segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O evangelho do ENTRETENIMENTO...

Gente, só Deus sabe como eu fico ao ver todo esse falso "evangelho" que tem tomado conta das igrejas cristãs aqui no nosso Brasil. É um misto de tristeza, revolta, raiva e sei lá mais o que, por ver quanto engano o inimigo tem conseguido plantar dentro das igrejas que se chamam pelo nome de JESUS - o Filho de Deus! É realmente muito duro ver o quanto as igrejas têm se tornado "clubes sociais" e o quanto os cristãos tem sido ensinados a buscar entretenimento ao invés de buscar a Deus.

Eu já manifestei isso aqui no blog várias vezes, mas não acho muito provável que eu deixe de fazê-lo, porque simplesmente não posso, não consigo, está fora da minha capacidade (pelo menos no momento) me conformar ou me "adaptar" ou fingir que não estou vendo isso acontecer!

Eras, ontem eu fui a um culto, depois de alguns meses desde que deixei de congregar. E já fazia algum tempo que eu não ia a um culto (pelo menos aqui em Macapá, porque durante minha viagem pra Belém foi ao culto quase todos os dias!! - tem uma igreja muito boa lá!. Mas aqui em Macapá eu estava há bastante tempo sem ir a uma igreja evangélica). [Só uma observação: pessoal, não estou, de nenhuma forma, dizendo ou sugerindo que qualquer pessoa deve deixar de congregar em função de discordar de uma ou outra posição de seu líder. Isso foi algo que Deus colocou no MEU coração, um tempo diferente em minha vida com Ele, no entanto, sei que a comunhão com a igreja é importante e espero mesmo, em Deus, voltar a congregar em breve, no lugar onde o Senhor me quiser!]

Mas, continuando. Ontem fui a um culto. E, como estava costumando acontecer nos últimos tempos, houve AQUELE momento no qual meu coração, espírito, mente fica em pedaços! Eu peço mesmo sabedoria a Deus pra não escandalizar pessoas que possam estar visitando o local pela primeira vez e talvez não entendam meu posicionamento. Mas eu não consigo simplesmente "fingir".

Será que alguém imagina qual é AQUELE momento?

Imagino que alguém tenha suposto: exatamente o momento do "louvor". Gente! Meu objetivo ao falar sobre isso não é julgar ou simplesmente criticar, mas fazer qualquer coisa que seja contra as mentiras e os enganos que Satanás tem plantado dentro do Corpo de Cristo!!! Só a Misericórdia de Deus mesmo em certos momentos! Eu fiquei tão arrasada com o momento do "louvor" ontem durante o culto! Que Deus me perdoe se eu estou julgando quem quer que seja, mas eu preciso falar! Eu nem sei bem como falar sobre o que penso ou sinto a esse respeito, porque são tantas coisas!!!

É a quase total falta de reverência quanto à DEUS, o TODO PODEROSO, o SENHOR DOS EXÉRCITOS!!! São as palavras e atos provindos da carne, ao invés de serem manifestações do Espírito Santo de Deus!!! É o emocionalismo e o apelo emocional usado para (tentar) dar um "ar mais espiritual" à "adoração"!!!

Eras!! Eu não aguento mais ouvir aquelas frases prontas com cara de "super espirituais" que os ministros de louvor tem que usar em TODOS  os cultos:

" - O Senhor está neste lugar! Sinta a Presença de Deus!"
" - Deixe o Senhor te tocar!"
" - Você pode sentir o toque de Deus?"
" - Abra o seu coração e deixe a Presença de Deus te tocar!"
" - Seja livre pra celebrar na presença do Senhor!" (quando ele quer dizer: pule, grite e faça bagunça aqui!!! Uhuuuu!!! - desde quando isso é sinônimo de liberdade mesmo?)

Ah não, gente!!! E isso ainda com aquela voz de choro forçado, tentando forçar todo mundo a chorar também!!! Me perdoem mesmo, mas eu não aguento isso! Eu não estou falando que todas as vezes que alguém fala algo assim, ou que alguém chora durante o louvor seja mentira ou fingimento. Mas, infelizmente, em 95% (para ser generosa) dos casos, tudo isso é manifestação da CARNE e não do Espírito! É apelo EMOCIONAL e não ESPIRITUAL! Sem falar nas pessoas cantando músicas sem nem pensar nas letras, no que elas estão falando, na importância e seriedade do que está sendo falado, simplesmente preocupadas em levantar as mãos e dizem "Amém" ou "Aleluia" quando o cara que tá lá na frente diz que tem que fazê-lo! E elas ainda te olham desconfiadas quando você não repete a "coreografia" (quase ensaiada!)!

