terça-feira, 8 de junho de 2010

Tratados SIM, Supercrentes NÃO (Pr. José Rodrigues)

"Existem, pelo menos, 12 princípios que podemos observar pela vida do próprio Senhor Jesus que regem o caráter de uma pessoa tratada pela cruz. A conversão é apenas o primeiro passo da vida cristã que deve seguir diligentemente a transformação do caráter à imagem de Cristo. Muitos pensam que apenas por participar de atividades em suas igrejas estão progredindo na vida com Deus. O maior medidor do quanto realmente levamos o Senhor Jesus à sério é o nosso caráter.

Segundo os conceitos desse mundo, um homem de caráter tem uma perspectiva de uma pessoa boa, que não prejudica ninguém e que anda de acordo com a lei. A visão de Deus, a visão celestial, todavia, é muito mais profunda do que isso. Segundo o pensamento de Deus, um homem de caráter é o reflexo da própria pessoa de Jesus.

Muitas vezes nos avaliamos segundo a ótica secular, segundo aquilo que o mundo pensa e nos consideramos as pessoas de maior caráter que possa existir. Mas nosso padrão deve ser o Senhor e nosso avaliador, o Espírito Santo.

Em nossa caminhada com Jesus devemos avaliar, entre outras, duas características de uma pessoa tratada pela cruz: sua capacidade de andar na luz e de suportar pressões. O abandono da auto-preservação e o exercício da fé em Deus, em detrimento da própria força, são características fundamentais de um verdadeiro seguidor de Cristo. Convido você agora a permitir que o Espírito Santo sonde o seu coração, ao avaliarmos cada uma dessas características:

Quem anda na luz pode andar em comunhão

Quando andamos na luz, temos capacidade de transmitir sentimentos e pensamentos espontaneamente em qualquer circunstância. Não há por que escondê-los, mesmo que sejam relacionados a um momento de erro do irmão. Se observarmos um pecado, ele deve ser tratado olho no olho com o outro, tomando sobre nós mesmos a responsabilidade pelo fato.

Isso é crescer, procurar resolver o problema. Falar na hora. Muitas vezes as pessoas caem em tentação porque não expressam o que se está passando em seu interior. Não conseguem abrir o coração para ninguém. Se você não pedir ajuda, inevitavelmente estará caminhando para as trevas. Em Provérbios 28.13 está escrito "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia". Quem pede ajuda obtém vitória. A nossa tendência é mostrar falsas aparências. Não queremos nos mostrar fracos e falhos, muito menos expor nossos pecados. Queremos mostrar que somos os "Supercrentes"!

Pois o raciocínio de Deus é dizermos dia após dia o quanto somos fracos e dependentes um do outro e Dele mesmo. Quando andamos na luz temos comunhão. E comunhão significa andar sobre o mesmo propósito. Na claridade podemos enxergar uns aos outros verdadeiramente. Então, seremos transformados toda vez que zerarmos o velocímetro de nossas vidas.

Caráter não é ser isento de falhas. Caráter é expor as falhas e tratá-las.

Capacidade de Suportar Pressões

Alta temperatura e alta pressão proporcionam o perfeito ambiente para a quebra a cápsula protetora para se chegar ao interior. As marcas da alma são muito fortes em nossas vidas e nos acompanham desde a infância É necessário que as pressões cresçam continuamente, porque quando a temperatura sobe, a purificação acontece.

Se saímos de situações de pressão ilesos, temos aí algum problema. Devemos sair das pressões mais humildes, mais quebrantados e principalmente, transformados. Quando as pressões vierem, agradeça. Não caminhe orientado por aparências, mas sim em busca da realidade. Quanto mais você suporta a pressão, mais você estará na cruz. Cuidado, pois a principal reação contrária é a murmuração. Se você se entregar a ela estará atrasando todo o processo. Deus não enviará uma pressão que não podemos suportar.

O resultado positivo é o conhecimento mais profundo de Deus. Levando-nos a perder valores que nos são muito importantes, nossos valores mundanos. Porque queremos mudança verdadeira. Nessas situações temos a impressão de que Deus apaga a luz e pára de falar conosco. Não há direção. Pensamos que Ele parou de nos abençoar. Entretanto, esse é o processo necessário para a maturidade.

Num determinado momento o Messias também andou em trevas, estava totalmente abandonado pelo Pai. Sem evidências exteriores, só restou o caminho da fé, da Palavra. A Palavra deve se tornar uma âncora. Não culpe ninguém, não faça nenhum tipo de transferência emocional. Você pode perder a oportunidade da purificação.

Na hora da pressão queremos transferir o peso para outro. Seja nobre e quebrantado, esse é o caminho que nos leva para mais perto de Deus, nos torna mais parecidos com Ele.

Não seja supercrente, deixe-se tratar!"

...........................................................................................

O Pr. José Rodrigues é o líder da MCM - Missão Cristã Mundial, com sede em Trindade/GO. Tenho encontrado nesse homem um verdadeiro líder, de uma forma que tem me surpreendido muito em muitíssimos de seus posicionamentos dentro da realidade da igreja brasileira. Entre outras coisas, Pr. José Rodrigues é um homem de Deus que foca seus ensinamentos em Teologia, Caráter e Missões (tema central do treinamento intensivo oferecido pela MCM), com ensinos sobre questões pouquíssimos debatidas nas igrejas brasileiras, como Modéstia feminina, Pureza, os males da Televisão, Disciplina na vida pessoal prática e cristã, entre outras coisas. Seus ensinamentos têm me edificado muito e indico-os fortemente.

A Paz!

2 comentários:

Anônimo disse...

Aqui é o Fernando dos blogs Estandarte do Senhor e Apologista Cristão.

Estou montando uma lista de contatos que inclui diversos irmãos e irmãs escritores,tendo em vista a criação futura de um site apologético.

Pretendo criar um grupo no YAHOO para aproximar aqueles que irão escrever. Posso contar contigo? Caso queira participar, entre em contato através do seguinte e-mail:

vozqueclamadodeserto@gmail.com

Cordialmente,
Fernando
Apologética Cristã

Aline Ramos disse...

Oi Fernando!!!
Poxa, será uma honra estar junto com vocês nesse propósito!!
Estarei enviando-lhe um e-mail logo logo!
Muito obrigada pelo convite e que possamos fazer a diferença em nossa geração!

A Graça e a Paz estejam contigo!