sábado, 25 de dezembro de 2010

Então, é Natal...


Dia de lembrar o maior acontecimento da história da humanidade: Deus se fez homem, e veio habitar entre nós, trazendo-nos a Salvação em Seu Filho Unigênito, Jesus.

A cidade está enfeitada, e a casa também. Os amigos se reúnem, e há tanto que marca este dia. Mas é preciso ter os olhos bem abertos, e os corações atentos, para encontrar, em cada pequeno detalhe, o real motivo deste dia.

Luzes piscam, e nos remetem àquela noite especial em Belém da Judéia, onde uma estrela brilhava como nunca antes, revelando o nascimento da verdadeira Luz. O Sol da Justiça estava entre os homens – um pequeno bebê, envolto em faixas e deitado em uma manjedoura. Ele é a eterna Luz para todos os povos, que nunca deixa de brilhar.

Quanta movimentação para comprar os presentes. É tempo de presentear quem amamos. Mas, principalmente, é tempo de lembrar Aquele que amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Único Filho para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Deus, sim, amou plenamente, e o presente que Ele nos deu custou o maior preço que poderia ser pago. Ele abriu mão de Seu maior bem, Seu Filho, por amor a nós. Que cada presente compartilhado neste dia, nos lembre do Presente que nos foi dado há mais de dois mil anos atrás.

Uma árvore é montada, e sob ela estão os presentes, e tantos são os seus enfeites. Ela nos faz refletir sobre uma Árvore que iniciou e encerrará a história deste mundo: a Árvore da Vida. Ela estava lá no princípio de todas as coisas, no Gênesis. E ela reaparece no fim, no Apocalipse, na consumação dos séculos. A Árvore da Vida Eterna. Esta vida que Cristo veio nos oferecer, ao fazer-se homem.

O Papai Noel? Ele aparece uma vez no ano, sem que ninguém o veja, distribui alguns presentes e logo volta para sua terra longínqua. No entanto, Jesus, o Verbo que se fez carne, foi o Princípio de todas as coisas, tudo foi feito por Ele e para Ele e, ainda assim, Ele não ficou distante. Mesmo quando o homem o abandonou, Ele decidiu vir ficar ao lado do homem, vivendo com ele e sofrendo as suas dores. Ele abandonou os céus, Seu reino, para nascer em um manjedoura – o Criador do universo. Viveu neste mundo durante 33 anos e, ao partir, disse que estaria conosco todos os dias, até o fim. Não um dia, mas todos os dias.

Que as músicas desta noite nos lembrem deste tão grande milagre, símbolo de tão infinito amor. Que nossos pensamentos estejam no Senhor, e em Sua graça tão grande, que nos deu Jesus e, com Ele, a verdadeira Vida. Que, no meio de toda a alegria da confraternização, haja também tempo para uma reflexão contemplativa do significado deste dia. E que esta mensagem de amor, mostrada naquela noite de Belém, na manjedoura de Cristo, nunca saia de nossos corações. Amém.

Um comentário:

Agata Larsen disse...

Amada boas festas pra ti e que a Presneça de Deus sempre marque a tua vida de um modo significativo, tal como tem feito até aqui =) Exclente final 2010 e uma grande explosão de boas novas na tua vida neste novo ano que inicia!!