quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

As mulheres devem permanecer caladas na igreja?

"Como em todas as igrejas dos santos, conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina. Se, porém, querem aprender alguma coisa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja. Porventura, a palavra de Deus se originou no meio de vós ou veio ela exclusivamente para vós outros? Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo. E, se alguém o ignorar, será ignorado."
(I Coríntios 14: 33b - 38)

..........................................................

"A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio." (I Timóteo 2: 11-12)

.........................................................

O que você pensa sobre esse assunto? Tem alguma opinião?

Participe deste debate no blog Mulheres Virtuosas:


Buscando a Verdade de Deus para Verdadeiras Mulheres!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Há um barco esquecido na praia...


Ah, como é linda esta música.
Como espero por este tempo - deixar as redes, deixar o barco e ir.
Viver exclusivamente pelo outro, e por meu Senhor Jesus.
Mas o tempo está chegando. :)
Tempo de deixar um barco esquecido na praia...

.......................................................................

Há um barco esquecido na praia - Pe. Zezinho

"Há um barco esquecido na praia
Já não leva ninguém a pescar
É o barco de André e de Pedro
Que partiram pra não mais voltar
Quantas vezes partiram seguros
Enfrentando os perigos do mar
Era chuva, era noite, era escuro
Mas os dois precisavam pescar


De repente aparece Jesus
Pouco a pouco se acende uma luz
É preciso pescar diferente
Que o povo já sente que o tempo chegou
E partiram sem mesmo pensar
Nos perigos de profetizar
Há um barco esquecido na praia
Um barco esquecido na praia...


Há um barco esquecido na praia
Já não leva ninguém a pescar
É o barco de João e Tiago
Que partiram pra não mais voltar
Quantas vezes em tempos sombrios
Enfrentando os perigos do mar
Barco e rede voltavam vazios
Mas os dois precisavam pescar


Quantos barcos deixados na praia
Entre eles o meu deve estar
Era o barco dos sonhos que eu tinha
Mas eu nunca deixei de sonhar
Quanta vez enfrentei o perigo
No meu barco de sonho a singrar
Jesus Cristo remava comigo
Eu no leme, Jesus a remar


De repente me envolve uma luz
E eu entrego o meu leme a Jesus
É preciso pescar diferente
Que o povo já sente que o tempo chegou
E partimos pra onde ele quis
Tenho cruzes mas vivo feliz
Há um barco esquecido na praia
Um barco esquecido na praia
Um barco esquecido na praia..."


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Gentis, mas também Valentes!



Fico feliz ao saber que muito se tem discutido dentro do meio jovem (ou não tão jovem) a respeito do retorno ao Cavalheirismo, do retorno a circunstâncias em que homens podem ser verdadeiramente homens e mulheres podem ser verdadeiramente mulheres. Nossa sociedade dita moderna necessita urgentemente disso.


No entanto, havia algo sobre o que eu não havia pensado durante muito tempo a esse respeito. Quando falamos sobre Cavalheirismo, geralmente nos referimos ou, pelo menos, imaginamos um retorno às práticas de gentileza dos homens, principalmente para com as mulheres. Mas, ao ler um livro chamado “A Jornada Para Ser Um Homem de Verdade”, de Jeff Fromholz, um comentário me chocou a respeito de um típico pensamento feminista, que eu mesma alimentava, ainda que de forma inconsciente:


“O que os meninos ouvem hoje em dia dos adultos, principalmente mulheres: “Fique quieto! Não se mexa! Sente-se! Se comporte! Não lute!”. Em outras palavras, “SEJA UMA MENINA!”


Eu nunca havia parado para pensar sob esta óptica. Mas isso é verdade! Nós, mulheres, somos diferentes dos homens, e a tendência natural do ser humano é tentar criar no outro aquilo que nós achamos que seria ideal para nós mesmos. Porém, o que é ideal para uma mulher, não é ideal para um homem! Nós, mulheres, somos naturalmente menos enérgicas, menos dadas a explosões de adrenalina, perigos, uso da força. Geralmente (com grandes alterações nestes índices para quem vive na “sociedade feminista” que doutrina todo mundo a buscar uma “igualdade de gênero”), as meninas se interessam menos por esportes de luta e contato físico, são coisas que costumamos achar “agressivas demais”, e elas realmente o são PARA NÓS, afinal, nós somos mulheres – as Donzelas, e não os Cavaleiros! Eu sempre tive um sério questionamento sobre o porquê de homens gostarem TANTO de futebol! Eu dizia que iria fazer uma pesquisa sobre isso, porque, onde quer que estejam dois ou mais homens, você tem 99% de certeza de que o assunto “futebol” irá surgir em muito pouco tempo. Mas, hoje, isso é muito claro para mim: homens gostam de competições, de testes à sua força e habilidade física, lutar por um objetivo, independente se eles vão se machucar com isso ou não! Já nós, mulheres, somos muito mais diplomáticas, gostamos de resolver as coisas à base do diálogo e normalmente fazemos de tudo para evitar uma briga e ficamos horrorizadas com disputas físicas acirradas.


