quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

HOMBRIDADE = Semelhança a Cristo!




Temos percebido o quanto nossa geração tem sofrido uma séria crise de identidade e de senso de destino. É triste ver uma geração que não sabe o que deve fazer ou onde está indo. Mas, graças à infinita misericórdia e amor do Senhor, homens e mulheres ao redor do mundo tem se levantado para lutar contra isso. Porém, ainda há algo profundamente decadente em nossa sociedade, que precisa ser urgentemente restaurado: a HOMBRIDADE. Homens que entendam o que é ser um Verdadeiro HOMEM, e que queiram e se dediquem a sê-lo.
Há não muitos dias, uma amiga muito querida, evangélica e serva de Deus, uma mulher transformada pelo Senhor, apesar de sua pouca idade (20 anos), casada há cerca de 2 anos com um homem também cristão e temente a Deus, me falava sobre sua luta pela sobrevivência de seu casamento. Há pouco tempo, ela tinha saído de casa e estava convicta de que deveria se separar de vez de seu esposo, mas acabou participando do Seminário Veredas Antigas 1, onde o Senhor pôde tratá-la e ensiná-la sobre qual a vontade dEle para o relacionamento matrimonial. Então, ela voltou pra casa, totalmente disposta a amar seu esposo e lutar por seu matrimônio, e sou testemunha do quanto ela estava disposta a exercer seu papel de mulher, sendo submissa a seu marido, moderada em suas atitudes, sábia e tudo mais. Ela é uma grande mulher de Deus, e sei que ela havia entendido o que deveria acontecer em seu lar. Porém, havia um grande problema: o seu marido não o havia entendido! Ele não entendia que todo casamento precisa de um HOMEM, de um LÍDER e SACERDOTE, e que ELE havia sido designado por Deus para exercer esses papéis – e não a sua esposa! Mas, o que acontecia era exatamente o contrário – sua esposa estava sendo obrigada a assumir a liderança do lar, porque ele não se dispunha a isso (e ele já estava sendo indicado por seu pastor para assumir a liderança de uma igreja em outro país!). A conclusão de minha amiga, recentemente, era de que não havia mais jeito, que ela já havia conversado com ele sobre sua posição de homem dentro de casa, mas ele não entendia. E ela lamentava algo que a maioria das mulheres de nossa geração (e, talvez, até mesmo da geração passada) está a lamentar: “Eu casei pra ter um marido, Aline, e não um filho!”.
Foi chocante ouvir este comentário, e mais chocante ainda ver que ela tinha razão. Porém, ainda mais arrasador foi, ao repassar mentalmente as figuras dos rapazes que conheço, hoje, chegar à conclusão de que essa tem sido a realidade da maioria deles. A sociedade tem ensinado os rapazes a serem eternos MENINOS, e nunca verdadeiros HOMENS. Não encontramos mais HOMENS de verdade, que saibam exercer suas posições, que tenham seriedade e responsabilidade suficientes para assumir suas falhas e trabalhar nelas, para estar à frente, que tenham sabedoria e discernimento em Deus, que orem por suas esposas, leiam a Palavra e a ensine às mulheres com quem casaram (ou pretendem casar), que tenham coragem pra tomar decisões e assumir suas conseqüências. Não temos mais encontrado homens assim. Homens que tenham coragem de dizer não às suas esposas quando elas estão erradas, e exortá-las em amor, e ensiná-las também a exercer seus papéis de mulheres.
É triste ver igrejas cheias de mulheres, as quais estão à frente de todas as atividades, o que ocorre dentro de 90% das famílias também, e na sociedade em geral, enquanto os homens acham-se isentos de responsabilidades, deixando de participar de todas as coisas. No entanto, as mulheres precisam de homens que PARTICIPEM, que AJAM, que tomem atitudes e posições! Estar ao lado de um homem que ESQUECEU DE CRESCER, de AMADURECER é algo extremamente frustrante para uma mulher! Acho que não é preciso lembrar, mas ainda assim gostaria de salientar como a ciência tem demonstrado que as mulheres amadurecem muito mais rápido que os homens, em todos os sentidos. Elas tendem a se tornar mais sérias e comprometidas antes que eles, e isso piora bastante o quadro. Porque, se os homens já tendem a amadurecer mais tarde e eles ainda não tem a menor idéia sobre como deve ser o caráter de um HOMEM e que virtudes e características ele deve desenvolver, temos uma situação drástica! Além disso, as mulheres geralmente têm uma sensibilidade para perceber quando as coisas estão erradas (o que Craig Hill chama de “mensagens relacionais”) muito mais aguçada do que os homens. Assim, é muito comum ver casamentos em crise nos quais as mulheres dizem que já não sabem mais o que fazer, que o casamento já não tem jeito e a situação está insustentável, enquanto os maridos, quando questionados sobre isso, simplesmente comentam: “Bom, nós temos alguns desentendimentos, mas nada sério. Acho que, no geral, estamos indo bem”. Não é proposital, é apenas que homens e mulheres são diferentes! Mas, se os homens não se empenham em desenvolver um caráter de HOMBRIDADE, então fica muito mais difícil superar essas diferenças, as quais acabaram trazendo quadros como este da minha amiga.
Então, resolvi reler um livro que está entre meus prediletos, ainda que não tenha sido escrito para mim: “Homem ao Máximo”, de Edwin Louis Cole. É um livro que fala exatamente sobre essas questões, sobre HOMBRIDADE – o caráter que todos os homens deveriam desenvolver. O li pra tentar entender esta crise que os homens desta geração têm passado, e saber, mais profundamente, o que esperar de meu futuro esposo. Fiquei encantada com todas as coisas que li. Comprei o livro pro meu pai, mas sou eu quem está lendo! =P Se pudesse indicar apenas UM livro para cada rapaz desta, e também da antiga, geração ler, indicaria esse. Rapazes que eventualmente estejam por aqui, por favor, façam o possível pra lê-lo. Moças, não deixem de indicá-lo aos rapazes que vocês conhecem, ou mesmo dar de presente a eles, e o leiam também, seus padrões de hombridade certamente serão alterados.
Assim, gostaria de deixar alguns trechos do livro, especialmente, para os rapazes, mas também para as moças, na esperança de que este padrão de HOMBRIDADE e MASCULINIDADE possa ser restaurado nesta e nas próximas gerações. O mundo precisa disso!
..........................................................................................................................................

