têm dificuldades, também sofrem em sua jornada como Cristãos nesse mundo... que eles não são perfeitos! De verdade, isso tem trazido um certo alívio pra minha vida de alguma forma, porque posso olhar pra essas pessoas às quais admiro tanto e ver que não são elas que estão fazendo nada – mas é o Senhor! Que não são as nossas forças, as nossas capacidades, nossas virtudes ou dons que fazem de nós qualquer coisa boa que possamos ser – é Deus, é a Sua Graça sem fim! É somente nEle que podemos ser tudo o que somos de bom nesse mundo. E, ao ver as falhas e dificuldades dessas pessoas que tanto considero, posso ter a esperança de que, ainda com todas as minhas falhas, com todas minhas lutas e quedas, o Senhor também pode chamar a mim e usar a mim – pela Sua Graça e pelo Seu Poder! É na nossa fraqueza que o Poder e a Perfeição dEle se manifestam. Que bom saber que nós somos feitos do mesmo material, que somos uma só coisa, que somos todos tão parecidos, que enfrentamos as mesmas batalhas, que não sou só eu que me sinto fraca, sem forças e sem coragem de vez em quando, mas que o Senhor permanece conosco, e que Ele não desiste de nós em função de todas essas coisas.


Identificação. Tenho podido, mais uma vez, me identificar como parte desse Corpo maravilhoso de nosso Senhor que está distribuído em toda a terra. Me identificar com suas batalhas, dores e provações, bem como com seus sonhos e anseios. E, nisso, tenho visto e compreendido uma verdade: a Unidade do corpo. O mesmo Espírito que habitou em Jesus, habita em CADA UM de nós que temos recebido a graça e a salvação de Deus, em Cristo.


“Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre TODOS, age por meio de TODOS e ESTÁ EM TODOS.” (Efésios 4:4-6)


Nisso, podemos olhar uns aos outros e entender que todos fazemos parte de uma só coisa. E, assim, vivemos a Unidade sobre a qual Jesus orou ao Pai em João 17. Como é bom poder me alegrar com meus irmãos, ainda que nunca os tenha visto. Aliás, como é bom pensar neles e compreendê-los como meus IRMÃOS. Tenho experimentado a realidade dessa palavra. Sim, nós somos IRMÃOS. E como é bom poder orar por eles, pedir a Deus por suas dificuldades, pela renovação de sua fé, e, dessa forma, poder lutar ao lado deles. Isso é ser IGREJA. E é assim que devemos viver.


“Para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.” (I Co. 12:25-26)


E isso se estende a todos nós, a cada um de vocês, meus irmãos e irmãs em Cristo que tem estado por aqui, lutando o Bom Combate junto comigo através do blog, da internet e tudo mais.


Peço a Deus a graça de poder viver isso aqui também, em minha cidade, encontrar aqui os Filhos de Deus, meus irmãos, e estabelecer com eles essa aliança em amor e em igual cuidado uns aos outros. Confesso que isso me faz muita falta. Mas sei que o Senhor está no controle e que Ele nos colocará juntos aqui também, e eu aprenderei mais sobre servir ao corpo através do cuidado com meus irmãos aqui de perto. Quanto preciso aprender sobre essa vivência de Igreja, de serviço aos outros, de paciência com as falhas dos outros e diferenças entre nós, de amor incondicional. Infelizmente, talvez vocês saibam, tenho estado durante um tempo bem prolongado, uns 6 meses a 1 ano, sem congregar em uma igreja – e, assim, sem ter essa comunhão pessoal e constante com meus irmãos em Cristo. E através disso quantos enganos acabaram penetrando meu coração: o orgulho, o individualismo, o julgamento, o ego, a vaidade e tantas outras coisas. Olhando pra todos esses frutos, percebo a importância imensa de IGREJA: estarmos juntos como Corpo de Cristo, juntos como irmãos, como companheiros de luta, fortalecendo-nos uns aos outros, aprendendo uns com os outros, com suas virtudes e também com seus defeitos... e isso é algo que espero muito voltar a viver!


Enquanto isso, apenas agradeço a cada um de vocês, meus irmãos em Cristo, que tenho tido a oportunidade de conviver e de ter como exemplos e como fontes de fortalecimento através da internet. Como é bom saber que estamos lutando o Bom Combate juntos! Saber que somos falhos, cheios de defeitos, pecadores, mas que estamos no Senhor, e é aí que está a nossa força! Que grande bênção vocês são em minha vida!

 
E fica meu abraço especial aos meus “manos” de Volta Redonda! Amo-os em Cristo! Daqui há 60 dias to chegando aí com vocês pra comungarmos de todas as promessas de nosso Senhor juntos! Que grande tempo será!!! Glorifico a Deus por tudo que tenho aprendido com vocês! Valeu, Guerreiros!!! :D


Com muito amor e muita felicidade em descobrir-me e descobri-los Corpo de Jesus...

Me! ;)

4 comentários:

Agata Larsen disse...

Hei graça e paz!
Como estás princesa de Jesus?
Gostei muito de ler o teu artigo, pois de facto, a Igreja é uma família! Família que nos ama, apoia, ora por nós, serve-nos...eu pessoalmente tenho recebido muito desde o dia que entrei na igrejas comecei a congregar. Mas apesar de ser muito bom receber, melhor é dar! Servir com os dons e talentos que Deus nos tem emprestado.

A minha igreja também é pequenina, tem cerca de 30 discípulos do Senhor, mas é uma bênção, pois conhecemos todos pelos seus nomes, conhecemos as suas dificuldades e alegrias e podemos orar todos juntos uns pelos outros. O importante é vivermos em unidade e onde quer que estejamos (numa igreja pequena ou grande) sermos canal que glorifica a Deus!!

O meu conselho é que não deixes jamais de congregar, pois é na unidade (apesar das diferenças) que somos aperfeiçoados à imagem de Cristo. É nas diferenças que aprendemos a amar incondicionalmente (como disseste) e a servir. Eu sei que existe alguma congregação que necessita da tua ajuda na obra! O reio de Deus precisa de ti =) Beijinhos amada.

Aline Ramos disse...

Ohhh.. que linda!! Obrigada pela preocupação, Ágata!! Realmente preciso voltar a congregar, estar pessoalmente com os irmãos e andar ao lado deles... creio que isso já está começando a acontecer... Então, ore por esse novo direcionamento de Deus na vida de sua mana tá? ;P

Beijos, Princesa!!
(QUando é que você vem aqui no Brasil com a gente hein?? rsrs)

Agata Larsen disse...

Amada, eu tenho orado pela tua vida e por essa causa. Que o Senhor direccione-te para a congregação onde Ele te quer fazer crescer e usar!!

Pois é, quem sabe um dia se não vou ai passear hehe ;) seria bom estar uns dias ai contigo hehe. Ás vezes fico a pensar que se morasses aqui em Portugal, convidava-te para passares um fim de semana na minha casa e depois de madrugada oravamos juntas!! Seria tão bom :D

Aline Ramos disse...

Ohhh... x)
Sim.. seria um momento excelente mesmo!!! Esse compartilhar entre irmãs, ou entre amigas mesmo, é algo maravilhoso!! Mas creio que um dia ainda vamos nos encontrar!! ;) Vamos poder louvar e buscar ao Senhor juntas ainda... se não for aqui, será no Céu!! \o/

Obrigada por suas orações!!
Muitos beijos!! ;)