quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Jesus está Voltando! (Mas e a Bíblia?)


Está noite eu estava estudando a Bíblia (mais especificamente os livros de Atos dos Apóstolos e carta de Paulo aos Romanos), e fiquei simplesmente perplexa, abismada e impressionada (pra não dizer inconformada) com a cegueira na qual vivi durante tanto tempo de minha vida cristã!

Não estou falando do tempo em que eu não conhecia o Senhor, em que eu vivia deliberadamente segundo a minha própria vontade e não queria saber de abrir mão dela. Estou falando dos 4 anos desde que decidi seguir os passos de Jesus e mudar de vida, estando dentro de igrejas cristãs.

Não posso acreditar em quanto tempo eu perdi na ignorância quanto à Palavra de Deus! Em quanto tempo perdi "correndo atrás do vento", achando que estava "andando atrás de Jesus". Quanto tempo, energia, dedicação atrás do "Show Gospel Abençoado!", do "cantor que é uma benção!", do "Congresso de Avivamento" ou "Encontro de Profetas"... Quanto tempo eu deixei de Conhecer a Verdade e procurei por coisas de homens!

Eu estava sendo enganada - não por homens ou igrejas (porque a maioria deles próprios também estão sendo enganados continuamente), mas por uma armadilha, um plano muito bem traçado do próprio Satanás e seus anjos para imobilizar o Povo de Deus. Nos fazer perder tempo - este é o plano de Satanás! Por quê?

Porque o Tempo do Fim está se aproximando cada vez mais. Jesus está voltando. Você acredita nisso? E o que temos feito, então? Como temos nos preparado pra isso? Com músicas do mais novo "cantor gospel abençoado"? Com as mais novas e belas coreografias e idéias geniais para encher a igreja de pessoas? Com lágrimas, desmaios, "línguas estranhas", saltos e "gritos de alegria"?

A Bíblia nos fala claramente o que acontecerá nos últimos tempos:

"Vi emergir do mar uma besta (...). E deu-lhe o dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade. Então, vi uma de suas cabeças como golpeada de morte, mas essa ferida mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta; e adoraram o dragão porque deu sua autoridade à besta (...)" (Apocalipse 13:1-4)

"Vi ainda outra besta emergir da terra (...). E faz grandes sinais, de maneira que até fogo fas descer do céu à terra, à vista dos homens. E seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta" (Apocalipse 13: 11, 13, 14)

"Vede que não sejais enganados; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu! E também: Chegou a hora! Não os sigais!" (Lucas 21:8)

"Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados. (...) porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos" (Mateus 24: 22, 24)

{...}

O que vemos em todos esses relatos bíblicos do Fim dos Tempos? Grandes Sinais, Maravilhas, Curas, Milagres, Coisas Sobrenaturais... Isso não soa um pouco parecido com o que as IGREJAS andam pregando em nossos tempos? Não parece com aqueles anúncios e faixas na frente das igrejas, para chamar a atenção das pessoas? Acaso não temos sido treinados a correr atrás dessas coisas, achando que, dessa forma, estamos correndo atrás de Deus? Mas vamos observar muito bem de onde todas essas coisas provém nestes textos, e qual o OBJETIVO delas.

ENGANO! Essa é a palavra que define o fim dos tempos! A besta virá para seduzir e enganar a humanidade e, se possível, os próprios eleitos! "Vede que não sejais enganados"!

Como nós faremos isso? Você tem alguma idéia? João, no livro do Apocalipse, nos dá a resposta:

"Aqui está a perseverança dos santos, os que guardaram os mandamentos de Deus e a fé em Jesus" (Apocalipse 14:12)

BÍBLIA, meus irmãos! PALAVRA DE DEUS! AS SAGRADAS ESCRITURAS! Somente nela nós poderemos conhecer a Verdade de Deus e segui-la, e nos mantermos firmes e fortes contra o engano que virá sobre toda a humanidade! Bíblia! Porque é nela que está escrita a nossa história: o que já foi, o que estamos vivendo e o que ainda virá!

A Igreja Cristã precisa, urgentemente, voltar à Palavra de Deus, buscando conhecê-la e entendê-la muito mais profundamente, reconstruindo suas raízes, compreendendo suas verdadeiras lições. Vamos estudá-la, vamos rever as doutrinas que temos recebido e os caminhos que temos sido ensinados a seguir, questionando-os à luz da Palavra; vamos nos dedicar mais às Escrituras do nosso Eterno e Soberano Deus, para que possamos participar da Perseverança dos Santos - os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus!

Não consigo entender porque nunca ouvi uma pregação sequer (pelo que me lembro) a respeito do Apocalipse (talvez uma ou outra exortação nas cartas que João manda às 7 igrejas), ou quem sabe um estudo sobre a mensagem deste Livro tão totalmente importante; não entendo porque os estudos bíblicos geralmente se baseiam quase unicamente nas opiniões pessoais e subjetivas de líderes ou leigos, ao invés de buscarmos a origem da mensagem, o que está por trás das palavras, dentro do contexto, da concordância bíblica... Quantas coisas tenho podido entender hoje porque deixei de seguir opiniões de homens e passei a buscar a Verdade dentro da própria Palavra de Deus! Somente assim poderemos nos manter livres do Engano!

A Palavra de Deus nos liberta, abre nossos olhos e nos prepara para o presente, e também para o que virá.

"Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". (João 8:31-32)

Que o Espírito Santo nos guie, com discernimento e sabedoria, ao conhecimento da Verdade.

Shalom Adonai!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Modéstia é mais do que a sua aparência

Pessoal, tem muitas coisas que eu gostaria de estar postando a vocês ultimamente. Nos últimos dias, tenho aprendido sobre assuntos incríveis e extremamente importantes pra nossas vidas enquanto cristãos, e tenho estado muito entusiasmada com isso!

Porém, tem alguns textos que já estão "na fila" para serem postados há algum tempo, então estarei postando-os antes de falar sobre essas "novidades", até porque tenho estado um pouco sem tempo e não tenho conseguido parar muito para escrever.

Então, gostaria de retomar um assunto muito especial e muito querido aqui no blog - MODÉSTIA! Já há um tempo que não falamos sobre esse assunto, portanto, queria voltar a abordá-lo com alguns textos excelentes que traduzi e um outro texto que escrevi já há umas semanas. Tenho certeza que eles fazem parte do plano de Deus para nós, especialmente no caso das moças.

O primeiro texto que vou postar, então, será uma tradução do texto "Modesty is more than your apparel" (em português: Modéstia é mais do que a sua aparência), escrito por Amanda Dixon.

Espero que os textos os abençoem e edifiquem a todos, pra honra e glória de nosso Senhor  Jesus Cristo!

Paz!

.....................................................................







Modéstia é mais do que sua aparência (by Amanda Dixon)

Eu fui à loja mais cedo essa semana, e como eu estava esperando na linha, eu escutei uma música que me chocou. Eu não sei a música completa, mas era sobre uma cantora que queria mudar sua vida e deixar seu namorado pra trás. O que me chamou a atenção foi essa linha: “Você está no meu coração como uma tatuagem. Como uma tatuagem, eu sempre terei você”.

Quando a maioria das pessoas pensa sobre modéstia e pureza, elas pensam sobre os aspectos físicos disso. O que elas não percebem é que se trata de muito mais do que isso. É algo emocional também. Na verdade, se você realmente pensar sobre isso, a área emocional da modéstia, pureza e guardar-se dessa forma é a parte mais importante.

É fácil manter o seu próprio corpo puro, mas é um caminho mais difícil manter sua mente e emoções puras. Você não tem o mesmo tipo de contabilidade ao manter sua mente e emoções puras como você tem ao guardar o seu corpo. Se a sua roupa é imodesta, alguém que o ama e se importa com sua pureza falará pra você, mas ninguém sabe o que está na sua mente. Ninguém conhece os pensamentos que você tem. Ninguém pode lhe falar que esses pensamentos são imodestos, porque ninguém os conhece. Eles não podem ler a sua mente. Eles não sabem o que você está pensando a menos que você lhes conte e, na maior parte do tempo, você não fala pra alguém. Então todos os pensamentos e emoções você simplesmente tem que ficar dentro de você. Isso não é algo bom.

Ser modesta (o) é também se guardar para o seu futuro esposo (a). Se vocês têm um namorado (a), e vocês passam tempo com eles, e fazem coisas com eles, e ficam emocionalmente envolvidas com eles, eles sempre estarão com vocês. Vocês sempre lembrarão deles. Eles estão gravados em vocês. O verso da música é realmente verdade. Os relacionamentos que você tem agora estarão sempre, como uma tatuagem, em você, seus pensamentos e seu coração.

Uma vez eu ouvi uma analogia de que você é como um pote de amendoins M&M’s. Toda vez que você cruza as mãos com alguém, passa tempo sozinho com alguém, divide emoções com alguém, etc, você está dando um de seus M&M’s a esta pessoa.

Vocês querem subir no altar com seus futuros cônjuges e ter um pote de M&M’s pela metade, ou ainda menos que a metade, para aqueles que vocês terão para o resto de suas vidas? Ou vocês querem ter um pote totalmente cheio para eles?

A questão emocional da modéstia e pureza é a parte mais importante de ser um jovem homem ou mulher de Deus. Nós devemos manter nossos pensamentos e emoções debaixo do Seu controle e não dar parte de nossos “M&M’s” a alguém, até que este seja nosso futuro cônjuge.

Modéstia é mais do que um vestido ou uma questão de aparência. Se você é modesta ou não está baseado em onde o seu coração está. Se você tem um coração modesto, então você terá uma aparência modesta. Muito mais do que nossa aparência ser modesta, nós temos que nos certificar de que nossos corações, pensamentos e emoções também são modestos.

Para termos certeza de que estamos completamente modestas, nós precisamos ter certeza de que nossos corações são modestos. A Bíblia fala sobre o coração modesto:

1 Timóteo 2:9-10

“Da mesma forma, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)."

Você precisa ter um coração modesto para ter um vestir modesto. Deus não se importa com o externo, Ele olha o interior.

1 Samuel 16:7

"Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.”

Então, se você é a pessoa mais modestamente vestida, e o seu coração não é modesto, então Deus não vê as suas roupas, somente o seu coração. E para Ele você é imodesta.

Eu não acho que modéstia de aparência e emoções são apenas para as garotas. Eu acredito que elas são também para os rapazes. Rapazes precisam ser tão modestos quanto as moças. A forma como eles nos olham, falam sobre nós, pensam sobre nós, etc. Se as garotas precisam se guardar e não levar seus irmãos a pecar, pela forma como nos vestimos, agimos, etc, então eu acredito que os rapazes precisam se guardar também. Eles precisam não se associar com garotas imodestas, nem agir imodestamente em relação às garotas. Afastar-se da tentação.

Modéstia é uma questão de duas mãos. Se aplica tanto para rapazes quanto para moças. É uma questão de coração.

Eu oro por cada um de meus amigos e por mim mesma, que à medida que nós caminhamos em direção a nos tornarmos os homens e mulheres que Deus quer que sejamos, que possamos manter não apenas nossas vestes e aparência modestas, mas também nossos pensamentos e emoções. Eu sei que eu não quero ir para o altar com nada menos do que um vaso completamente cheio de “M&M’s” para meu futuro esposo. Eu desejo o mesmo para cada um de vocês que eu conheço.

Amor, Bênçãos e Orações como Sempre...

Amanda Dixon

[Texto original em inglês disponível em: http://superangelsblog.com/?p=30]

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Aspectos Originais da Corte


Pessoal, estou postando a vocês um excelente texto acerca dos principais aspectos da Corte, em sua origem, de acordo com os mais conhecidos autores sobre este tema. Indico que todos os jovens leiam este texto (e o indiquem a outras pessoas), pois, infelizmente, muitos aspectos da Corte têm sido ignorados (e alterados) no meio cristão brasileiro, e ainda é necessário muito amadurecimento nessa área. O texto expõe as opiniões de várias pessoas diferentes, e alguns pensamentos são bastante contraditórios a outros. Assim sendo, devemos buscar em Deus, com humildade e coração disponíveis a servirmos ao Senhor com os mais elevados padrões de conduta, para utilizarmos o que for melhor desta discussão. Comentários sobre opiniões pessoais são sempre bem vindos, especialmente no caso deste texto, onde existem tantas opiniões distintas. Que Jesus os abençoe e que Seu Espírito Santo os guie na leitura do texto.

Paz!
..........................................................................................................

Aproximações para Côrte / Noivado

Os diferentes ensinos sobre Corte e Noivado
(por David Crank)



Repúdio: Interpretar os ensinos de muitas outras pessoas tem sido necessário para comparações neste artigo. Eu tenho tentado ser muito cuidadoso para não retratar erroneamente estes ensinamentos e para apresentá-los o mais honestamente quanto for possível. No entanto, minhas interpretações e apresentações serão, inevitavelmente, imperfeitas. Não me foi possível validar minhas conclusões com os muitos autores discutidos aqui, então peço desculpas antecipadamente por qualquer possível interpretação errada ou falha em minha explanação. Eu ficarei contente em publicar qualquer correção ou esclarecimento destes autores.


Introdução

O QUÊ é a Corte Cristã? O que é Noivado? Bom, isso depende um tanto de para quem você pergunta. Definições e orientações diferem de autor para autor. Existem muitos pontos similares, mas diferenças significantes ainda permanecem. O propósito deste artigo é familiarizar você com algumas das diferenças, e dessa forma você poderá escolher melhor para sua própria família. Eu vou comparar os ensinamentos de 9 diferentes autores e expositores: Bill Gothard, Jonathan Lindvall, Joshua Harris, John Thompson, Douglas Wilson, Jeff & Marge Barth, Eric & Leslie Ludy, Jeff & Danielle Myers, e Dr. Don Raunikar. Essa não é uma lista exaustiva das pessoas que ensinam nesta área, mas estes são alguns dos principais e aqueles que eu tenho tido a oportunidade de pesquisar.

Uma Pequena História

Onde este ensino se originou? Eu posso lhe falar somente o que tenho conseguido juntar de breves menções em um número de livros e exposições faladas. Bill Gothard estava ensinando um namoro “bíblico” por volta dos meados dos anos 1970, que defendia que todos os rapazes fossem aprovados pelos pais das moças antes de ter um namoro, e antes mesmo que casamento houvesse sido discutido com a garota. Gothard indica ter sido influenciado, no início de sua fase adulta, por um conferencista Cristão (talvez o mesmo que Elisabeth Elliot menciona tê-la influenciado durante seus dias de Escola Bíblica).
Jonathan Lindvall foi influenciado pelos ensinamentos de Gothard e deu um passo além ao definir algo chamado “Corte”, com o qual ele desafiou o grupo de jovens que estava liderando. Gothard, então, parece ter pegado algumas das idéias de Lindvall, e começa a pregar a “Corte” como o oposto de namoro. Daí eu vejo muitas influências cruzadas entre os diferentes autores. Josh Harris, os Myers, e os Ludy parecem todos ter aprendido algo dos demais. Harris foi também significativamente influenciado pelo livro de Elisabeth Elliot (Paixão e Pureza – original em inglês “Passion & Purity”) e pelo livro de Michael Farris (“The homeschooling Father” – original em inglês) que tem um capítulo dedicado à Corte. A última revisão dos ensinamentos de Lindvall recomenda substituir Corte por Noivado, e alguns outros autores adotam pelo menos parte deste novo ensino.

Definições

Os autores a seguir tem definido “Corte” ou “Noivado” como:

Gothard: Corte – “Uma concordância do pai em trabalhar com um rapaz qualificado para conquistar sua filha para o casamento”.

Lindvall: Corte – “Um relacionamento romântico entre um rapaz e uma moça, ambos com idade para se casarem, tendo a benção total de seus pais, e contemplando seriamente o casamento”.

Thompson: Corte – Um estágio / período no Romance Bíblico que antecede o Noivado. Corte constitui o processo de investigar uma pessoa com casamento em mente: avaliar o caráter, valores, crenças, convicções, práticas, interesses e propósitos de vida para assegurar-se de um casamento de Deus. Não deve haver nenhum contato físico e nenhum desenvolvimento de romance / vínculos emocionais durante esse período. Primeiro os pais investigam, depois se segue uma investigação mais detalhada pelos os próprios jovens, geralmente dentro de locais familiares.

Harris: Corte – “Namoro com um propósito; amizade mais possibilidade; e romance acompanhado de bom senso/sabedoria”. Um relacionamento com uma direção claramente definida. “Uma versão reformada do namoro, debaixo da supervisão dos pais, entre um homem e uma mulher que estão preparados para um casamento próximo”.

Myers: Corte – consiste em 3 elementos principais: 1) consideração / justificação para com pais e outros adultos confiáveis; 2) construção do caráter um do outro ao invés de focar a atração física; e 3) esperar para desenvolver um relacionamento sério até que você esteja pronto para casar.

Raunikar: Corte – um relacionamento / processo que inicia com a aprovação total dos pais de ambos (ou de um casal responsável se isso não for possível) com a intenção de considerar o casamento, e se tornarem conhecidos através da família ou atividades em grupo.