Trechos do livro “Homem ao Máximo”, de Edwin Louis Cole:
“O plano de Deus é que alguém assuma o comando. Homens, isso é com vocês! Em Efésios 5:23, a Bíblia afirma que o homem é o cabeça da casa, e o compara a Cristo, o cabeça da igreja. Trata-se de uma comparação com implicações muito sérias para os homens. A verdade é que, assim como Cristo é o Salvador da igreja e é nele que seus membros encontram solução para os seus problemas, assim também é o homem para a família. As soluções para os problemas da família devem vir dele”

“Quem não se dispuser a assumir a culpa de seus pecados e a pedir perdão, nunca será um verdadeiro homem”

“Quem não se perdoa depois de Deus já havê-lo perdoado, está querendo ser melhor do que ele. Esquecer o passado de forma sábia é sinal de maturidade. Isso é essencial àquele que deseja ser um verdadeiro homem”

“Ele (Jesus) foi um homem de liderança firme e destemida, que derrotou Satanás, expulsou demônios, deu ordens à natureza e censurou os hipócritas. Era detentor de um caráter nobre, com todas as virtudes possíveis, um caráter que o mesmo Espírito Santo que habitou nele pode recriar em nós. Deus deseja reproduzir esse caráter masculino em todos os homens”

“O reino de Deus se assenta sobre a verdade, e não sobre os sentimentos humanos. E é assim também que se tomam decisões”

