terça-feira, 18 de agosto de 2009

O Caminho Estreito: "Be Alone"...




A idéia de “Be Alone” não é uma idéia nada agradável, tampouco fácil de lidar, porém sinto-a cada vez mais próxima...


Sinto aproximando-se rapidamente uma “loneliness” que ninguém gostaria de viver, e que Deus nunca planejou que ninguém vivesse!


Porém, a Palavra de Deus é clara ao falar do “Caminho Estreito”, pelo qual poucas pessoas escolherão andar. Portanto, tais pessoas precisam estar conscientes de que esta “loneliness” um dia baterá nas portas de sua alma.


É doloroso, é triste, é, muitas vezes, revoltante... mas o que você pode fazer se você, simplesmente, é incapaz de abandonar este “Caminho Estreito”? O que você pode fazer se sua alma tem uma certeza tão grande de seus nobres ideais que abrir mão deles seria abrir mão de si mesma?


Não! Não há muito o que fazer! Há apenas que pedir forças Àquele que nos chamou a trilhar este Caminho e jamais deixar de olhar pra Ele! Não há como ouvir a Sua Voz chamando e focar a Sua Luz, que dissipa todas as trevas, e conseguir voltar atrás...


Sim! Você será julgado, você será condenado, injuriado e injustiçado... mas a Palavra também não nos fala que não pode o servo ser maior que o seu Senhor?


Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus. Pois foi deste modo que perseguiram os profetas que vieram antes de vós“ (Mateus 5:12)


“Em verdade, vos afirmo, que nenhum profeta é bem recebido em sua própria terra” (Lucas 4:24)


As Verdades imutáveis da Palavra...


Mas há uma esperança. Não! Há muitas esperanças! Pode ser que os 1.000, que estavam ao teu redor, te abandonem e te considerem “louco”, sem lembrar que “Deus escolhe as coisas loucas deste mundo para confundir os sábios” (I Coríntios 1:27)... Provavelmente, você, acostumado com a presença amável e constante das multidões, irá sentir a dor de ter escolhido o “Caminho Estreito”...


Você sentirá este “Be Alone”, e ele será pesado! Porém, você também pode deixar de olhar para baixo, com os olhos cheios de lágrimas e o coração cheio de auto-piedade, e olhar ao redor...


Então perceberás que este “Caminho Estreito”, apesar de não conter multidões, não está totalmente vazio e abandonado. Sim! Existem 1, 2, 3, 4... ainda existem algumas pessoas - que também tiveram a coragem de abandonar as multidões e enfrentar este “Be Alone”!


E, assim, você acaba descobrindo quão preciosas estas pessoas são e que, por mais que sejam ou pareçam tão poucas, e por mais que aquela multidão com a qual você estava tão acostumado (e que dizia amar-te tanto) continue fazendo falta – por mais que você quisesse que ela estivesse ali, naquele Caminho: estreito porém tão belo e cheio de vida e verdade – você percebe que nestas tão poucas pessoas há a vida e os ideais que você tanto buscou...


E, então, o seu “Be Alone”, que inicialmente é tão terrível e destruidor, cede lugar a uma suave e contínua brisa de Esperança...


Esperança por você. Mas, muito além disso, Esperança por todas as pessoas que ainda escolherão trilhar este “Caminho Estreito” – para que, quando elas chegarem lá, este “Be Alone” não precise acompanhá-las de forma tão intensa também...


“Levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável.” (Isaías 58:12)


Em Cristo nós esperamos...

"Mulher Virtuosa: O testemunho de um esposo"

Mulher virtuosa quem a achará?


Pr. Nélson R. Gouvêa

 Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas mulheres têm procedido virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada. - Pv. 31: 10, 28-30

Em 1972 eu servi o exercito na cidade de Macaé-RJ. No quartel tínhamos várias atividades para os soldados e uma delas eu me lembro era fazer algumas marchas pela cidade em ocasiões especiais. O tenente responsável pela atividade ia perguntando bem alto algumas frases de efeito em forma de canção e os soldados tinham que responder todos juntos pela rua afora. Uma delas eu me lembro muito bem.

O capitão perguntava: “Qual a melhor coisa do mundo”?
Nós respondíamos: É a mulher.
O capitão perguntava: E a pior coisa do mundo?
Nós respondíamos: É o homem sem mulher

Muitos homens não valorizam as mulheres, principalmente alguns homens casados, porém cada mulher tem o seu valor e nada melhor do que o seu marido e filhos para reconhecer o quanto elas são especiais e importantes como mulheres, esposas e mães.

Eu me considero um homem bem aventurado (mais do que feliz) Na minha juventude Deus colocou em meu caminho uma das pessoas mais fantásticas neste mundo que é a minha esposa Solange. Somos casados há 28 anos, temos dois filhos (Suzana e Nelson Henrique) e somos uma família bem harmoniosa e feliz.

 De fato desde de conheci Solange o refrão tem sido diferente.

_ Qual a melhor coisa do mundo?
_ É a Solange.
_ E a pior coisa do mundo?
_ É o Nelson sem Solange.

Boa parcela do sucesso de nossa família sem dúvida alguma os créditos são de Solange e eu gostaria nesta oportunidade de enumerar algumas virtudes, algumas qualidades que permeiam o caráter de minha esposa e com certeza servirá para nossa reflexão pos a Bíblia diz claramente que: “Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas mulheres têm procedido virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.”.

1. Vida com Deus

Seguramente Solange já deve ter lido a Bíblia de capa a capa mais de 20 vezes desde que se converteu ao Senhor Jesus Cristo. Todos os dias ela procura ter o seu encontro pessoal com Cristo em sua devocional individual. Ela procura receber de Deus às instruções para o dia e através da oração ela procura manter a sua fé em dia.. É uma excelente intercessora e conselheira, procurando ajudar da melhor maneira possível quem a procura.

2. Uma Mulher Autêntica e Linda

Autêntica: pois anda na retidão, não fica maldizendo as pessoas ou fofocando a vida alheia. Gosta de falar a verdade, detesta a mentira. Ela procura viver o que prega no dia a dia.

Linda: Esteticamente falando no seu visual, afinal creio que tive bom gosto ao escolhê-la para esposa. Porém por dentro ela é mais linda ainda. Uma mulher completa em todos os sentidos e que está sempre procurando se cuidar especialmente para o seu marido que obviamente sou eu.

3. Uma Esposa Dedicada ao seu Marido, Filhos e Ministério.

Ao seu marido: Sua dedicação é louvável, pois a cada dia o nosso amor cresce cada vez mais. Somos amigos, companheiros, confidentes e sobre tudo amantes. Em outras palavras vivemos um para outro e ambos para os nossos filhos.

Aos filhos: Nossos filhos só nos dão alegrias hoje porque teve na infância uma mãe dedicada e de tempo praticamente integral. Ela preferiu cuidar dos filhos a trabalhar fora e com isto pôde contribuir e muito na formação do caráter e na vida cristã deles. É uma excelente conselheira de nossos filhos. Prova disto que eles a procuram mais do que eu quando surge algum problema.

Ao Ministério: Solange é uma companheira indispensável em nosso ministério. Deus nos abençoa muito em nossas ministrações em Igrejas pelo Brasil justamente porque temos a mesma visão de um trabalho voltado para as famílias. Em todos os lugares que passamos nestes anos tenho recebido vários elogios por parte de seus líderes devido às ministrações de Solange.

Conclusão:

Eu procurei relatar as bênçãos de Deus sobre a minha vida e nossos filhos devido à existência de uma mulher chamada Solange.

Uma coisa você há de concordar comigo. Estas qualidades, estas virtudes que destacamos aqui na vida de Solange, tais como: "Vida com Deus, Uma Mulher Autêntica e Linda; Uma Esposa dedicada ao seu Marido, Filhos e Ministério" precisam estar presentes na vida de cada mulher de Deus a tal ponto que seus respectivos maridos possam enxergar estas virtudes e enaltecê-las diante da sociedade, pois a Bíblia afirma: “ a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.

O texto lido nos diz: "Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis."

Isto quer dizer que você é especial para Deus, para o seu marido e os seus filhos. Procure ser sábia buscando ao Senhor de todo o seu coração, que Ele, Deus lhe dará as estratégias para conquistar a cada dia o coração do seu marido e o coração de seus filhos.

A coisa mais preciosa que Deus fez foi a família e Ele a estabeleceu para que vivam em amor, paz e harmonia. Seguramente que o desejo de Deus é que você seja tremendamente feliz em seu lar.

Deus as abençoe em Cristo Jesus."


(Texto publicado em 20/07/2007 no blog: http://www.cesti.com.br/casais/ler.asp?cod=25 )

domingo, 9 de agosto de 2009

Feliz Dia dos Pais! ^^



"Lembro quando eu era pequenino
 E com grande amor, você me disse assim:
 Filho, a vida tem mais um sentido 
Por que Jesus Cristo deu você para mim 
Esperei com paciência no Senhor 
E Ele atendeu o meu pedido 
E agora venho agradecer a Deus 
Por ser feliz assim, e ter você para mim!

Como vou deixar de te abraçar 
Neste dia especial?
E oferecer com muito amor 
Esta canção para você 
Pois você me faz feliz demais 
Eu venho te agradecer 
Não posso deixar de te dizer:
 Papai amo você!

Pai você é o meu melhor amigo 
Agradeço a Deus que te criou 
Já não sou aquele pequenino 
Pois um grande homem você me tornou 
Muito do que eu sei devo a você 
Pois da vida você muito me ensinou 
Me tornei um servo do Senhor 
Hoje eu sou feliz 
Por ter você pra mim!

Como vou deixar de te abraçar 
Neste dia especial?
E oferecer com muito amor 
Esta canção para você 
Pois você me faz feliz demais 
Eu venho te agradecer 
Não posso deixar de te dizer:
 Papai amo você!"

(Papai amo você - Marcelo Nascimento)

[Foto: Os homens da minha vida: meu mano/meu bebê - Renato; meu vôzinho Príncipe - Juvenil; e meu dad Príncipe - Carlos!!! Como eu os amo!!!]

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Repensando a Mulher do Século XXI

Tantas coisas aconteceram nas últimas semanas, através das quais o Senhor falou e continua falando comigo e a respeito das quais eu gostaria de comentar aqui no blog, que, na verdade, não estava sequer conseguindo organizar as idéias e determinar por onde eu deveria começar.


Até que, há poucos momentos, eu estava conversando com minha querida amiga e irmã em Cristo Mafalda, e tudo de repente se organizou em minha mente!


E tudo é a respeito de meu papel como mulher, segundo a vontade de Deus.


Já comentei aqui no blog o quanto eu gosto e admiro profundamente relatos épicos, tudo que se refere a séculos passados, especialmente os meados de 1800, onde a cultura e a moral eram tão diferentes. Eu já perdi as contas de quantas vezes cheguei à conclusão de que nasci na época errada e no lugar errado! Definitivamente, olho pra filmes ou livros épicos e desejo tão profundamente poder ter nascido naquela realidade!


Hoje gostaria de falar especificamente a respeito da Mulher dos séculos passados e do nosso século XXI, em vários aspectos diferentes, e isso através de algumas experiências que vivi nestes últimos tempos.


Puxa, é tão obviamente diferente a forma como a mulher era considerada e tratada (pelos outros e por ela mesma) nas sociedades passadas! Havia respeito, havia pudor, havia cuidado e pureza no trato com as mulheres! Elas eram consideradas verdadeiramente “separadas”, guardadas, e todos agiam de acordo com isso. Os pais entendiam isso, a importância de guardar e proteger suas filhas, e de ensiná-las o quanto a pureza delas era preciosa e de fazê-las sentir preciosas também, de forma a proteger-se. Os filhos homens eram ensinados a lidar de forma correta com as mulheres, respeitando-as, sendo cortês com elas, tendo sempre cuidado para não denegrir suas imagens diante da sociedade. Ou seja, a mulher tinha uma imagem diferente na sociedade, uma imagem de pureza e inocência que deveria ser preservada, cuja sociedade lutava para manter e proteger! Isso não é lindo? Porém, a única coisa que somos doutrinados a ver e considerar do papel da mulher no século XIX é, segundo os meios de comunicação, “a forma como a mulher era oprimida, como seu papel era ignorado e diminuído em detrimento dos homens”. Como temos sido enganados e mantidos cegos! E o pior, como temos aceitado nos manter cegos e enganados!


Gostaria de, mais uma vez, convidá-los a olhar para tudo o que a mulher representava no século XIX com outros olhos.


Em primeiro lugar, olhemos ao redor para ver como os rapazes do século XXI tratam e lidam com as mulheres! Não tenho palavras pra descrever o quão terrível é ver a falta de respeito com que os rapazes tratam as moças em nossos dias! Meu Deus! Há maldade, impureza, pecado nos olhares, nas palavras, nos gestos, em tudo!!! As mulheres são olhadas como se fossem bens de consumo, simples “coisas” que foram criadas para satisfazer os desejos dos homens, como se fossem só corpo, sem essência, sem valor nenhum! E o mais triste é ver que a maioria das moças acha isso natural, quando não acha inclusive bom ser olhada como um “pedaço de carne”! Como podemos criticar o que as mulheres representavam no século XIX e achar normal os constantes comerciais denegrindo a imagem da mulher, as conversas dos homens, os “ficas” e a total falta de respeito ou de proteção para com as mulheres? Como podemos criticar as religiões em que as mulheres ainda são protegidas, nas quais os rapazes ainda respeitam sua pureza e as respeitam, e não nos incomodarmos com o que vemos ao nosso redor, mesmo dentro das igrejas cristãs? Não consigo entender como nossa sociedade foi tão enganada...


Um certo dia eu fui ao supermercado com meu avô. Porém, depois que já havíamos pagado as compras e estávamos esperando o carro pra nos pegar, meu avô foi a um açougue próximo, enquanto eu fiquei reparando as compras no supermercado. Acho que nunca o tempo demorou tanto para passar quanto naquele dia! Foi simplesmente uma experiência horrível estar sozinha naquele lugar! Havia homens e era terrível ver a total falta de respeito ou de pudor com que eles olhavam, a total indiferença e desrespeito quanto a qualquer coisa próxima de pureza que deveria ser considerada! Como eu quis ter o meu pai, ou meu avô, ou meu irmão por perto de mim naquele momento! E então, eu pude entender como os papéis dessas pessoas na vida de uma moça são importantes, e o quanto eles foram rejeitados em nosso século “moderno”! Fiquei pensando o quanto eu me sentiria protegida se eles estivessem por perto de mim, ao invés de eu estar sozinha naquele lugar. E cheguei à conclusão, em meu coração e mente, de que uma moça não deveria ir ou permanecer sozinha a lugares públicos – isso a expõe a todo e qualquer tipo de comportamento impuro ou inadequado sem que ela possa fazer absolutamente nada! Como eu desejei jamais ter de estar em um local público sem a presença de meus pais ou meu irmão para me proteger de todas essas coisas! E, desde então, isso tem somente se confirmado em meu coração! Já me sinto mal ao andar sozinha em meio a rapazes, mesmo que estranhos, seja onde for. Acho que não deveria ser assim! Infelizmente, os próprios pais perderam a consciência de que seus papéis deveriam incluir isso também – a proteção de suas filhas! No entanto, peço que os rapazes cristãos deste século que ainda buscam o padrão de Deus para suas vidas pensem a respeito disso, a respeito do quanto vocês tem respeitado e guardado a pureza das mulheres ao seu redor e do quanto suas futuras filhas precisarão ser protegidas por vocês!


Dentro disso, outro ponto que tenho questionado em meu coração é a respeito das mulheres trabalharem em locais públicos, ou seja, fora de casa. Se considerarmos os pontos acima mencionados, é fácil imaginar o quanto uma mulher que trabalha fora de casa e, conseqüentemente, sem a proteção de seus pais ou esposo, está exposta a todas as coisas. Eu, por exemplo, sou professora universitária e, apesar de todo o cuidado que tenho em deixar bem claro os limites de aproximação aos meus alunos, jamais poderei controlar todas as coisas! É horrível ouvir brincadeirinhas, comentários maldosos ou simples olhares de qualquer rapaz que seja! Eu absolutamente não gostaria de ter que passar por isso! Acredito que seja por esse motivo que, tanto nas sociedades antigas, quanto na Bíblia, quanto nas sociedades orientais que ainda preservam valores morais mais rígidos, a mulher não deve trabalhar fora de casa, além de outros fatores como o cuidado à famílias, especialmente aos filhos. Mas eu, definitivamente, espero em breve, ainda que isso não seja possível agora, não precisar mais trabalhar fora. Nenhuma moça deveria ter que trabalhar em locais públicos por seus pais, a não ser que trabalhassem junto a seus pais (ou marido, no caso de ser casada), sobre sua constante supervisão, de forma que a presença do pai significasse uma proteção visível a todas as pessoas que intencionassem se aproximar dela. Eu sei que muitas pessoas considerarão isso um extremismo, um absurdo, como se fosse uma “limitação à liberdade das mulheres”, mas, infelizmente, é assim que a maioria das pessoas considera todas as Leis e Mandamentos que Deus deu ao Seu Povo, descritos no Antigo Testamento. No entanto, assim como esse nunca foi o propósito de Deus – limitar a liberdade de Seu Povo – e sim proteger o Seu Povo e guardá-lo do pecado e da morte, também sugiro que pensemos assim sobre todos esses pontos. Trata-se de proteção, não de restrição pura e inconseqüente!


Outra experiência que vivi nas últimas duas semanas foi a proximidade com a natureza. Puxa, que sensação maravilhosa me distanciar da bagunça da cidade grande e estar próxima da simplicidade da vida junto à natureza! Fiz uma viagem a um interior do Pará com meus pais, e toda a viagem era por paisagens cheias de árvores, e fazendas e casas simples com pequenos igarapés e hortas e criações de animais. Também tive a oportunidade de passar um dia na fazenda de uma tia de minha mãe. Foi incrível! O único pensamento que vinha à minha mente era: “Isso é que é vida! Essa é a vida que o Senhor sonhou para que o homem vivesse, quando criou o mundo, quando da originalidade de todas as coisas!”. Por acaso não era assim que Adão e Eva deveriam ter vivido, caso não tivessem pecado e saído do Éden? Em comunhão com a natureza, cuidando dela e sendo abençoados por Deus através dela – com saúde, com qualidade de vida, desenvolvendo a simplicidade, a paciência, a paz e tranqüilidade de Deus todos os dias. Como é diferente a vida junto à natureza da vida em uma cidade grande! Você valoriza aspectos tão diferentes da vida... E eu me via ali, eu sonhava em um dia viver daquela forma, o mais próximo possível do plano original de Deus para a humanidade – cultivando as plantas e tirando delas o alimento puro e saudável pra minha casa, contemplando a beleza da criação de Deus e ensinando isso aos meus filhos, vivendo das pequenas coisas e louvando a Deus por cada uma delas... enfim! Isso não quer dizer se abster de recursos financeiros, já que Deus quer nos fazer prosperar em todas as coisas, inclusive financeiramente de forma que possamos financiar o Reino de Deus neste mundo, e sim saber viver a simplicidade e a plenitude de Deus ao contemplá-lo na beleza de Sua Criação!


E, pra finalizar, nos meus últimos dias em Belém, onde passei as últimas 2 semanas, fui a casa de um tio com meus pais e ele nos mostrou umas fotos muito antigas de minha avó e meu avô quando ainda eram jovens. Que coisa mais linda!!! Eu passaria horas olhando praquelas fotos... eram como aquelas fotos épicas, sem colorido, naquela coloração meio amarelada, em ambientes tão bonitos e clássicos... e como eu tive vontade de estar em uma foto como aquela! Minha avó estava tão linda, toda arrumada, igual uma princesa, com um vestido lindíssimo, super modesto, e meu avô igual a um príncipe cheio de honra e respeito! Como senti vontade de ter vivido naquele tempo! Como senti vontade de, em todo tempo e em qualquer lugar, usar aqueles vestidos tão honrosos... ainda vou mandar fazer um vestido exatamente igual ao dela um dia!! xD Havia beleza – uma beleza pura, cheia de respeito e valores, uma beleza difícil de encontrar neste século XXI, uma beleza que hoje é tratada com desprezo e desdém, com chacotas e brincadeiras maldosas, uma beleza que tem feito tanta falta nestes dias...


No entanto, ainda insisto em continuar recebendo de Deus todas essas revelações quanto a tudo que Ele sonhou para nós enquanto mulheres, tudo que Ele considera importante e todas as formas com que Ele nos quer proteger e cuidar, as quais demonstram Seu imenso amor por nós, Suas filhas e Suas Princesas. Como já falei em outros posts, cada vez mais tenho entendido que ser uma Princesa realmente é muito mais do que acreditar em “Príncipes” ou em “contos de fadas”, principalmente se você quiser viver o Padrão de Deus para Princesas! Portanto, não importa quão “careta”, “fora de moda” ou até mesmo “extremista” e “exagerado” tudo isso possa parecer para essa nossa época “moderna”, liberal e relativista, e mesmo para a igreja que tem se amoldado aos padrões deste mundo, espero em Deus que cada um dos valores dEle e dos planos dEle para minha função enquanto mulher sejam restaurados em minha mente e coração, pois são estes os valores que quero passar para minhas filhas e filhos – valores que vão contra a sociedade, mas que honram ao Senhor!



Deus abençoe a todos!