Pessoalmente, não entendo como homens podem gostar de boxe, luta livre e similares, de onde as pessoas saem sempre sangrando e super machucadas, mas agradeço mesmo a Deus porque Ele fez homens E mulheres! Sem um dos dois, a humanidade não teria sobrevivido por muito tempo! O fato é que nossas diferenças são vitais – quem iria para as guerras, lutar pela segurança ou liberdade da nação, ou defender os direitos de seu povo, se não houvesse homens? Acho que pouquíssimas mulheres se alistariam a essa função! Então, tenho entendido como Deus é Sábio, e como Sua Sabedoria foi tremenda ao colocar a diplomacia nas mulheres, mas também a força física e essa agressividade nos homens! Ambos são necessários!


Mas o fato é que, quase inconscientemente, nossa sociedade feminista e matriarcal tem quase que minado completamente essa característica masculina! Eu devo confessar que fiz isso durante MUITO tempo. Como as mulheres têm tomado o controle de quase todas as coisas – famílias, trabalho, igreja, educação – elas têm lutado para transformar essa peculiaridade agressiva dos homens na diplomacia feminina! As mulheres têm criado seus filhos homens como mulheres, e estes crescem sem desenvolver seu senso de coragem, determinação, força, liderança – que são os traços necessários para um homem (inclusive para um homem CRISTÃO!). Os meninos têm crescido medrosos, sem iniciativa, mimados por suas mães que querem fazer tudo por eles e não os deixam fazer nada. E o problema só é identificado muitos anos mais tarde, quando a mulher que casa com estes “homens” descobre que eles não são HOMENS, mas MENINOS! E meninos mimados! Homens que deveriam ser os líderes do lar, mas que não sabem tomar uma decisão, não sabem tomar iniciativa, não tem o menor controle sobre eles mesmos ou qualquer outra coisa, vivem inseguros e sequer imaginam como liderar um grupo. Qual o resultado disso? As mulheres assumem o controle do lar! E, infelizmente, ao ter seus filhos, acabam reproduzindo o mesmo quadro, ainda sem ter noção do estrago que estão fazendo!


Basta pensar sobre o que o Exército e as Forças Armadas representavam pros rapazes há alguns séculos atrás, e o que representam para os rapazes hoje. Quer assistindo a filmes antigos, quer lendo livros, artigos ou ouvindo histórias, podemos perceber como que, em sociedades passadas, o fato de servir o Exército e lutar por seu país era uma honra para os homens! Os rapazes, desde meninos, desejavam isso, porque viam seus pais e irmãos mais velhos, e a maioria dos outros rapazes da comunidade fazendo isso. Eles eram considerados HERÓIS! Todos queriam imitá-los! Eles não se importavam se iriam morrer lutando – o que importava era lutar por uma justa causa, e morrer como HOMENS. Havia honra em lutar pelas causas do povo ou simplesmente por sua família. Os homens não temiam isso, ou, se temiam, sua coragem e honra superavam esse medo. Eles eram HOMENS. Não corriam de suas responsabilidades, mas as realizavam com prazer, em defesa dos mais fracos. Desde muito pequenos, os meninos eram ensinados a manejar a espada e a arte da guerra, sempre lembrando que o caráter e auto-controle eram de suma importância.


E hoje? Pergunte pros rapazes ao seu redor quantos deles lutariam por seu país, caso houvesse uma guerra. Olhe ao redor e veja quantos rapazes gostariam de se alistar ao Exército, Marinha ou Aeronáutica. Nããooo!!! Os rapazes já crescem ouvindo de seus pais que entrar para o Exército, ou algo parecido, é a pior das alternativas – “Faça de tudo para fugir disso!”. Chega a idade para se alistar e todos os adultos da sociedade ficam apreensivos, torcendo em uníssono para que o cara consiga fazer algo para ser liberado! “Exército? Não para o meu filho!”. O que antes simbolizava honra, aqueles que antes eram tidos como os “Heróis” da sociedade, hoje são tidos como os “Loucos” da sociedade. “Sofrer pelo país? Isso é burrice!”, é o que costumamos ouvir. Não existe mais coletividade, não existe mais nacionalidade ou preocupação pelo grupo – vivemos o período “Cada Um Por Si”, “Preocupe-se com você e o resto que se vire!”. Onde está a honra e a coragem dos antigos cavaleiros e heróis de guerra?


No casamento não é muito diferente. Eu agradeço muito a Deus por não ser eu a responsável por subir do telhado para trocar uma telha; ou ir atrás do rato que está na cozinha para matá-lo; ou ter que ir verificar que barulho foi aquele no quintal, no meio da madrugada; ou confirmar se existe alguém tentando entrar na casa; ou ter que manusear um martelo ou uma furadeira. No entanto, no mundo “igualitário” que tem nos treinado, não muito dificilmente encontramos homens que tem mais medo de barata do que as mulheres!  Qual é? Se um ladrão entrar na casa, eu não duvidaria muito se o cara dissesse pra esposa: “Vai lá e resolve!”, e eles ainda acrescentam: “Não foram VOCÊS que pediram direitos iguais?”. EU NUNCA PEDI NADA! Então, será que não ta na hora de alguém dizer que Homens tem que ser HOMENS, e não meninos fracotes e frouxos que se escondem debaixo da saia da mamãe?


Se pensarmos nos Cavaleiros Medievais, sim, eles tinham um grande código de ética, que incluía gentileza e modos agradáveis, e cavalheirismo geralmente nos remete a esses modos. Mas, além disso, também havia a Coragem e o desejo de lutar pelas donzelas, e também pelos necessitados, pelos mais fracos. Proteger uma dama não envolvia apenas dizer palavras doces e amáveis, mas também estar disposto a lutar contra qualquer inimigo que pudesse surgir, quaisquer que fossem os riscos.


Outra coisa importante de ressaltar é que os Cavalheiros não precisam tratar todo mundo como tratam as Mulheres! Com as mulheres, seus modos são gentis e amáveis, suas palavras são respeitosas, doces e controladas, e não há violência, mesmo quando precisa haver firmeza. Elas são mulheres, o sexo nobre, as princesas, e, com elas, eles devem ser os Príncipes. No entanto, nem todo mundo é mulher! Enquanto não há violência nem força na relação com as donzelas, quando se trata do mundo, dos inimigos, de outros homens que estão fazendo as coisas erradas, esses atributos tornam-se não apenas “utilizáveis”, mas necessários! Além de Príncipes, eles precisam também saber ser Guerreiros!


Confesso que, ao assistir filmes de guerras patrióticas, onde sempre existem aqueles guerreiros cheios de honra e valentia (esses filmes são os meus favoritos, além dos épicos em geral!!! =P), algumas vezes sinto-me tentada em querer ser o Guerreiro, e não a Princesa!! Hehehe... Talvez seja pela falta tão grande de homens que queiram assumir esse papel nos nossos dias. O fato é que vejo tanta grandeza de caráter, um senso de destino tão bem definido e objetivos de vida tão valorosos nestes homens, que, quase chego a desejar ser um homem também, para vestir a armadura, posicionar o escudo, montar o cavalo e desembainhar a espada rumo à luta, ao lado de outros cavalheiros cheios de honra! É certo que, algumas vezes, nós, mulheres, também precisamos ser guerreiras, em nossas lutas diárias pela verdadeira feminilidade, mas o papel oficial de Guerreiros é mesmo dos homens. Espero que eles não temam assumir essa renomada função.


Mulheres, nós precisamos reconhecer nossa culpa neste processo de “feminilinização” dos homens, e parar de cobrar que eles ajam, em tudo, como nós agimos. Da mesma forma que nós não devemos querer ser iguais a eles, eles também não devem ser iguais a nós. Que cada um desenvolva suas capacidades, vocações específicas e responsabilidades e, então, alcançaremos o equilíbrio que nossa sociedade perdeu.


Gentis, sim, sem sombra de dúvida. Mas não MULHERES, e sim HOMENS. Com Coragem, Força, Valentia, Determinação, Iniciativa, Liderança, Masculinidade, Honra. Verdadeiros Cavalheiros!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

As Mentiras do Socialismo

Hunf. Já perdi as contas de quantas mentiras me foram ensinadas durante toda a minha vida. Socialismo foi uma das grandes. Me lembro bem de minhas aulas de história e geografia durante o ensino médio. O Socialismo era, disparado, "o modelo político ideal"! As lembranças são tão nítidas que parece que foi ontem: eu era uma admiradora assídua e defensora dos "ideais igualitários" de Marx e Engels. As coisas nos eram ensinadas de uma forma tão magicamente encantadora que tudo aquilo que eles pregavam parecia uma descrição do paraíso! "Seria o mundo perfeito!". Eu jamais imaginava o quanto eu estava sendo enganada! Como tenho descoberto todo o ideal de controle em massa que existe por trás do sistema de educação brasileiro - obrigatoriamente OFICIAL. Como é fácil fazer as pessoas acreditarem naquilo que você quer que elas acreditem - especialmente se você é um Professor, diante de um monte de jovens e adolescentes sem conhecimento nenhum (ou quase nenhum) de algum mundo que vá além de sua rodinha de amigos! Hoje sei como o Socialismo é uma MENTIRA. Um sistema de CONTROLE e escravidão. O pior é que esta escravidão não diz respeito apenas ao físico, mas objetiva prender sua MENTE, seu RACIOCÍNIO, sua capacidade de PENSAR e ter uma OPINIÃO. Você é PROIBIDO DE DISCORDAR! Acredito mesmo que a escravidão que foi tão condenada durante as histórias de colonização sequer chega perto da escravidão imposta por este "lindo ideal socialista".

Este é apenas um texto que fala sobre isso.

........................................................................

Socialismo gera decadência em Dubai

Ahmed al-Atar, 23 anos:

"Esse é o melhor lugar do mundo par ser jovem! O governo paga por sua educação até o nível de PhD. Você ganha uma casa de graça quando se casa! Você ganha tratamento de saúde grátis, e se o daqui não for bom o bastante, eles te dão dinheiro para se tratar no exterior. Você não tem que pagar nem mesmo pelo serviço telefônico. Quase todo mundo tem uma empregada, uma babá, e um chofer. E nós nunca pagamos impostos. Você não queria ter nascido Emirati?"


Segundo ele, a crise de crédito não afeta a maioria dos emiratis pois eles trabalham para o governo e há estabilidade no emprego - só é demitido quem faz algo incrivelmente ruim.


Ahmed não se importa com a falta de liberdade política sob o estado socialista dos Emirados Árabes Unidos:

"Vai ser muito difícil você encontrar um Emirati que não apóie o sheikh Mohammed... não porque tenhamos medo, mas porque realmente o apoiamos. Ele é um grande líder. Basta olhar!" se referindo ao conforto e às facilidades de consumo no país.