“Uma característica do verdadeiro homem é justamente a capacidade de tomar decisões”
“Coragem de tomar decisões. Firmeza. Liderança. São as características de um homem de verdade”
“Os homens precisam assumir plena responsabilidade por suas decisões. Aceitar plena responsabilidade é a maior prova de maturidade. E a maturidade é o aval do verdadeiro homem”
“As mulheres podem ser espirituais; mas a força sempre vem do homem. A força de uma igreja, de uma família, de uma nação vai depender da força de seus homens. Homens, vocês são responsáveis. Não há como escapar disso. O que Deus requer dos homens é que todos sejam homens de verdade”
“Em toda casa há um sacerdote. Deus determinou que o homem exerça essa função. Homens, vocês são o sacerdote da família, quer tenham estudado teologia ou não. Meu amigo, você é o sacerdote, quer creia nisso ou não; quer assuma essa missão e a pratique, ou a ignore. É tarefa do sacerdote, além de servir a Deus, ministrar espiritualmente àqueles que foram confiados aos seus cuidados. Isso não significa que a família só vem a Deus através do homem. Mas, como sacerdote, o homem tem de ministrar à esposa e aos filhos”
“A questão de hombridade não é mero discurso; é um modo de viver”
“A igreja moderna não fala de coragem aos homens, nem a exige deles. Muitos pastores já descobriram que é bem mais fácil pregar para mulheres, trabalhar com elas e com as organizações femininas, do que com homens. (...) É por isso que em muitas igrejas hoje o número de mulheres é expressivamente maior do que o de homens. Essa também é a razão por que a sociedade matriarcal vai assumindo o lugar da patriarcal. A coragem é a virtude, qualidade ou atributo que capacita o homem a enfrentar a desaprovação de outros, a perseguição, o medo, o fracasso e até a morte como verdadeiro homem. É preciso muita coragem para se encarar a realidade”
“Se entrar nisso, não saia! E se for para sair, é melhor não entrar!”

“Hombridade não tem nada a ver com tamanho físico, mas tudo a ver com caráter, com o espírito. Os jovens de hoje precisam de pais “fortes e corajosos”. Precisam de heróis, de josués que reafirmem: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js. 24:15). Precisam de Daniéis, capazes de encarar os leões juristas de nossos dias e fechar-lhes a boca, para que parem de proferir palavras arrogantes contra Deus”

“E. M. Bounds disse o seguinte: “Os métodos de Deus são os homens”. Enquanto os homens procuram melhorar seus métodos, Deus procura homens melhores”
“Nada substitui o exemplo paterno. Filhos precisam é de um pai, não de um anjo da guarda. Bom seria que tivessem um pai de verdade, e não apenas um acessório opcional de luxo, como acontece em alguns casos”
“O maior bem que um pai pode fazer a um filho é amar a mãe dele. (...) uma coisa posso dizer: assim que comecei a tratar Nancy como co-herdeira, e a valorizá-la em vez de depreciá-la, a a educação dos filhos tornou-se bem mais fácil”
“O homem é o cabeça. Sua principal responsabilidade, seu ministério sacerdotal, é conduzir a família em justiça. Quem negligencia esse dever por covardia, para se entregar a prazeres pessoais, ou por ser irresponsável, está pecando. Isso é pecado”
“Portanto o homem da casa é o seu líder, “mordomo”, sacerdote, ministro e conselheiro. Ele tem de ser para a família tudo que Cristo é para a Igreja. Uma missão e tanto! Por isso é necessário que ele seja homem. E é por isso também que ele precisa ser homem em todo o seu potencial”
“Ele estava sendo desafiado a ir buscar no fundo de seu caráter todos os atributos de um verdadeiro homem: sinceridade, verdade, fé, humildade, coragem, amor e graça”

“Ser um homem em todo o seu potencial não acontece como num passe de mágica; é um processo. Não existe varinha de condão que possa produzir essa condição em nós num abrir e fechar de olhos, não. É edificada passo a passo, camada a camada, ponto a ponto, preceito a preceito, decisão a decisão”
“Por favor, diga aos homens, onde o senhor for pregar, que nós, mulheres, queremos que eles assumam a liderança do lar em todos os aspectos, principalmente nessa questão de orar e estudar a Palavra de Deus. Se ele se dispusesse a mudar e a assumir a liderança, eu o amaria ainda mais. Por favor, não me entenda mal. Não é que eu não ame meu marido; eu o amo. Mas é que desejo demais que ele assuma essa posição de liderança que é dele. Não quero tomar a iniciativa. Não seria certo. Sei que muitas mulheres o fazem, mas não acho isso certo. (...) Por favor, por favor, diga aos homens deste país que nós queremos que eles sejam homens”
(Palavras de uma esposa de um líder cristão, em aconselhamento com Edwin L.C., autor do livro)

Um comentário:

Agata Larsen disse...

Nunca li o livro "Homem ao máximo" mas já simpatizo muito com ele e espero vir a lê-lo e também a oferecê-lo. Quando tiveres tempo lê os posts sobre as marcas da masculinidade segundo Albert Mohler que está em http://tribojesus.com é optimo para sabermos aquilo que deveremos buscar no futuro marido e pai dos nossos filhos. E também é bom que eles leiam pois investem nesse crescimento :) bjs