Eu confesso a vocês que o momento MUSICAL do culto tem se tornado um grande peso pra mim! (e isso já há algum tempo). Geralmente, eu somente sento na minha cadeira e fico pedindo a Deus pra guardar o meu coração de qualquer conclusão ou sentimento que não venha dEle - porque é bem difícil. Ou então pego minha Bíblia e vou ler. Eu não queria que fosse assim! Não me sinto bem por causa disso! Sei que isso pode escandalizar as pessoas! Mas também não posso fingir que não estou vendo que o Louvor a Deus acabou virando um Show Musical, mais uma estratégia de ENTRETENIMENTO para pessoas que precisam de DEUS, mas se conformam em ter ENTRETENIMENTO! Sabe, nem eu nem ninguém vai à igreja pra participar de um SHOW - nós vamos (ou deveríamos) ir lá para render todo o Louvor, a Honra, a Glória Àquele que é o Único Digno, o Grande EU SOU, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o ETERNO Deus! Mas não é isso que tem acontecido! Os líderes de louvor falam o que querem, geralmente palavras voltadas aos HOMENS e não a DEUS, a SATISFAZER as necessidades dos Homens e não para ADORAR e LOUVAR Àquele que é Digno que receber TUDO! Ninguém se importa se o que está sendo falado são coisas que contrariam a Palavra de Deus, a Sua Verdade, ou não... se são pensamentos e palavras de homens ou do Espírito Santo!

O QUE ACONTECEU COM O EVANGELHO DE CRISTO? O que aconteceu com o Evangelho do REINO pra que ele tenha sido transformado no "evangelho" do ENTRETENIMENTO, da SATISFAÇÃO PESSOAL, do BEM-ESTAR, do que eu ou você SENTIMOS? Sabe, que importância tem o que eu ou você estamos SENTINDO ("Você pode SENTIR a 'Presença de Deus' neste lugar?", "Você sente o TOQUE do Senhor?", "Deixe-se TOCAR por Ele!") ??? Aquele momento, o Culto, o Louvor, a Adoração NÃO SÃO PARA NÓS! Eles são para DEUS!!! Se você está indo ao culto com o objetivo de RECEBER, então repense suas motivações, porque ir ao Templo do Senhor é para DAR a Ele o que é Digno dEle!! Não é PARA VOCÊ!!! É claro que, ao entregar a Jesus nossas vidas, tudo o que somos, nosso louvor e adoração, nós também receberemos dEle tudo aquilo de que precisamos - mas isso deve ser a CONSEQUÊNCIA e não a CAUSA de irmos à igreja!!! Se vamos à igreja em busca da SOLUÇÃO DOS NOSSOS PROBLEMAS, e não em busca de nos RENDERMOS ÀQUELE QUE TEM AS SOLUÇÕES, tá tudo errado!!! Isso é EGOÍSMO, é INDIVIDUALISMO, é USAR DEUS PARA SEUS PROPRIOS INTERESSES!!! Cara, quando foi que deixamos de entender que não é DEUS QUEM ESTÁ A NOSSO SERVIÇO, mas NÓS ESTAMOS A SERVIÇO DELE???

Tudo isso são mentiras, enganos que o diabo tem plantado em nossas mentes e almas, através de pessoas que geralmente também estão sendo enganadas e estão semeando uma semente que não vem de DEUS! Precisamos parar de acreditar que o foco de nossas vidas cristãs são nossas EMOÇÕES - não é!!! O foco é e sempre deve ser DEUS! Não somos nós!!! As músicas NÃO SÃO PARA NÓS, as orações não são PARA NÓS, o louvor não é PARA NÓS - É PARA DEUS!!! Oferecer a outra pessoa, ou coisa qualquer, algo que deve ser oferecido somente a DEUS é IDOLATRIA!!! Que Deus tenha misericórdia de nós porque temos feito de NÓS MESMOS o Centro, o Foco, OS ÍDOLOS! Porque as Músicas, as Orações, o que se fala ou não, praticamente TUDO tem sido para AS PESSOAS - o que elas querem/precisam ouvir, o que vai "tocar seus corações", quais são as SUAS necessidades... quase nunca tem a ver com o que deve ser oferecido A DEUS, o que DEUS QUER FALAR, o que a Sua Verdade quer dizer!!!

IGREJA NÃO É LUGAR PARA ENTRETENIMENTO! IGREJA É LUGAR PARA COMPROMISSO! PARA REVERÊNCIA A DEUS E COMUNHÃO COM ELE E COM OS IRMÃOS!

Sabe, é por isso que eu não curto esse negócio de fazer "Festas" na Igreja!!! Meu amigo, não dá pra aceitar qualquer coisa calado, sem questionar!! Se alguém me diz que vai ter uma "Festa para os Jovens" na igreja, essa pessoa vai ter que me dizer também qual o PROPÓSITO disso, perante DEUS! Porque vir com a justificativa de que é para "integrar os irmãos" ou para "desenvolver a comunhão entre os irmãos" pra mim são só desculpas para ter ENTRETENIMENTO dentro de um lugar "mais santo"! De verdade, o melhor meio de desenvolver a COMUNHÃO entre os irmãos, não é através de Festas e Eventos, é através da ORAÇÃO, do compartilhar de vidas, do ENSINAR DA PALAVRA, do viver a Verdade juntos!!! Isso cria comunhão!! É como pensar que porque marido e mulher dormem um ao lado do outro todos os dias, porque eles saem juntos para dançar e se divertir, porque assistem TV juntos todos os dias, eles se tornarão intimos e desenvolverão comunhão! Isso não é verdade! Para se ter comunhão, é preciso muito mais do que isso! É preciso que DEUS esteja presente!