Barth: Corte – “um processo pelo qual um rapaz ou uma moça maduros, com idade para se casarem, juntamente com seus pais, procuram discernir o parceiro de Deus para sua vida. Isso envolve os pais ou autoridades de ambos os lados e ainda leva em conta os sentimentos e o discernimento de ambos pelo jovem envolvido.

Lindvall: Noivado – Um compromisso de casamento irrevogável e publicamente anunciado, terminado apenas por infidelidade, durante o qual o cultivo do romance é permitido. Noivado é instigado pelo rapaz e pela moça com a completa aprovação dos pais. Nenhum contato físico ocorre até após o casamento.

Thompson: Noivado – Um estágio / período no Romance Bíblico, que segue o estágio da Corte. É um compromisso de casamento selado, aprovado e supervisionado pelos pais, demonstrado por uma provisão nupcial (preço da noiva / dote) e por testemunhas e/ou um documento. Segue uma cuidadosa investigação que ocorre durante o período de Corte.

Note as semelhanças e diferenças acima. A respeito da Corte: autorização e direção dos pais aparece em todos, com graus variados. Um propósito de casamento está presente ou implícito em todos. Um grau de preparação para o casamento está declarado ou implícito. Alguns enfatizam a investigação enquanto outros enfatizam o cultivo do romance. A definição de Lindvall sobre Noivado define um compromisso amarrado de casamento, sem um período de corte ou qualquer envolvimento romântico prévio. Para Thompson, o noivado é um estágio que segue a corte.


Maiores áreas de diferenças

Existem inúmeras diferenças pequenas, mas somente algumas maiores. As grandes diferenças mais óbvias estão entre “corte” e “noivado”, mesmo que, ainda aqui, as raízes das diferenças convergem para as mesmas poucas áreas-chaves que diferenciam um ensinamento sobre corte de outro. Isso inclui: (1) O grau e forma de envolvimento dos pais; (2) Como escolher com quem estabelecer corte/noivado; (3) o momento para emoções românticas; (4) o momento para formas de contato físico.

(1) Envolvimento dos pais

Embora seja universalmente reconhecida a importância do papel dos pais, o papel defendido varia amplamente. Alguns apresentam a corte / noivado como primariamente conduzido pelos jovens com o conselho e consentimento dos pais (Harris, Ludy, Myers, Raunikar). Outros vêem a corte/noivado como um processo conduzido mais pelos pais, com aprovação dos pais sendo primária e com os pais direcionando significativamente o processo de corte (Thompson, Lindvall, Barth, Wilson, Gothard).

A aproximação conduzida mais pelos jovens está propensa a tratar os pais somente como um entre muitos conselheiros, o qual, algumas vezes, poderia ser ignorado em favor de outras pessoas sábias, ou conselheiros mais espirituais. Quando os pais não são cristãos, alguns argumentam que nenhuma aprovação dos pais deveria ser necessária a respeito da pessoa escolhida ou do momento para o casamento.

Com a aproximação conduzida pelos pais, a aprovação dos pais é normalmente solicitada, qualquer que seja a condição espiritual dos pais. Os pais são encorajados a conversar com os outros pais sobre “perspectivas”, e algumas vezes inicialmente propor a corte para o seu filho ou filha. Todavia, nenhum deles ensina que a corte ou o noivado deveria ser estabelecido sem a concordância dos jovens envolvidos. Também, na medida em que os pais sejam capazes ou dispostos, é esperado que eles façam alguma investigação inicial sobre o “candidato” e a família dele ou dela antes do acordo para a corte. Além disso, eles guiam e supervisionam ativamente o processo de corte, incluindo o fim da corte quando isso parece aconselhável.


(2) Escolhendo com quem estabelecer Corte/Noivado

As diferenças quanto á escolha estão relacionadas com o grau com o qual se procura a direção de Deus, versus tomar a decisão unicamente baseado numa investigação cuidadosa e no bom senso. Por exemplo, os Barth dão mais ênfase em buscar ouvir de Deus, mas também validam a direção através de uma investigação cuidadosa e não se precipitar na decisão. Por outro lado, Thompson não acredita que Deus providencia direcionamento em problemas desse tipo, e então você deveria unicamente confiar nos ensinamentos das Escrituras e na aplicação dos princípios Bíblicos com sabedoria.

Barth, Lindvall, Ludy, Gothard e Raunikar parecem visualizar que Deus tem a melhor/perfeita escolha para seu companheiro e encorajam muitas orações e buscar a vontade de Deus ao fazer esta escolha. Thompson, apesar de defender a sabedoria para fazer a melhor escolha ao invés da “segunda melhor escolha”, não acredita que Deus tem separado um certo alguém pra você (ou pelo menos não alguém que você precise procurar a vontade Dele a respeito). A posição de Wilson é menos clara, mas parece estar em algum lugar entre essas duas.

Aqueles que defendem mais uma corte direcionada pelos pais encorajam a procura por companheiros através de outras famílias com as quais os pais se tornarão familiarizados – famílias semelhantes a sua própria com muitas das mesmas convicções e crenças.

Aqueles que pregam mais uma corte direcionada pelos jovens falam mais sobre encontrar candidatos na escola Bíblica, nos grupos da igreja de universidade ou solteiros, ou no trabalho ou atividades ministeriais.

(3) Momento para o Romance / Emoções

Todos os autores estão preocupados com a pureza emocional tanto quanto com a pureza física. O ideal é evitar se envolver emocionalmente com qualquer outra pessoa que não seja seu futuro cônjuge. As diferenças estão relacionadas com quando e debaixo de que condições o envolvimento emocional deveria ser permitido ou encorajado. Lindvall mostra-se muito preocupado com cortes onde vínculos emocionais fortes são desenvolvidos e então a corte é desfeita, então a sua solução é o noivado – sem absolutamente nenhum envolvimento emocional ou mesmo oportunidade para envolvimento emocional, antes de um compromisso irrevogável de casamento.

Thompson, semelhantemente, restringiria o envolvimento emocional até o noivado, mas se arriscaria a desaprovar envolvimento emocional ocorrendo durante o processo de corte. Apesar de a intenção ser guardar corações e conter-se emocionalmente até a decisão estar tomada, isso não acontece sempre.

Outros autores permitiriam ou mesmo encorajariam um crescimento gradual do envolvimento emocional durante a corte. Eles encorajam um grande cuidado para não permitir que as emoções se tornem comprometidas muito cedo durante o processo, pois assim elas não tornariam nublado o julgamento sobre alguém, e assim as chances de enganos (se a corte for cancelada) são reduzidas ao mínimo. Para evitar o risco de enganos numa relação de corte, eles aconselham: 1) estar muito certo antes de começar a corte ou permitir que isso vá além de uma amizade casual; e 2) não permitir que emoções e expectativas avancem à frente do nível de compromisso e todas as probabilidades de casamento. Uma vez que a decisão de casar tenha sido tomada, o rapaz pode ser encorajado, e ajudado pelo pai da moça, para “conquistar seu coração”, antes de propor o casamento.

(4) Contato Físico

Todos mostram-se preocupados a respeito da tentação neste aspecto e em ser cuidadoso para não atiçar paixões antes do seu tempo. O envolvimento físico antecipado também corre o risco de nublar o julgamento da outra pessoa. Alguns, como Thompson e Lindvall, recomendam absolutamente nenhum contato físico antes do casamento. Outros parecem apoiar o mesmo mas sem uma insistência tão forte. Ainda outros são mais receptivos a algumas demonstrações físicas de afeto antes do casamento, enquanto permanecem cautelosos para não encorajar a luxúria ou tentação em direção à fornicação.

Alguns permitem dar as mãos tão cedo quanto o último estágio da corte, quando o rapaz está buscando ganhar o coração da moça. Josh e Shannon Harris decidiram que dar as mãos e abraços leves seriam aceitos antes do casamento. Harris indica que os casais guardem seus próprios limites sensatamente, considerando que alguém pode ser mais ou menos afetado por diferentes demonstrações de afeto. Os Myers fizeram algo parecido, mas decidiram beijar-se pela primeira vez no seu Compromisso de Casamento. Dr. Raunikar, ao lidar com casais mais velhos e previamente casados, é menos estrito em seus conselhos nessa área, mencionando algum possível beijo mesmo antes do Compromisso.

------------------------xxxxxxxxxxxxxx-----------------------

[Este post corresponde à tradução de parte do texto Approaches to Courtship / Betrothal - The Differing Teachings on Courtship & Betrothal, de David Crank, originalmente em inglês. O texto original, completo, está disponível em: http://www.unlessthelordmagazine.com/articles/Courtship%20Approaches.htm ]