terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Velhas verdades...

Num mundo de pressão constante pela "modernização" de todas as coisas, que condena tudo o que soe como "antigo" e que afirma que só há coisas boas na "evolução do novo século", e em meio a tantas igrejas que têm se deixado convencer por tudo isso, sinto falta das "Velhas Verdades"...

Sinto falta da simplicidade de não precisar de nada além de Cristo, Sua cruz e Seu amor tão grande. Não de uma forma simplista e que descarta reflexões a aprofundamentos, mas de uma forma em que a Bíblia e a mensagem do Evangelho, a graça de Deus e o sacrifício de Cristo sejam suficientes por si mesmos.

Meu pastor costuma dizer usar uma frase (que não é de sua autoria, mas que não recordo o autor) que diz que o caminho do Cristianismo não é para a frente, mas para trás. Não até Abraão, o monte Sinai ou os dez mandamentos. Mas até Cristo, o monte Sião e a cruz. Não rumo à modernidade que cobra novas fórmulas a cada minuto, que exige modelos que "agradem os clientes" e que se preocupa mais com a satisfação que se gera do que com as verdades que se pregam.

E eu acredito que nosso caminho deve mesmo ser para trás. Não de forma a renunciar qualquer coisa moderna, mas de forma a não acabarmos esquecendo a essência em algum canto perdido e deixarmos escapar as Verdades Eternas... Essas boas novas que não perdem o frescor...

Pois o novo às vezes soa estranho demais...

.............................................................

"Quero falar das velhas verdades
Pois o novo, às vezes, soa estranho demais...
Quero ouvir as verdades eternas
Boas novas que não perdem o frescor

Como aquela que diz que Jesus, por amor,
Entregou sua vida na cruz de horror
Em resgate de muitos, o verbo calou
Mas a morte não teve vigor
E em três dias, o filho do amor ressuscitou..."

[Verdades Eternas - Eduardo Mano e os Tapetes Voadores]



segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

E agora, Malco? O que fazer?

Isaltino Gomes Coelho Filho

[Da Foz do Grande Rio - O Jornal Batista, Ano CXI, Edição 06, Dom 06.02.2011, p. 3]

"Então, Simão Pedro, que tinha uma espada, desembainhou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. O nome do servo era Malco" - João 18.10.


Homem curioso. Famoso não por si, mas pela orelha. Não fosse ela, ninguém saberia que ele existiu. Nada sabemos dele, além de que era servo do sumo sacerdote e seu nome. Malco é a forma helênica do hebraico Meleque, "rei". A tradução de Chouraqui diz que sua orelha foi "decepada". Parece ter havido uma pequena luta entre o grupo que veio prender Jesus, do qual ele fazia parte, e alguns discípulos. E eis a sua história: Na luta ele perde a orelha, Jesus a recompõe (conforme Lucas), e pronto. Só isso. Nada mais se fala dele.

Porém, imaginemos algumas perguntas que poderiam ser feitas a ele:

1 - Você foi prender um homem que era tido como criminoso. E dos perigosos, porque vocês foram armados. Ele não se defendeu, não lutou, não fugiu. Aceitou passivamente ser preso e pediu que liberassem os demais, já que procuravam por ele. Você não acha isso estranho?

2 - Você e ele estavam em lados opostos. Eram adversários, tanto que um dos que estavam com ele feriu você. Ele interveio e até impediu coisas piores. Você não acha isso estranho?

3 - Você teria dificuldades bem sérias com a orelha decepada. Sangraria muito até chegar a um lugar no qual fosse medicado. Pegaria poeira e poderia infeccionar. Que você ficaria sem a orelha é certo. Ele ainda teve tempo para curar você. Você não acha isso estranho?

4 - Você foi a última pessoa que recebeu um milagre dele. Você já tinha ouvido falar de alguém efetuar milagres para beneficiar os inimigos? Você não acha isso estranho?

5 - Você foi o penúltimo que ele beneficiou. Na cruz ele ainda teve tempo de beneficiar um criminoso. Que zombava dele até poucos minutos atrás, antes de cair em si. As duas últimas pessoas que ele beneficiou foram adversários. Você não acha isso estranho?

6 - Você sabe o nome disso, Malco? É graça!

7 - Pois é, Malco. E agora, o que fazer? Ficar indiferente? Isso seria rejeitar a graça. Rejeitar a graça é uma desgraça.

Essas perguntas aqui expostas seriam as mesmas perguntas que poderíamos encaminhar para muitas pessoas que são beneficiadas pelo Senhor Jesus em nossos dias. Gente que é abençoada por ele. Alguém ora por essas pessoas e a graça de Jesus opera em suas vidas. Um pai ou uma mãe ora pelo filho, chora de joelhos, e a graça livra o filho de um desastre. Gente que não sabe (ou sabe erradamente) sobre Jesus é abençoada por causa de sua graça, que é sempre desconcertante e não obedece aos nossos parâmetros.

Quanta gente, como Malco, é agraciada pelo Senhor Jesus, mesmo sendo indiferente! Talvez o leitor! E nunca reconheceu isto!

Conheci um homem não crente que teve problemas com uma pessoa que lidava com demônios. Esta pessoa procurou um feiticeiro para fazer mal ao homem. O feiticeiro disse: "Estou impedido de tocar nesta pessoa porque seu filho ora por ele todos os dias. Há uma sombra protetora sobre ele". Este homem foi impactado pelo testemunho do feiticeiro e se firmou de vez na fé. Os métodos de Deus não são convencionais. Além de graça, ele tem soberania: Faz o que quer, quando quer, usa quem quer e não deve nada a ninguém por isso.