Entretenimento não é errado!! Não é errado que amigos se reúnam para se divertir juntos, bater um papo, rir, falar bobagens, enfim, investir tempo em amizade e relaxamento, em si mesmos... isso é bom!! todo mundo precisa disso! Mas o lugar de fazer isso não é DENTRO DA IGREJA! Ou pelo menos não na hora do culto e não com a desculpa de estar indo fazer um "culto"! Só se for um culto a si mesmos!!! Eu acho legal e tudo que você não se preocupe com regras em seu louvor e adoração a Deus, pessoalmente eu gosto de dançar e celebrar (mais quando estou sozinha), no entanto, não se poder perder a REVERÊNCIA a Deus!!! E isso tem sido perdido na maioria dos casos, infelizmente!!! Não acho errado que se faça uma reunião social para os jovens da igreja de vez em quando, mas não se pode esquecer ou deixá-los esquecer que eles não são o foco, que eles não são o centro, DEUS É! E também é preciso avaliar bem se essas "reuniões sociais" não tem se tornado o foco e o centro das atividades com jovens na igreja!

Eu acho um absurdo a idéia ou proposta de que, para lidar com jovens ou adolescentes, você PRECISA de "meios diferentes", porque, caso contrário, eles vão se "desmotivar" e acabar se "afastando"! Ah não!!! Não me diga uma coisa dessas!!! Meu, isso é menosprezar a capacidade de crescimento e maturidade espiritual dos jovens ou adolescentes!!! Enquanto Deus diz: "Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e A PALAVRA DE DEUS PERMANECE EM VÓS, e TENDES VENCIDO O MALIGNO" (I João 2:14b) ou "NINGUÉM DESPREZE A TUA MOCIDADE; pelo contrário, torna-te PADRÃO DOS FIÉIS..." (I Timóteo 4:12), a igreja diz: "Não, queridinhos, vocês ainda não estão preparados para receber a comida sólida, então vamos permanecer no leitinho, vamos brincar e nos divertir juntos e, quando vocês crescerem mais um pouquinho, nós falaremos sério com vocês!". POR FAVOR!!! O que é isso senão justamente o contrário do que Deus mandou dizer aos jovens e adolescentes??? O que é isso senão menosprezar a mocidade e dizer-lhes que eles são fracos ao invés de fortes e que eles não tem nenhuma capacidade de, sequer, lutar contra o inimigo, quanto mais vencê-lo, de, sequer, receber a Palavra de Deus, quanto mais vê-la permanecendo neles???? ISSO É UM ABSURDO!!! Foram jovens, possivelmente adolescentes, como Davi, Gideão, Jeremias, Maria (mãe de Jesus), Apóstolos e Discípulos de Jesus que foram usados por Deus para fazer Sua Vontade nesse mundo!!! Por que não seria mais assim hoje?? Portanto, não me diga que jovens e adolescentes precisam de BRINCADEIRAS para permanecer na igreja, isso é MENTIRA!!! O que eles precisam é CONHECER A DEUS, descobrir quem eles foram criados para ser EM DEUS, que suas vidas têm grandes propósitos e que Deus quer usá-los para grandes coisas!!! O que eles precisam é saber que podem ser usados por Deus, independente de suas idades, e que isso tem a ver com RESPONSABILIDADE, COMPROMISSO, CONHECIMENTO E VIVÊNCIA DA VERDADE... mas que eles PODEM ser tudo isso!! Na verdade, Deus mesmo já declarou que eles SÃO tudo isso - NELE!!!

Então chega de continuarmos nos conformando com essa mentira de que o Corpo de Cristo precisa de "Pão e Circo" para continuar "dentro da igreja"! Em primeiro lugar, não é DENTRO DA IGREJA que as pessoas devem estar, é SEGUINDO A CRISTO! Em segundo lugar, o Evangelho que Jesus veio pregar, e nos mandou pregar, não foi um Evangelho de "Passatempos" - mas O Evangelho DO REINO DE DEUS - o que é MUITO sério e cheio de responsabilidades!!! Que tal, ao invés de passar tanto tempo fazendo "festinhas" na igreja, tirar tempo para estudar a Bíblia, conhecer a Palavra, ler bons livros que verdadeiros homens de Deus, aprender a pensar e a questionar e a criticar o que é mentira, aprender a ouvir a Voz de Deus, através do Conhecimento Real de Deus??? Eu tenho certeza que tudo isso gerará muito mais frutos do que uma noite inteira ouvindo músicas, pulando e dançando!!!

"Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto" (Lucas 6:44a)

"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2)


Que Adonai não nos deixe conformar com este mundo!

Shalom!

Nenhum comentário: