sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Desigrejados e o crescimento dos blogs cristãos...

Gostaria de indicar uma pesquisa muito boa realizada pelo Genizah a respeito do crescimento de pessoas que dentre o grupo dos "desigrejados", "desviados" e "evangélicos não praticantes", discutindo sobre alguns aspectos relacionados a isso e, dentre eles, sobre a procura dessas pessoas pelos sites e blogs cristãos, em especial os apologéticos, os quais têm apresentado um crescimento também muito grande.

Queria destacar alguns parágrafos do texto do Genizah sobre os blogs cristãos apologéticos e sua missão e aplicação nas vidas dessas pessoas. Eu mesma já fui uma dentre este grupo de "desigrejados", durante mais de um ano, e estes blogs e sites cristãos foram o caminho usado por Deus para abrir meus olhos sobre os absurdos pregados por tantas igrejas ditas evangélicas em nosso país, mas também sobre a Sã Doutrina da Palavra de Deus e onde procurá-la. Hoje, pela Graça infinita de Deus, manifesta através desta obra realizada via internet, finalmente encontrei uma Igreja Cristã Genuína, centrada na Palavra e viva através dela (em meu caso, uma igreja Batista Tradicional), depois de períodos em que quase desisti dessa busca.

Que possa ajudar outras pessoas em situações semelhantes - decepcionadas com falsas igrejas, falsas doutrinas e falsos líderes... A Igreja do Senhor Jesus Cristo não está morta! Ainda há esperanças!

Que a graça e a paz do Senhor Jesus conduzam nossos caminhos.

..............................................................................

Trechos do texto do Genizah (link do texto completo ao final do post!):

"Os sites e blogs apologéticos apontam as feridas da Igreja, os absurdos. Contudo, também tratam da Glória de Deus. E também de teologia, evangelismo, missões, prática cristã, humor cristão e muito mais. São todos assuntos que interessam a quem está na Igreja institucionalizada e a quem não está, mas ama a Cristo. E, vendo por este lado, faz até muito sentido que os irmãos que estão feridos sintam-se atraídos por sites que tratam das “armadilhas” da Igreja moderna de forma direta e sem hipocrisia. Os sites apologéticos tratam dos bandidos e de suas armas, que um dia foram usadas para ferir estes irmãos. Rever o processo do engano e perceber que há o “lado A” neste disco horripilante é consolo e incentivo.
 
Os blogs e sites apologéticos cresceram muito nestes dois últimos anos, na proporção do aumento dos feridos nesta guerra entre a sã doutrina e a heresia. Contudo, ao contrário de reafirmar a decepção e aumentar a ferida, o que vemos, e constatamos, na pesquisa por e-mail, é que os blogs apologéticos têm ajudado na cura das pessoas. Muitos buscaram outras denominações (com doutrina mais ortodoxa fundamentada na Palavra) ou mesmo igrejas em suas denominações atuais onde a Palavra é o centro e não há lugar para o espetáculo e a profetada. Enfim, onde não se coloca na boca de Deus promessas que nunca foram feitas. Desta forma, muitos irmãos voltam à comunhão.

Os blogs apologéticos servem para expor a ferida, rir da ferida (no nosso caso em especial), indicar o que é bom. Muitos irmãos decepcionados achavam que Igreja era aquilo que viviam no G12, MIR12, na fogueira santa de Israel, nas doutrinas de apóstolos empresários, nos moveres e atos proféticos, nas sementes e unções financeiras, e outros negócios gospel.

Outros tantos entenderam que não foi a sua vida de pecado, ou sua falta de fé que os relegaram a uma vida de decepção e ausência de conquistas. Pode-se dizer, os blogs apologéticos funcionam como vacina, inoculam a praga para propiciar a benção bereana. No primeiro momento, o irmão machucado entra, sente raiva do que vê, responde com um chavão do tipo “não toque no ungido” ou "não devemos julgar", mas lê. Com o tempo entende o sentido de tudo. Abre os olhos (alguns nos esculacham bastante antes, claro. Risos).
 
[...]

Na prática, o desigrejado poderia seguir imitando a Cristo, portando sendo cristão, não fosse um pequeno detalhe, risos: Como ser cristão sem o “outro”? Sem a comunhão?  Sem o culto ao Pai, o louvor? O discipulado? Creio ser muito difícil, mas a questão é nevrálgica. Obvia para mim, mas não para todos. Deixemos o tema para outra oportunidade. O que nos interessa é tentar lançar bases para outros esforços. Penso que devemos olhar esta multidão de irmãos afastados da comunhão, a maioria esfriando na fé (feridos, machucados) e, no entanto, buscando a Cristo e algum tipo de comunhão, em sites e blogs apologéticos como uma oportunidade de:

• Reflexão sobre erros cometidos no apascentar das ovelhas, se somos líderes, pastores, bispos, etc.

Consideração acerca destas doutrinas antropocêntricas, em especial a confissão positiva, que é maligna, pois é uma fábrica de desilusões, desvia a atenção da Cruz para causas mundanas e ainda transforma questões normais da vida em sentimento de inadequação sério, ou desilusão com o Espiritual.

• Reflexão sobre a forma como orientamos o ambiente da comunidade, em especial, se incentivamos o amor entre os membros ou a competitividade.

Consideração sobre as bases e fundamentos no ensino da Palavra  aos membros, sem as quais os mesmos ficam sujeitos a ventos de doutrinam ou a fraqueza na tribulação, pois desconhecem as promessas que podem lhes confortar.

• Repensar os modelos de comunhão à luz da tecnologia de informação.

Pensar no papel crucial da Escola Bíblica Dominical. Seria este o ministério mais importante da sua comunidade, ou a EBD perde fácil em popularidade para o ministério da cantina, do louvor, social, etc.?

• Reflexão e planejamento na direção de trazer estes irmãos para a comunhão.

Reflexão sobre o caráter profético da nossa missão na internet cristã, lembrando que devemos sempre de nos manter no espirito de Jeremias 1: Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares. "


Link para o texto completo publicado pelo Genizah: http://www.genizahvirtual.com/2010/12/desigrejados-desviados-e-evangelicos.html

Nenhum comentário: