quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Repensando a Mulher do Século XXI

Tantas coisas aconteceram nas últimas semanas, através das quais o Senhor falou e continua falando comigo e a respeito das quais eu gostaria de comentar aqui no blog, que, na verdade, não estava sequer conseguindo organizar as idéias e determinar por onde eu deveria começar.


Até que, há poucos momentos, eu estava conversando com minha querida amiga e irmã em Cristo Mafalda, e tudo de repente se organizou em minha mente!


E tudo é a respeito de meu papel como mulher, segundo a vontade de Deus.


Já comentei aqui no blog o quanto eu gosto e admiro profundamente relatos épicos, tudo que se refere a séculos passados, especialmente os meados de 1800, onde a cultura e a moral eram tão diferentes. Eu já perdi as contas de quantas vezes cheguei à conclusão de que nasci na época errada e no lugar errado! Definitivamente, olho pra filmes ou livros épicos e desejo tão profundamente poder ter nascido naquela realidade!


Hoje gostaria de falar especificamente a respeito da Mulher dos séculos passados e do nosso século XXI, em vários aspectos diferentes, e isso através de algumas experiências que vivi nestes últimos tempos.


Puxa, é tão obviamente diferente a forma como a mulher era considerada e tratada (pelos outros e por ela mesma) nas sociedades passadas! Havia respeito, havia pudor, havia cuidado e pureza no trato com as mulheres! Elas eram consideradas verdadeiramente “separadas”, guardadas, e todos agiam de acordo com isso. Os pais entendiam isso, a importância de guardar e proteger suas filhas, e de ensiná-las o quanto a pureza delas era preciosa e de fazê-las sentir preciosas também, de forma a proteger-se. Os filhos homens eram ensinados a lidar de forma correta com as mulheres, respeitando-as, sendo cortês com elas, tendo sempre cuidado para não denegrir suas imagens diante da sociedade. Ou seja, a mulher tinha uma imagem diferente na sociedade, uma imagem de pureza e inocência que deveria ser preservada, cuja sociedade lutava para manter e proteger! Isso não é lindo? Porém, a única coisa que somos doutrinados a ver e considerar do papel da mulher no século XIX é, segundo os meios de comunicação, “a forma como a mulher era oprimida, como seu papel era ignorado e diminuído em detrimento dos homens”. Como temos sido enganados e mantidos cegos! E o pior, como temos aceitado nos manter cegos e enganados!


Gostaria de, mais uma vez, convidá-los a olhar para tudo o que a mulher representava no século XIX com outros olhos.


Em primeiro lugar, olhemos ao redor para ver como os rapazes do século XXI tratam e lidam com as mulheres! Não tenho palavras pra descrever o quão terrível é ver a falta de respeito com que os rapazes tratam as moças em nossos dias! Meu Deus! Há maldade, impureza, pecado nos olhares, nas palavras, nos gestos, em tudo!!! As mulheres são olhadas como se fossem bens de consumo, simples “coisas” que foram criadas para satisfazer os desejos dos homens, como se fossem só corpo, sem essência, sem valor nenhum! E o mais triste é ver que a maioria das moças acha isso natural, quando não acha inclusive bom ser olhada como um “pedaço de carne”! Como podemos criticar o que as mulheres representavam no século XIX e achar normal os constantes comerciais denegrindo a imagem da mulher, as conversas dos homens, os “ficas” e a total falta de respeito ou de proteção para com as mulheres? Como podemos criticar as religiões em que as mulheres ainda são protegidas, nas quais os rapazes ainda respeitam sua pureza e as respeitam, e não nos incomodarmos com o que vemos ao nosso redor, mesmo dentro das igrejas cristãs? Não consigo entender como nossa sociedade foi tão enganada...


Um certo dia eu fui ao supermercado com meu avô. Porém, depois que já havíamos pagado as compras e estávamos esperando o carro pra nos pegar, meu avô foi a um açougue próximo, enquanto eu fiquei reparando as compras no supermercado. Acho que nunca o tempo demorou tanto para passar quanto naquele dia! Foi simplesmente uma experiência horrível estar sozinha naquele lugar! Havia homens e era terrível ver a total falta de respeito ou de pudor com que eles olhavam, a total indiferença e desrespeito quanto a qualquer coisa próxima de pureza que deveria ser considerada! Como eu quis ter o meu pai, ou meu avô, ou meu irmão por perto de mim naquele momento! E então, eu pude entender como os papéis dessas pessoas na vida de uma moça são importantes, e o quanto eles foram rejeitados em nosso século “moderno”! Fiquei pensando o quanto eu me sentiria protegida se eles estivessem por perto de mim, ao invés de eu estar sozinha naquele lugar. E cheguei à conclusão, em meu coração e mente, de que uma moça não deveria ir ou permanecer sozinha a lugares públicos – isso a expõe a todo e qualquer tipo de comportamento impuro ou inadequado sem que ela possa fazer absolutamente nada! Como eu desejei jamais ter de estar em um local público sem a presença de meus pais ou meu irmão para me proteger de todas essas coisas! E, desde então, isso tem somente se confirmado em meu coração! Já me sinto mal ao andar sozinha em meio a rapazes, mesmo que estranhos, seja onde for. Acho que não deveria ser assim! Infelizmente, os próprios pais perderam a consciência de que seus papéis deveriam incluir isso também – a proteção de suas filhas! No entanto, peço que os rapazes cristãos deste século que ainda buscam o padrão de Deus para suas vidas pensem a respeito disso, a respeito do quanto vocês tem respeitado e guardado a pureza das mulheres ao seu redor e do quanto suas futuras filhas precisarão ser protegidas por vocês!


Dentro disso, outro ponto que tenho questionado em meu coração é a respeito das mulheres trabalharem em locais públicos, ou seja, fora de casa. Se considerarmos os pontos acima mencionados, é fácil imaginar o quanto uma mulher que trabalha fora de casa e, conseqüentemente, sem a proteção de seus pais ou esposo, está exposta a todas as coisas. Eu, por exemplo, sou professora universitária e, apesar de todo o cuidado que tenho em deixar bem claro os limites de aproximação aos meus alunos, jamais poderei controlar todas as coisas! É horrível ouvir brincadeirinhas, comentários maldosos ou simples olhares de qualquer rapaz que seja! Eu absolutamente não gostaria de ter que passar por isso! Acredito que seja por esse motivo que, tanto nas sociedades antigas, quanto na Bíblia, quanto nas sociedades orientais que ainda preservam valores morais mais rígidos, a mulher não deve trabalhar fora de casa, além de outros fatores como o cuidado à famílias, especialmente aos filhos. Mas eu, definitivamente, espero em breve, ainda que isso não seja possível agora, não precisar mais trabalhar fora. Nenhuma moça deveria ter que trabalhar em locais públicos por seus pais, a não ser que trabalhassem junto a seus pais (ou marido, no caso de ser casada), sobre sua constante supervisão, de forma que a presença do pai significasse uma proteção visível a todas as pessoas que intencionassem se aproximar dela. Eu sei que muitas pessoas considerarão isso um extremismo, um absurdo, como se fosse uma “limitação à liberdade das mulheres”, mas, infelizmente, é assim que a maioria das pessoas considera todas as Leis e Mandamentos que Deus deu ao Seu Povo, descritos no Antigo Testamento. No entanto, assim como esse nunca foi o propósito de Deus – limitar a liberdade de Seu Povo – e sim proteger o Seu Povo e guardá-lo do pecado e da morte, também sugiro que pensemos assim sobre todos esses pontos. Trata-se de proteção, não de restrição pura e inconseqüente!


Outra experiência que vivi nas últimas duas semanas foi a proximidade com a natureza. Puxa, que sensação maravilhosa me distanciar da bagunça da cidade grande e estar próxima da simplicidade da vida junto à natureza! Fiz uma viagem a um interior do Pará com meus pais, e toda a viagem era por paisagens cheias de árvores, e fazendas e casas simples com pequenos igarapés e hortas e criações de animais. Também tive a oportunidade de passar um dia na fazenda de uma tia de minha mãe. Foi incrível! O único pensamento que vinha à minha mente era: “Isso é que é vida! Essa é a vida que o Senhor sonhou para que o homem vivesse, quando criou o mundo, quando da originalidade de todas as coisas!”. Por acaso não era assim que Adão e Eva deveriam ter vivido, caso não tivessem pecado e saído do Éden? Em comunhão com a natureza, cuidando dela e sendo abençoados por Deus através dela – com saúde, com qualidade de vida, desenvolvendo a simplicidade, a paciência, a paz e tranqüilidade de Deus todos os dias. Como é diferente a vida junto à natureza da vida em uma cidade grande! Você valoriza aspectos tão diferentes da vida... E eu me via ali, eu sonhava em um dia viver daquela forma, o mais próximo possível do plano original de Deus para a humanidade – cultivando as plantas e tirando delas o alimento puro e saudável pra minha casa, contemplando a beleza da criação de Deus e ensinando isso aos meus filhos, vivendo das pequenas coisas e louvando a Deus por cada uma delas... enfim! Isso não quer dizer se abster de recursos financeiros, já que Deus quer nos fazer prosperar em todas as coisas, inclusive financeiramente de forma que possamos financiar o Reino de Deus neste mundo, e sim saber viver a simplicidade e a plenitude de Deus ao contemplá-lo na beleza de Sua Criação!


E, pra finalizar, nos meus últimos dias em Belém, onde passei as últimas 2 semanas, fui a casa de um tio com meus pais e ele nos mostrou umas fotos muito antigas de minha avó e meu avô quando ainda eram jovens. Que coisa mais linda!!! Eu passaria horas olhando praquelas fotos... eram como aquelas fotos épicas, sem colorido, naquela coloração meio amarelada, em ambientes tão bonitos e clássicos... e como eu tive vontade de estar em uma foto como aquela! Minha avó estava tão linda, toda arrumada, igual uma princesa, com um vestido lindíssimo, super modesto, e meu avô igual a um príncipe cheio de honra e respeito! Como senti vontade de ter vivido naquele tempo! Como senti vontade de, em todo tempo e em qualquer lugar, usar aqueles vestidos tão honrosos... ainda vou mandar fazer um vestido exatamente igual ao dela um dia!! xD Havia beleza – uma beleza pura, cheia de respeito e valores, uma beleza difícil de encontrar neste século XXI, uma beleza que hoje é tratada com desprezo e desdém, com chacotas e brincadeiras maldosas, uma beleza que tem feito tanta falta nestes dias...


No entanto, ainda insisto em continuar recebendo de Deus todas essas revelações quanto a tudo que Ele sonhou para nós enquanto mulheres, tudo que Ele considera importante e todas as formas com que Ele nos quer proteger e cuidar, as quais demonstram Seu imenso amor por nós, Suas filhas e Suas Princesas. Como já falei em outros posts, cada vez mais tenho entendido que ser uma Princesa realmente é muito mais do que acreditar em “Príncipes” ou em “contos de fadas”, principalmente se você quiser viver o Padrão de Deus para Princesas! Portanto, não importa quão “careta”, “fora de moda” ou até mesmo “extremista” e “exagerado” tudo isso possa parecer para essa nossa época “moderna”, liberal e relativista, e mesmo para a igreja que tem se amoldado aos padrões deste mundo, espero em Deus que cada um dos valores dEle e dos planos dEle para minha função enquanto mulher sejam restaurados em minha mente e coração, pois são estes os valores que quero passar para minhas filhas e filhos – valores que vão contra a sociedade, mas que honram ao Senhor!



Deus abençoe a todos!

 

11 comentários:

Cris disse...

Maninhaaaa!!!

Sou uma pessoa imensamente feliz por te ter conhecido!! Acho que nunca li ou ouvi de alguma irmã, palavras tão profundas e bonitas.. nem sei o que dizer.. tenho uma grande admiração pela humildade do teu coração e coragem.. humildade para ouvir a verdadeira voz de Deus e coragem para compartilhar com o mundo aquilo que o Senhor tem colocado no teu coração!!!

Concordo plenamente com todas as tuas palavras sábias... a tua avaliação sobre o papel da mulher no século XXI está excelente e fidedigna.. mas mais excelentes são os planos que Deus colocou no teu coração amada!! Sinceramente as tuas palavras dão alento ao meu coração muitas vezes já sem esperença.. mas hoje as tuas inspiradas palavras deram ânimo à minha alma e louvo a Deus pela tua vida!! Não és de forma alguma extremista és simplesmente uma mulher zelosa. 2 Coríntios 11:2

Deus te abençoe minha querida irmã

Leandro disse...

Esse post está simplesmente incrível! Uma obra de arte que só o Criador poderia fazer. Parabéns, Aline! Que o Senhor te abençoe nessa sua jornada em busca da restauração da feminilidade.

Bençãos!

Anônimo disse...

PoR:Ágata Larsen
Concordo com todos os comentarios!!
De facto essa mensagem que Deus colocou no teu coração, vem directamente do trono da graça!!
Que Deus faça de cada uma das mulheres deste seculo a mulher de proverbios 31. Modesta por fora e por dentro. Bjs

♥R@f@el@♥ disse...

Lindo tudo que vc escreveu!
Mas será que existe principes que vão dá valor a nós mulheres?
Pois eu estou cansada de sofrer desilusões , ninguém me dá valor , todo mundo só quer minha amizade , cansei.
Fazer o que ainda continuo ESPERANDO ESSE PRINCIPE E PEDINDO A DEUS PRA ME APEFEÇOAR E SARÁ MINHAS FERIDAS!
PQ TÁ SENDO DIFICIL PRA MIM SER FIEL A DEUS E A UM PRINCIPE QUE ATÉ HOJE NÃO APARECEU!
CHEGA UMA HORA QUE DÁ VONTADE DE DESISTIR , MAS QUE DEUS ME DÊ FORÇA , EU NÃO QUERO DESISTIR DAQUILO QUE ELE TEM PRA MIM , APESAR DE MILHARES DESILUSÕES QUE EU SOFRO , TO TENTANDO ACREDITAR NO VERDADEIRO AMOR DE UM HOMEM E A MULHER QUE DEUS PREPAROU , PRA QUE NÓS FOSSEMOS FELIZES E COMPLETADOS!
Peço a todos que leram meu comentário orem por mim =/

Deus abençõe a todos nós!

Aline Ramos disse...

Pessoal, como estou feliz com os comentários de vocês, com o que Deus pode estar fazendo através deste post, pois as sementes são para serem semeadas e dar frutos, então glorifico a Deus por poder ver isso acontecendo! Confesso a vocês que não esperava que muitas outras pessoas (especialmente moças) concordassem com estes preceitos, e ver os comentários da Ágatha e da Rafaella (da Ana - Mafalada - e do Leandro também, mas com eles sempre converso sobre isso) foi me deixou extremamente feliz e esperançosa de que a Restauração de Deus possa realmente acontecer nessa nossa geração que já parece tão "sem jeito"!! Glórias ao Senhor pelas vidas de vocês!

Rafaella: Minha irmã amada.. eu também já fiz os questionamentos que sua alma faz agora, porém lhe digo com toda a sinceridade de meu coração: eu realmente creio que todos os sonhos - os maiores que possam existir - sejam completamente possíveis, se é Deus quem dirige a nossa história! Se olharmos com nossos olhos humanos, se "esperarmos" ou "buscarmos" pelos meios do mundo ou nossos proprios meios, se lutarmos com nossas proprias forças, nós realmente não conseguiríamos encontrar principes com o padrão de Deus! Portanto, só existe um caminho: Entregar nossos caminhos a Deus! Porém isso é mais dificil do que possa parecer, porque pra isso você precisa primeiro CONHECER A DEUS - e, infelizmente, isso tem se tornado cada vez mais dificil, visto que as igrejas tem pregado tanto erro... Mas quando você conhece o verdadeiro caráter de Deus, então acontece a coisa mais esplêndida e decisiva de sua vida (após a sua salvação): Você aprende a CONFIAR EM DEUS! E, somente confiando, você poderá render sua vida totalmente a Ele! Sugiro que você leia os livros "Romance à Maneira de Deus" e "Sua Perfeita Fidelidade", ambos de Eric e Leslie Ludy (você pode encontrá-los em: www.udf.org.br), serão de extrema valia pra você!! Fico muito feliz com sua participação aqui no blog, e conte sempre comigo! ;) Que Adonai a abençoe e guie seus caminhos sempre!

Shalom Adonai a todos!

Agata Larsen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Agata Larsen disse...

Que Deus possa quiar as nossas vidas, fazer-nos gratos a Deus, pacientes e amorosos. Um excelente fim de semana para voces!! Jesus ama-nos =:)

Ágata

Anônimo disse...

Olá!
Andreia:

Hoje decidi visitar o blog e ler algumas mensagens (incluindo esta) - depois a minha irmã ainda me indicou mais uns quatro textos para ler...

Considero muito honroso este tipo de postagens pois podem fortalecer o desejo das jovens moças para a virtuosidade mencionada em Proverbios 21 e também de outras mulheres da Bíblia como Rute, Ester, Ana, Maria mãe de Jesus, Abigail, etc.

Achei também muito interessante ver o contraste entre as jovens de hoje e de antigamente. Partilho do teu gosto por aspectos da vida mediaval, lembro-me que um dos meus sonhos de infância é ter aquele vestido longo e bonito que ao sentra-me faz um "balão" ao meu redor... Ou então se pensar na forma cortês como um rapaz conquistava a sua futura mulher... uito bonito...

Porém Aline, sinceramente o meu desejo não é voltar a esse tempo porque o proposito de Deus é que nós vivessemos em 2009 para escrever, por exemplo, postagens na internet afim da restauração de valores de que tanto falas. Deus escolheu-te para o dia de hoje, não desvalorizes o chamado de Deus para ti :) Estou a dizê-lo com amor, tá? ;)
As moças como tu, a Mafalda, e outras têm o privilégio de fazer a diferença, ser luz.
E ainda para mais, o meu romance é o testemunho vivo de que a beleza sonhada por Deus pode existir hoje no casal. É certo que também erramos, mas o nosso sonho é agradar a Deus e o nosso alvo é, poder ser exemplo vivo de pureza para as proximas gerações.

Obrigada por tudo e continua com essa obra.
Bjs

Aline Ramos disse...

Andreia, muito obrigada por seu comentário!!! Puxa, como fico feliz todas as vezes que o Senhor coloca pessoas como você em meu caminho!

Gostaria de dizer-te que concordo exatamente com o que dissestes! É exatamente isso que converso com Mafalda: nós não estamos neste século à toa, e o Senhor não nos tem chamado a essa restauração de estilo de vida sem propósitos! Ainda que nossas mentes e corações se enquandrem muito mais nos valores dos séculos passados, creio realmente que temos sido chamados a fazer a diferença NA NOSSA geração, e nas gerações futuras também! De qualquer forma, não é fácil! Infelizmente estes valores tem sido desprezados e totalmente desvalorizados, no entanto, ainda creio que vale à pena continuar acreditando e lutando por eles, para que nosso século XXI retorne à honra e pureza dos séculos passados.

Que bom poder compartilhar destes caminhos de Deus com você! Espero tê-la aqui conosco sempre!

Com amor, sua irmã em Cristo..
Shalom!

Danilo disse...

Ola Aline!

Estava eu procurando novos blogs para divulgar o meu e... Surpresa boa! Achei seu blog! Parabéns pelo trabalho e qualidade dos posts.

E, aproveitando, apresento o Genizah: Um blog cristão diferente que oferece ótimo conteúdo protestante, muito humor e bom combate às heresias e ao sincretismo que vem solapando a igreja evangélica.

Vamos nos seguir. Te vejo por lá!

A Paz e o Bem!

Abraços,

Danilo Fernandes

http://www.genizahvirtual.com/

Belcris disse...

Exatamente um ano depois do que você escreveu, ao pesquisar no google sobre o tema "Repensando a Mulher Cristã em Ação", me deparei com os seus sábios comentários. Há muito venho refletindo no que vem ocorrendo no seio da família. E estou plenamente de acordo contigo de que a Bíblia é o manual escrito pelo Deus que é amor. Deixou um manual de procedimentos que se obedecidos pelo homem, lhes garante a paz, a alegria, o amor que tanto busca e almeja. Percebemos na sociedade moderna uma inversão total de valores. Um afastamento gritante dos ordenamentos divinos. A mulher moderna tendo que desempenhar milhões de papéis (esposa, mãe, profissional, doméstica,e ainda as atividades na igreja) , tendo que dar conta de todos, de maneira exemplar e, então, não são poucos os casos de mulheres estressadas, depressivas, agressivas, amarguradas,carregando uma culpa imensa por não terem correspondido ao que se esperava dela. A ausência da mulher no seu lar, durante boa parte do dia, tem criado conflitos domésticos muitas vezes irremediáveis. Maridos e filhos carentes, estes últimos verdadeiros órfãos de pais vivos. E a falta de papéis bem definidos na família tem gerado uma desordem de gênero e o crescente número de homossexuais no nosso meio. Egoísmo, ambição, competição, o prazer momentâneo, violência doméstica, vícios, gravidez precoce, adultério, fornicação, mães solteiras são consequências de uma sociedade que está cada vez mais se afastando de Deus e dos seus ensinamentos. É tempo de despertar! Que Deus na Sua infinita bondade e misericórdia esteja nos iluminando para nos dar estratégias de como ser luz e sal neste mundo que está dominado pelo Maligno.