 
Nem todos Emiratis concordam. Sultan al-Qassemi, 31 anos, colunista da imprensa de Dubai e colecionador de arte:

"As pessoas aqui estão se tornando bebês gordos e preguiçosos! O estado-babá está indo longe demais. Nós não fazemos nada sozinhos! Porque nenhum de nós trabalha no setor privado? Porque uma mãe e um pai não tomam conta de seu próprio filho?"

 
Mas a realidade dos estrangeiros em Dubai é bem pior do que os Emiratis alegam. Muitos imigrantes oriundos de países como Filipinas e Bangladesh vão à Dubai sob patrocínio de agências de emprego que cobram uma taxa do candidato (geralmente uma quantia de seis vezes o valor do salário prometido).


Quando chegam, já endividados, o salário é de menos de 1/4 do que lhes foram prometido e o passaporte é confiscado já no aeroporto pela empresa. Há milhares de imigrantes vivendo em péssimas condições de saneamento e moradia, trabalhando 14 horas diárias sob o sol do deserto. Eles não podem retornar ao seu país de origem porque essas empresas - que em sua maioria, de um jeito ou de outro, são do governo - detêm os passaportes e os forçam a trabalhar. Greves são proibidas e reprimidas pela polícia.

 
Até mesmo os Emiratis mais liberais como al-Qassemi reagem com irritação diante dessas denúncias:

"As pessoas no Ocidente estão sempre reclamando de nós. (debochando) 'Porque vocês não tratam os animais melhor? Porque vocês não têm melhores anúncios de xampú? Porque vocês não tratam os empregados melhor?'...
Quando eu vejo jornalistas Ocidentais nos criticando - vocês não percebem que estão atirando no próprio pé? O Oriente Médio será bem mais perigoso se Dubai acabar. Nossa exportação não é petróleo, é esperança. Os egípcios ou libanêses ou iraquianos pobres crescem dizendo - eu quero ir pra Dubai. Nós somos muito importantes na região. Nós estamos mostrando como ser um país muçulmano moderno. Nós não temos fundamentalistas aqui. Os europeus não deveriam se vangloriar com a nossa derrocada. Vocês deveriam se preocupar... Vocês sabem o que vai acontecer se esse modelo falhar? Dubai vai cair pro mesmo caminho do Irã, o caminho islamista. ...
Ouça. Minha mãe costumava ir ao poço para pegar um balde de água todas as manhãs. No dia de seu casamento, ela ganhou uma laranja de presente porque nunca tinha comido uma. Dois de meus irmãos morreram quando eram bebês porque o sistema de saúde não existia ainda. Não nos julgue."


Quase todos os Emiratis se justificam usando a ameaça de islamismo como chantagem. Todo iman é indicado pelo governo e todo sermão é controlado para mantê-lo "moderado".


Existe uma minúscula minoria de Emiratis dissidentes. Segundo Mohammed al-Mansoori:

"Os ocidentais vêm aqui e vêem os shopping centers e os arranha-céus e pensam que somos livres. Mas essas empresas e esses prédios altos - são para quem? Isso é uma ditadura. A família real pensa que é dona do país, e o povo são seus servos. Não há liberdade aqui."

 
Al-Mansoori fez denúncias sobre violações dos direitos humanos em Dubai para a Human Rights Watch e a BBC:

"Eu fui levado pela polícia secreta e me disseram: cale a boca, ou você vai perder seu emprego e seus filhos ficarão desempregados para sempre. Me confiscaram minha licensa de advogado e meu passaporte. Eu fui para a lista negra e meus filhos também. Os jornais estão proibidos de escrever sobre mim. ...

A maioria das companhias são do governo, então elas se opõem às leis de direitos humanos porque vai reduzir suas margens de lucro. É do interesse delas manter os trabalhadores como escravos."


Há apenas um grupo em Dubai que realmente tem maior "liberdade": os gays, que se encontram em clubes para dançar, usar ecstasy e se encontrarem, mesmo que oficialmente, a homossexualidade seja oficialmente proibida e punível com 10 anos de prisão. Segundo um árabe gay:

"Dubai é o melhor lugar do mundo para os gays! Nós estamos vivos. Nós podemos nos encontrar. Isso é mais do que a maioria dos gays na Arábia podem fazer. A polícia pode invadir o clube mas eles só nos dispersam porque têm mais o que fazer."

 
Saleh, um soldado do exército saudita:

"Na Arábia Saudita, é difícil ser hetero quando se é jovem. As mulheres são mantidas à distância então todo mundo só faz sexo gay. Mas eles só querem fazer sexo com meninos - 15 a 21 anos. Eu tenho 27 então sou muito velho agora. Eu preciso encontrar gays de verdade, então aqui é o melhor lugar. Todos os gays árabes querem viver em Dubai."

 
Segundo alguns, esse sistema socialista atrai incompetentes:

"Todas as pessoas que não conseguiram ser bem sucedidas em seus países acabam aqui, e de repente ficam ricas e são promovidas para muito acima das suas habilidades e se gama de quão boas elas são. Eu jamais encontrei tanta gente incompetente em cargos de direção como aqui. É absolutamente racista. Eu já tive moças filipinas trabalhando pra mim e fazendo o mesmo trabalho de uma moça européia, mas ela é paga 1/4 do salário. As pessoas que realmente fazem o trabalho são pagas uma ninharia enquanto esses gerentes incompetentes recebem 40 mil libras esterlinas por mês."


E como em todo regime socialista, Dubai é uma catástrofe ecológica e de desperdício. A cidade, em pleno deserto, mantém gramados irrigados, piscinas e até uma montanha artificial congelada para a prática de esqui com neve de verdade.


Numa cidade cuja principal indústria é o turismo, a água das praias é imunda, segundo conta uma funcionária de um hotel, em sigilo:

"A qualidade da água ficava cada vez pior. Os hóspedes começaram a observar esgoto não tratado, preservativos usados, toalhas sanitárias usadas flutuando. Os exames encomendados pelo hotel revelaram que a água estava 'cheia de matéria fecal e bactérias numerosas demais para contar'. Em teoria, o esgoto era levado em caminhões para fora da cidade, mas na realidade os caminhões estavam em filas de 3 a 4 dias nas estações de tratamento e o esgoto acabava sendo despejado sem tratamento pelas tubulações fluviais em direção ao mar."

 
Essa funcionária desistiu de reclamar diante das ameaças anônimas: "Pare de falar mal de Dubai, ou seu visto será cancelado e você será deportada."

"O que eu aprendi de Dubai é que as autoridades não dão a mínima para o ambiente. Eles estão bombeando toxinas para o mar, sua principal atração turística. Se houver problemas ambientais no futuro, eu já digo agora como eles vão lidar com isso - negar que está acontecendo, encobrir e continuar do jeito que está até um desastre total."

---

Condensado do artigo de Johann Hari, "The Dark Side of Dubai"
 
Postagem de Pensadores Brasileiros - Socialismo gera Decadência em Dubai (quem quiser saber mais sobre as mentiras do Socialismo, visite o Pensadores Brasileiros! Muito bom!)


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O genuíno Novo Nascimento

"Não quero reformar nada! Não quero reformar ninguém! Apenas quero desconstruir minha religião e dar-me a oportunidade de começar novamente. Do zero! Quero aprender a orar porque suspeito que nunca aprendi em todos esses anos de eloquentes orações entonadas no conjunto de súplicas adornadas de lindos verbos. Tenho a ligeira impressão de que todas as vezes em que falei em línguas na roda de oração para fazer notório o meu nível espiritual, não me valeram de edificação alguma. E que minhas devocionais carregadas de desânimo e obrigação para com a minha “consagração” no ministério de louvor não resultaram em nenhuma intimidade com Deus !

 
Quero desfazer de tudo que sei, ou que penso saber, e de tudo que não sei, e penso não saber, para aprender paulatinamente através de uma busca sincera, paciente, desobrigada, verdadeiramente motivada e autêntica, tudo quanto preciso, quanto quero e quanto me é essencial na jornada da fé.


Quero despojar-me dos manuais religiosos, das doutrinas inquestionáveis, das tradições incoerentes e da estupidez e falácia da religião.

 
Quero duvidar de tudo e de todos, porque minha alma contorce pela verdade e tem sede de justiça. Quero abrir os meus olhos e enfrentar o ardor da luz cortante da revelação. Quero ficar cego por um tempo em virtude do impacto que a luz da verdade traz. Ficar cego para o enlatado evangélico, cego para o cauterizado cristianismo institucional. Quero ficar cego para as fórmulas instantâneas da fé, da sua comercialização e do abuso espiritual. Quero recobrar a visão aos poucos. Enxergar com sanidade a vida, as pessoas, a família, os amigos, o futuro, o presente e o passado. Quero aprender a enxergar tudo que enxergava errado. Usar minha visão pela primeira vez!


Quero me desviar dos caminhos da “i”greja que não segue o Caminho de Cristo. E andar na contra-mão desse sistema religioso elaborado sobre outro fundamento que não Jesus, a Rocha Viva. Quero tirar a capa que me identifica como “cristão” com o emblema da cruz para vestir-me de amor pelo próximo e por esse amor ser conhecido como discípulo de Cristo. E carregar não o emblema da cruz, antes, tomá-la dia após dia em meus ombros e renunciar à volúpia e morrer para o pecado.


Quero fugir dos grandes eventos de milagres e shows da fé, patrocinados por sórdida ganância e puro estrelismo. E me juntar aos homens de Deus presenteados com o dom da cura que trocam o palco pelo corredor dos hospitais. Que ao invés de pedirem que vão a eles, se disponhem a IR aos que necessitam.


Cansei de viver sob maldição financeira! E, agora, não gasto meu dinheiro patrocinando esse sistema putréfulo de escravizar a fé dos pequeninos. Não quero participar de tal infâmia! Que o pouco que tenho sirva não ao luxo dos templos e de seus donos, mas, aos que realmente necessitam da minha fidelidade financeira resultante da confiança no Jeová Jiré. E não da ameaça pastoral de maldição da pobreza versus prosperidade.


Quero ser livre para pecar! E da mesma maneira não pecar por entender que não me convém. Mas, se o desejo do pecado ronda a minha mente e não peco por causa da pressão de ter que me consagrar no ministério da “i”greja, que pobre que sou. Porque ainda não seria livre do pecado, mesmo não o praticando… Quero aprender a conduzir meu estilo de vida como resposta de gratidão à aceitação e perdão de Cristo, não como regras e proibições eclesiásticas que não tem efeito nenhum contra o pecado.