E aí, Malco do século 21? Já decidiu o que fazer? Sugiro-lhe pensar no Salmo 116.12-14: "Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor. Pagarei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo". Passe para o lado do homem que conserta orelhas dos que estão contra ele.


sábado, 12 de fevereiro de 2011

Palavras sobre judaísmo...


Não palavras minhas, porque elas de nada valem, bem como minhas próprias opiniões a qualquer respeito.

Palavras da Bíblia - a Palavra de Deus!

Que cada um reflita direcionado pelo Espírito Santo!

A graça de Deus guie nossas vidas...

.....................................

Hebreus 8:6-13 diz:

"Mas, de fato, Jesus foi encarregado de um serviço sacerdotal que é superior ao dos sacerdotes. Pois a aliança que ele conseguiu é melhor porque ela se baseia em promessas de coisas melhores.


Pois, se a primeira aliança tivesse sido perfeita, não seria necessária uma nova aliança.


Mas Deus vê que o seu povo é culpado e diz:


"Está chegando o tempo, diz o Senhor, em que farei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá. Essa aliança não será como aquela que eu fiz com os antepassados deles, no dia em que os peguei pela mão e os tirei da terra do Egito. Não foram fiéis à aliança que fiz com eles, e por isso, diz o Senhor, eu os desprezei. [...]"*


E, quando Deus fala da nova aliança, é porque ele já tornou velha a primeira. E o que está ficando velho e gasto vai desaparecer logo."


*Segundo Jeremias 31:31-34
[Bíblia Sagrada versão Nova Tradução na Linguagem de Hoje]

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Amor além da Cruz...



“Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles” (Hebreus 7.25)


Ah! Quando acho que o amor de Deus por nós já me surpreendeu da forma mais intensa que poderia fazê-lo, a Palavra do meu Senhor vem e mostra-me o quanto esse amor é infinitamente maior.

Olhar para a cruz de Cristo, Seu sacrifício tamanho, Sua doação e sofrimento para que nós pudéssemos voltar a viver em comunhão com o Pai, para levar os homens de volta à Deus, e fazê-los Seus filhos, é algo tremendamente maravilhoso!

Todas as vezes em que penso nisso, olho para meu total desmerecimento, meus erros e falhas tão grandes, o pecado que há em minha vida, o tempo tão pequeno que dedico a meu Senhor em cada um de meus dias, e esse amor se torna cada vez mais incompreensível e absurdamente maior! É como tentar compreender o funcionamento do Universo em todas as suas galáxias e leis físicas, químicas e tudo mais que houver de complicado nessa vida – e ainda é muito mais complexo do que isso tudo!

Esse amor, revelado na cruz de Jesus, é a coisa mais indescritivelmente suprema e inexplicável que se possa imaginar!

No entanto, ao pensar que jamais poderia haver algo mais sublime e arrebatador do que isto, a Palavra de Deus vem com mais essa revelação:

“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo” (I João 2.1)

E novamente:

“Pois foi Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem foi ressuscitado e está à direita de Deus. E ele pede a Deus em favor de nós” (Romanos 8.34)

Não temos um Cristo que apenas veio à terra cumprir Sua missão e, feito isto, cruzou os braços, dizendo: “Pronto! Já fiz a minha parte. Agora é com vocês!”.

O sacrifício na cruz já seria, e é, algo impagável e infinitamente mais do que o homem poderia merecer ou pensar em receber! Mas Cristo não para aí. Ele cumpre Sua missão aqui neste mundo, mas continua lutando por nós à direita do Pai!

Que coisa mais fantástica! Cristo, após já ter feito tanto por nós neste mundo, ainda se propõe e dispõe a continuar fazendo ainda mais junto ao Pai!

Essa é a beleza extraordinária do Cristianismo, que o difere de TODAS as demais religiões existentes no mundo: há um Deus Todo-Poderoso que AMA um ser humano Todo-Caído! Algo inconcebível acontece: uma relação de AMOR de um Deus Santo para com os homens pecadores! Enquanto nas demais religiões o homem é quem precisa subir aos céus, se elevar à altura de Deus, no Cristianismo, Deus é quem desce e se diminui à condição humana para alcançar o homem! Que coisa mais maravilhosa!

Deus se fez CARNE, se fez SALVADOR, se fez PAI e, ainda por cima, se faz continuamente ADVOGADO e INTERCESSOR nosso, até que o tempo de todas as coisas se cumpra!

Nenhuma palavra seria capaz de expressar o significado disso, de tamanho AMOR! Assim como minha mente e coração, acredito, até que estejam face a face com meu Salvador e Senhor e Pai, jamais compreenderão a vastidão disso. “Deus me amou, e continua a me amar”.

Fale-me de algo que seja mais excelente do que isto... e então abrirei mão do que você me pedir.


Esta tão fraca e sem merecimento pecadora, resgatada por esta graça, misericórdia, bondade e amor tão grandes, com uma gratidão que não lhe cabe no peito e que não se exprime de qualquer forma existente...

Me.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A verdadeira felicidade...


"Felizes são aqueles
que não sei deixam levar
pelos conselhos dos maus,
que não seguem o exemplo
dos que não querem saber de Deus
e que não se juntam com os que zombam
de tudo o que é sagrado!
Pelo contrário, o prazer deles
está na lei do SENHOR,
e nessa lei meditam dia e noite.

Essas pessoas são como árvores
que crescem na beira de um riacho;
elas dão frutas no tempo certo,
e as suas folhas não murcham.
Assim também tudo o que
essas pessoas fazem dá certo."

(Salmo 1: 1-3)