quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Modéstia é mais do que a sua aparência

Pessoal, tem muitas coisas que eu gostaria de estar postando a vocês ultimamente. Nos últimos dias, tenho aprendido sobre assuntos incríveis e extremamente importantes pra nossas vidas enquanto cristãos, e tenho estado muito entusiasmada com isso!

Porém, tem alguns textos que já estão "na fila" para serem postados há algum tempo, então estarei postando-os antes de falar sobre essas "novidades", até porque tenho estado um pouco sem tempo e não tenho conseguido parar muito para escrever.

Então, gostaria de retomar um assunto muito especial e muito querido aqui no blog - MODÉSTIA! Já há um tempo que não falamos sobre esse assunto, portanto, queria voltar a abordá-lo com alguns textos excelentes que traduzi e um outro texto que escrevi já há umas semanas. Tenho certeza que eles fazem parte do plano de Deus para nós, especialmente no caso das moças.

O primeiro texto que vou postar, então, será uma tradução do texto "Modesty is more than your apparel" (em português: Modéstia é mais do que a sua aparência), escrito por Amanda Dixon.

Espero que os textos os abençoem e edifiquem a todos, pra honra e glória de nosso Senhor  Jesus Cristo!

Paz!

.....................................................................







Modéstia é mais do que sua aparência (by Amanda Dixon)

Eu fui à loja mais cedo essa semana, e como eu estava esperando na linha, eu escutei uma música que me chocou. Eu não sei a música completa, mas era sobre uma cantora que queria mudar sua vida e deixar seu namorado pra trás. O que me chamou a atenção foi essa linha: “Você está no meu coração como uma tatuagem. Como uma tatuagem, eu sempre terei você”.

Quando a maioria das pessoas pensa sobre modéstia e pureza, elas pensam sobre os aspectos físicos disso. O que elas não percebem é que se trata de muito mais do que isso. É algo emocional também. Na verdade, se você realmente pensar sobre isso, a área emocional da modéstia, pureza e guardar-se dessa forma é a parte mais importante.

É fácil manter o seu próprio corpo puro, mas é um caminho mais difícil manter sua mente e emoções puras. Você não tem o mesmo tipo de contabilidade ao manter sua mente e emoções puras como você tem ao guardar o seu corpo. Se a sua roupa é imodesta, alguém que o ama e se importa com sua pureza falará pra você, mas ninguém sabe o que está na sua mente. Ninguém conhece os pensamentos que você tem. Ninguém pode lhe falar que esses pensamentos são imodestos, porque ninguém os conhece. Eles não podem ler a sua mente. Eles não sabem o que você está pensando a menos que você lhes conte e, na maior parte do tempo, você não fala pra alguém. Então todos os pensamentos e emoções você simplesmente tem que ficar dentro de você. Isso não é algo bom.

Ser modesta (o) é também se guardar para o seu futuro esposo (a). Se vocês têm um namorado (a), e vocês passam tempo com eles, e fazem coisas com eles, e ficam emocionalmente envolvidas com eles, eles sempre estarão com vocês. Vocês sempre lembrarão deles. Eles estão gravados em vocês. O verso da música é realmente verdade. Os relacionamentos que você tem agora estarão sempre, como uma tatuagem, em você, seus pensamentos e seu coração.

Uma vez eu ouvi uma analogia de que você é como um pote de amendoins M&M’s. Toda vez que você cruza as mãos com alguém, passa tempo sozinho com alguém, divide emoções com alguém, etc, você está dando um de seus M&M’s a esta pessoa.

Vocês querem subir no altar com seus futuros cônjuges e ter um pote de M&M’s pela metade, ou ainda menos que a metade, para aqueles que vocês terão para o resto de suas vidas? Ou vocês querem ter um pote totalmente cheio para eles?

A questão emocional da modéstia e pureza é a parte mais importante de ser um jovem homem ou mulher de Deus. Nós devemos manter nossos pensamentos e emoções debaixo do Seu controle e não dar parte de nossos “M&M’s” a alguém, até que este seja nosso futuro cônjuge.

Modéstia é mais do que um vestido ou uma questão de aparência. Se você é modesta ou não está baseado em onde o seu coração está. Se você tem um coração modesto, então você terá uma aparência modesta. Muito mais do que nossa aparência ser modesta, nós temos que nos certificar de que nossos corações, pensamentos e emoções também são modestos.

Para termos certeza de que estamos completamente modestas, nós precisamos ter certeza de que nossos corações são modestos. A Bíblia fala sobre o coração modesto:

1 Timóteo 2:9-10

“Da mesma forma, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)."

Você precisa ter um coração modesto para ter um vestir modesto. Deus não se importa com o externo, Ele olha o interior.

1 Samuel 16:7

"Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.”

Então, se você é a pessoa mais modestamente vestida, e o seu coração não é modesto, então Deus não vê as suas roupas, somente o seu coração. E para Ele você é imodesta.

Eu não acho que modéstia de aparência e emoções são apenas para as garotas. Eu acredito que elas são também para os rapazes. Rapazes precisam ser tão modestos quanto as moças. A forma como eles nos olham, falam sobre nós, pensam sobre nós, etc. Se as garotas precisam se guardar e não levar seus irmãos a pecar, pela forma como nos vestimos, agimos, etc, então eu acredito que os rapazes precisam se guardar também. Eles precisam não se associar com garotas imodestas, nem agir imodestamente em relação às garotas. Afastar-se da tentação.

Modéstia é uma questão de duas mãos. Se aplica tanto para rapazes quanto para moças. É uma questão de coração.

Eu oro por cada um de meus amigos e por mim mesma, que à medida que nós caminhamos em direção a nos tornarmos os homens e mulheres que Deus quer que sejamos, que possamos manter não apenas nossas vestes e aparência modestas, mas também nossos pensamentos e emoções. Eu sei que eu não quero ir para o altar com nada menos do que um vaso completamente cheio de “M&M’s” para meu futuro esposo. Eu desejo o mesmo para cada um de vocês que eu conheço.

Amor, Bênçãos e Orações como Sempre...

Amanda Dixon

[Texto original em inglês disponível em: http://superangelsblog.com/?p=30]

2 comentários:

5blessings disse...

hi do you have an english version of your blog that i could read, i don't speak spanish

Agata Larsen disse...

Gostei do post
porque na verdade a modéstia vem do interior para o exterior. um interior feio reflectirá um exterior feio. Um interior belo reflectirá um exterior belo. o segredo é começar por dentro: dedentro para fora :)