Estou desconstruindo a minha fé míope e doente para cultivá-la de forma autêntica, sincera, humana e verdadeira. Estou disposto a arriscar minhas crenças pelo conhecimento da verdade eterna, de modo, que mesmo vendo-a como em espelho, possa um dia conhecê-la completa assim como sou conhecido. Se para encontrar o Deus que está estampado no caráter de Cristo, me tornar necessário descrer do Deus pregado, e tornar-me ateu, que assim seja. E que possa, conhecê-Lo de forma pura, única, pessoal e intransferível.


Quero derrubar meus pilares espirituais porque não sei de onde vieram. Estavam lá no discurso e na retórica que pseudonimamente aceitei como sendo Jesus Cristo. Agora, nego a cartilha que reza, nego a teologia pronta que engoli e dou-me a oportunidade de aceitar, de fato, Cristo meu Senhor e Salvador, pura e simplesmente.


Se fosse possível voltar ao ventre de minha mãe e carregar em meus genes a luz que agora vejo, para que ao nascer, soubesse desviar dos caminhos que para o homem parecem bons, poderia começar de novo sem incongruências e inverdades ludibriosas.


Talvez, só agora tenha entendido o que significa “nascer de novo”…



segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O evangelho do ENTRETENIMENTO...

Gente, só Deus sabe como eu fico ao ver todo esse falso "evangelho" que tem tomado conta das igrejas cristãs aqui no nosso Brasil. É um misto de tristeza, revolta, raiva e sei lá mais o que, por ver quanto engano o inimigo tem conseguido plantar dentro das igrejas que se chamam pelo nome de JESUS - o Filho de Deus! É realmente muito duro ver o quanto as igrejas têm se tornado "clubes sociais" e o quanto os cristãos tem sido ensinados a buscar entretenimento ao invés de buscar a Deus.

Eu já manifestei isso aqui no blog várias vezes, mas não acho muito provável que eu deixe de fazê-lo, porque simplesmente não posso, não consigo, está fora da minha capacidade (pelo menos no momento) me conformar ou me "adaptar" ou fingir que não estou vendo isso acontecer!

Eras, ontem eu fui a um culto, depois de alguns meses desde que deixei de congregar. E já fazia algum tempo que eu não ia a um culto (pelo menos aqui em Macapá, porque durante minha viagem pra Belém foi ao culto quase todos os dias!! - tem uma igreja muito boa lá!. Mas aqui em Macapá eu estava há bastante tempo sem ir a uma igreja evangélica). [Só uma observação: pessoal, não estou, de nenhuma forma, dizendo ou sugerindo que qualquer pessoa deve deixar de congregar em função de discordar de uma ou outra posição de seu líder. Isso foi algo que Deus colocou no MEU coração, um tempo diferente em minha vida com Ele, no entanto, sei que a comunhão com a igreja é importante e espero mesmo, em Deus, voltar a congregar em breve, no lugar onde o Senhor me quiser!]

Mas, continuando. Ontem fui a um culto. E, como estava costumando acontecer nos últimos tempos, houve AQUELE momento no qual meu coração, espírito, mente fica em pedaços! Eu peço mesmo sabedoria a Deus pra não escandalizar pessoas que possam estar visitando o local pela primeira vez e talvez não entendam meu posicionamento. Mas eu não consigo simplesmente "fingir".

Será que alguém imagina qual é AQUELE momento?

Imagino que alguém tenha suposto: exatamente o momento do "louvor". Gente! Meu objetivo ao falar sobre isso não é julgar ou simplesmente criticar, mas fazer qualquer coisa que seja contra as mentiras e os enganos que Satanás tem plantado dentro do Corpo de Cristo!!! Só a Misericórdia de Deus mesmo em certos momentos! Eu fiquei tão arrasada com o momento do "louvor" ontem durante o culto! Que Deus me perdoe se eu estou julgando quem quer que seja, mas eu preciso falar! Eu nem sei bem como falar sobre o que penso ou sinto a esse respeito, porque são tantas coisas!!!

É a quase total falta de reverência quanto à DEUS, o TODO PODEROSO, o SENHOR DOS EXÉRCITOS!!! São as palavras e atos provindos da carne, ao invés de serem manifestações do Espírito Santo de Deus!!! É o emocionalismo e o apelo emocional usado para (tentar) dar um "ar mais espiritual" à "adoração"!!!

Eras!! Eu não aguento mais ouvir aquelas frases prontas com cara de "super espirituais" que os ministros de louvor tem que usar em TODOS  os cultos:

" - O Senhor está neste lugar! Sinta a Presença de Deus!"
" - Deixe o Senhor te tocar!"
" - Você pode sentir o toque de Deus?"
" - Abra o seu coração e deixe a Presença de Deus te tocar!"
" - Seja livre pra celebrar na presença do Senhor!" (quando ele quer dizer: pule, grite e faça bagunça aqui!!! Uhuuuu!!! - desde quando isso é sinônimo de liberdade mesmo?)

Ah não, gente!!! E isso ainda com aquela voz de choro forçado, tentando forçar todo mundo a chorar também!!! Me perdoem mesmo, mas eu não aguento isso! Eu não estou falando que todas as vezes que alguém fala algo assim, ou que alguém chora durante o louvor seja mentira ou fingimento. Mas, infelizmente, em 95% (para ser generosa) dos casos, tudo isso é manifestação da CARNE e não do Espírito! É apelo EMOCIONAL e não ESPIRITUAL! Sem falar nas pessoas cantando músicas sem nem pensar nas letras, no que elas estão falando, na importância e seriedade do que está sendo falado, simplesmente preocupadas em levantar as mãos e dizem "Amém" ou "Aleluia" quando o cara que tá lá na frente diz que tem que fazê-lo! E elas ainda te olham desconfiadas quando você não repete a "coreografia" (quase ensaiada!)!

Eu confesso a vocês que o momento MUSICAL do culto tem se tornado um grande peso pra mim! (e isso já há algum tempo). Geralmente, eu somente sento na minha cadeira e fico pedindo a Deus pra guardar o meu coração de qualquer conclusão ou sentimento que não venha dEle - porque é bem difícil. Ou então pego minha Bíblia e vou ler. Eu não queria que fosse assim! Não me sinto bem por causa disso! Sei que isso pode escandalizar as pessoas! Mas também não posso fingir que não estou vendo que o Louvor a Deus acabou virando um Show Musical, mais uma estratégia de ENTRETENIMENTO para pessoas que precisam de DEUS, mas se conformam em ter ENTRETENIMENTO! Sabe, nem eu nem ninguém vai à igreja pra participar de um SHOW - nós vamos (ou deveríamos) ir lá para render todo o Louvor, a Honra, a Glória Àquele que é o Único Digno, o Grande EU SOU, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o ETERNO Deus! Mas não é isso que tem acontecido! Os líderes de louvor falam o que querem, geralmente palavras voltadas aos HOMENS e não a DEUS, a SATISFAZER as necessidades dos Homens e não para ADORAR e LOUVAR Àquele que é Digno que receber TUDO! Ninguém se importa se o que está sendo falado são coisas que contrariam a Palavra de Deus, a Sua Verdade, ou não... se são pensamentos e palavras de homens ou do Espírito Santo!

O QUE ACONTECEU COM O EVANGELHO DE CRISTO? O que aconteceu com o Evangelho do REINO pra que ele tenha sido transformado no "evangelho" do ENTRETENIMENTO, da SATISFAÇÃO PESSOAL, do BEM-ESTAR, do que eu ou você SENTIMOS? Sabe, que importância tem o que eu ou você estamos SENTINDO ("Você pode SENTIR a 'Presença de Deus' neste lugar?", "Você sente o TOQUE do Senhor?", "Deixe-se TOCAR por Ele!") ??? Aquele momento, o Culto, o Louvor, a Adoração NÃO SÃO PARA NÓS! Eles são para DEUS!!! Se você está indo ao culto com o objetivo de RECEBER, então repense suas motivações, porque ir ao Templo do Senhor é para DAR a Ele o que é Digno dEle!! Não é PARA VOCÊ!!! É claro que, ao entregar a Jesus nossas vidas, tudo o que somos, nosso louvor e adoração, nós também receberemos dEle tudo aquilo de que precisamos - mas isso deve ser a CONSEQUÊNCIA e não a CAUSA de irmos à igreja!!! Se vamos à igreja em busca da SOLUÇÃO DOS NOSSOS PROBLEMAS, e não em busca de nos RENDERMOS ÀQUELE QUE TEM AS SOLUÇÕES, tá tudo errado!!! Isso é EGOÍSMO, é INDIVIDUALISMO, é USAR DEUS PARA SEUS PROPRIOS INTERESSES!!! Cara, quando foi que deixamos de entender que não é DEUS QUEM ESTÁ A NOSSO SERVIÇO, mas NÓS ESTAMOS A SERVIÇO DELE???

Tudo isso são mentiras, enganos que o diabo tem plantado em nossas mentes e almas, através de pessoas que geralmente também estão sendo enganadas e estão semeando uma semente que não vem de DEUS! Precisamos parar de acreditar que o foco de nossas vidas cristãs são nossas EMOÇÕES - não é!!! O foco é e sempre deve ser DEUS! Não somos nós!!! As músicas NÃO SÃO PARA NÓS, as orações não são PARA NÓS, o louvor não é PARA NÓS - É PARA DEUS!!! Oferecer a outra pessoa, ou coisa qualquer, algo que deve ser oferecido somente a DEUS é IDOLATRIA!!! Que Deus tenha misericórdia de nós porque temos feito de NÓS MESMOS o Centro, o Foco, OS ÍDOLOS! Porque as Músicas, as Orações, o que se fala ou não, praticamente TUDO tem sido para AS PESSOAS - o que elas querem/precisam ouvir, o que vai "tocar seus corações", quais são as SUAS necessidades... quase nunca tem a ver com o que deve ser oferecido A DEUS, o que DEUS QUER FALAR, o que a Sua Verdade quer dizer!!!

IGREJA NÃO É LUGAR PARA ENTRETENIMENTO! IGREJA É LUGAR PARA COMPROMISSO! PARA REVERÊNCIA A DEUS E COMUNHÃO COM ELE E COM OS IRMÃOS!

Sabe, é por isso que eu não curto esse negócio de fazer "Festas" na Igreja!!! Meu amigo, não dá pra aceitar qualquer coisa calado, sem questionar!! Se alguém me diz que vai ter uma "Festa para os Jovens" na igreja, essa pessoa vai ter que me dizer também qual o PROPÓSITO disso, perante DEUS! Porque vir com a justificativa de que é para "integrar os irmãos" ou para "desenvolver a comunhão entre os irmãos" pra mim são só desculpas para ter ENTRETENIMENTO dentro de um lugar "mais santo"! De verdade, o melhor meio de desenvolver a COMUNHÃO entre os irmãos, não é através de Festas e Eventos, é através da ORAÇÃO, do compartilhar de vidas, do ENSINAR DA PALAVRA, do viver a Verdade juntos!!! Isso cria comunhão!! É como pensar que porque marido e mulher dormem um ao lado do outro todos os dias, porque eles saem juntos para dançar e se divertir, porque assistem TV juntos todos os dias, eles se tornarão intimos e desenvolverão comunhão! Isso não é verdade! Para se ter comunhão, é preciso muito mais do que isso! É preciso que DEUS esteja presente!

Entretenimento não é errado!! Não é errado que amigos se reúnam para se divertir juntos, bater um papo, rir, falar bobagens, enfim, investir tempo em amizade e relaxamento, em si mesmos... isso é bom!! todo mundo precisa disso! Mas o lugar de fazer isso não é DENTRO DA IGREJA! Ou pelo menos não na hora do culto e não com a desculpa de estar indo fazer um "culto"! Só se for um culto a si mesmos!!! Eu acho legal e tudo que você não se preocupe com regras em seu louvor e adoração a Deus, pessoalmente eu gosto de dançar e celebrar (mais quando estou sozinha), no entanto, não se poder perder a REVERÊNCIA a Deus!!! E isso tem sido perdido na maioria dos casos, infelizmente!!! Não acho errado que se faça uma reunião social para os jovens da igreja de vez em quando, mas não se pode esquecer ou deixá-los esquecer que eles não são o foco, que eles não são o centro, DEUS É! E também é preciso avaliar bem se essas "reuniões sociais" não tem se tornado o foco e o centro das atividades com jovens na igreja!

Eu acho um absurdo a idéia ou proposta de que, para lidar com jovens ou adolescentes, você PRECISA de "meios diferentes", porque, caso contrário, eles vão se "desmotivar" e acabar se "afastando"! Ah não!!! Não me diga uma coisa dessas!!! Meu, isso é menosprezar a capacidade de crescimento e maturidade espiritual dos jovens ou adolescentes!!! Enquanto Deus diz: "Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e A PALAVRA DE DEUS PERMANECE EM VÓS, e TENDES VENCIDO O MALIGNO" (I João 2:14b) ou "NINGUÉM DESPREZE A TUA MOCIDADE; pelo contrário, torna-te PADRÃO DOS FIÉIS..." (I Timóteo 4:12), a igreja diz: "Não, queridinhos, vocês ainda não estão preparados para receber a comida sólida, então vamos permanecer no leitinho, vamos brincar e nos divertir juntos e, quando vocês crescerem mais um pouquinho, nós falaremos sério com vocês!". POR FAVOR!!! O que é isso senão justamente o contrário do que Deus mandou dizer aos jovens e adolescentes??? O que é isso senão menosprezar a mocidade e dizer-lhes que eles são fracos ao invés de fortes e que eles não tem nenhuma capacidade de, sequer, lutar contra o inimigo, quanto mais vencê-lo, de, sequer, receber a Palavra de Deus, quanto mais vê-la permanecendo neles???? ISSO É UM ABSURDO!!! Foram jovens, possivelmente adolescentes, como Davi, Gideão, Jeremias, Maria (mãe de Jesus), Apóstolos e Discípulos de Jesus que foram usados por Deus para fazer Sua Vontade nesse mundo!!! Por que não seria mais assim hoje?? Portanto, não me diga que jovens e adolescentes precisam de BRINCADEIRAS para permanecer na igreja, isso é MENTIRA!!! O que eles precisam é CONHECER A DEUS, descobrir quem eles foram criados para ser EM DEUS, que suas vidas têm grandes propósitos e que Deus quer usá-los para grandes coisas!!! O que eles precisam é saber que podem ser usados por Deus, independente de suas idades, e que isso tem a ver com RESPONSABILIDADE, COMPROMISSO, CONHECIMENTO E VIVÊNCIA DA VERDADE... mas que eles PODEM ser tudo isso!! Na verdade, Deus mesmo já declarou que eles SÃO tudo isso - NELE!!!

Então chega de continuarmos nos conformando com essa mentira de que o Corpo de Cristo precisa de "Pão e Circo" para continuar "dentro da igreja"! Em primeiro lugar, não é DENTRO DA IGREJA que as pessoas devem estar, é SEGUINDO A CRISTO! Em segundo lugar, o Evangelho que Jesus veio pregar, e nos mandou pregar, não foi um Evangelho de "Passatempos" - mas O Evangelho DO REINO DE DEUS - o que é MUITO sério e cheio de responsabilidades!!! Que tal, ao invés de passar tanto tempo fazendo "festinhas" na igreja, tirar tempo para estudar a Bíblia, conhecer a Palavra, ler bons livros que verdadeiros homens de Deus, aprender a pensar e a questionar e a criticar o que é mentira, aprender a ouvir a Voz de Deus, através do Conhecimento Real de Deus??? Eu tenho certeza que tudo isso gerará muito mais frutos do que uma noite inteira ouvindo músicas, pulando e dançando!!!

"Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto" (Lucas 6:44a)

"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2)


Que Adonai não nos deixe conformar com este mundo!

Shalom!